domingo, 1 de abril de 2012

Ansiedade

"Ansiedade é quando sempre faltam muitos minutos para o que quer que seja" Mário Quintana

Você já se sentiu ansioso? Aposto que sim e muitas vezes. A questão é com que frequência e com que intensidade. Dificilmente encontraremos alguém que não sofra de ansiedade nos dias de hoje. 
A ansiedade está ligada principalmente a três situações: Medo, Expectativa e Estresse.
           A correria do dia-a-dia, as cobranças do mundo e pior a nossa própria cobrança, nos torna cada dia mais ansiosos. A nossa performance tem que ser perfeita e em busca dessa perfeição, adoecemos.Corremos tanto que nos afastamos de nós mesmos, da nossa alma, da nossa essência.
           Constantemente tentamos apressar as coisas, desejando que tudo aconteça no nosso tempo, mas nem sempre é assim, na maioria das vezes não o é.Sendo assim, é preciso confiar na vida, no universo, em algo maior. Deixar fluir! "Não apresse o rio ele corre sozinho", já dizia o provérbio zen.
        Sabe qual é o lugar da ansiedade? É o vácuo. Entre o presente e o futuro.Preste atenção nos momentos em que você se percebeu ansioso e verás que o prazer do momento não foi degustado, diria até que nem foi percebido. 
         A ansiedade tem esse poder, de nos fazer perder o que temos de mais precioso, aliás a única coisa que temos: o momento, o agora, o presente.
         No entanto, a ansiedade nem sempre é negativa, ela é um sentimento de adaptação, pois diante de um perigo, juntamente com o medo, nos avisa que é preciso tomar cuidado. Diante de algo novo, ela pode trazer aquela energia gostosa, aquele frio na barriga e um desejo que aconteça aquilo que queremos, trazendo movimento e energia para nossa vida.
        A questão é a forma e a quantidade, é quando a ansiedade paralisa - levando o indivíduo a uma fobia, ataque de panico ou a depressão.Quando perdemos o sono toda noite ou quando comemos sem parar e sem perceber. Quando temos tanto medo de perder alguém que não damos paz e perdemos a própria paz, essa aliás é chamada "ansiedade da separação" que geralmente começa na infância quando se tem medo que a mãe saia e não volte mais e depois esse sentimento pode ser transferido para todas as relações futuras.
        Tanto a ansiedade quanto o medo, não surgem na vida da pessoa por uma escolha. Acredita-se que vivências interpessoais e problemas na primeira infância possam ser importantes causas desses sintomas.Além disso, existem causas biológicas como anormalidades químicas no cérebro ou distúrbio hormonais. 
         Verifique se você apresenta os sintomas, descritos abaixo, por um tempo prolongado chegando há seis meses e se já teve o seu desempenho pessoal, social e familiar afetados por eles, e então busque ajuda para que possa viver melhor.

Sintomas de ansiedade: fadiga, insônia, falta de ar ou sensação de sufoco, sensação de desmaio, dores no peito e palpitações, arrepios, suores, frio, mãos úmidas, boca seca, tensão muscular com dores, dificuldade em engolir, sensação de ter um nó na garganta, dificuldade para relaxar, leve tontura ou vertigem, vômitos e sensação de impotência.

Algumas técnicas que auxiliam na prevenção e tratamento da ansiedade:
1) Aprenda a relaxar
2) Procure respirar profundamente algumas vezes ao dia;
3) Pratique esporte ou simplesmente uma caminhada;
4) Evite café, bebidas e produtos que contem estimulante (refrigerantes à base de cola, cafeína, cigarro)
5) Tire dez minutos do seu dia para alongar-se e meditar;
6) Observe os seus pensamentos e direcione-os para que sejam agradáveis;
7) Descubra o que te acalma e te faz feliz. Ouse, cante, ouça música, assista filmes, olhe o céu, as estrelas, contemple a natureza, o mar; brinque com seu bichinho de estimação.Divirta-se! Encontre os amigos, namore!Brinque com seu filho.Dê gargalhadas.Faça uma oração! Seja feliz!!!

"Precisamos ser pacientes, mas não ao ponto de perder o desejo; devemos ser ansiosos, mas não ao ponto de não sabermos esperar" Max Lucado 
Márcia Cortez - Psicóloga 
Espaço Crescer Psicologia

"Venha crescer com  a gente! "

Nenhum comentário: