segunda-feira, 16 de abril de 2012

Ser completo

                                                                                                                             



De acordo com a visão de algumas teorias das ciências, somos seres bio-psico-social e espiritual, vamos entender:
Somos biológicos, temos um corpo físico que requer cuidados como boa alimentação, sono, atividades física e quando este adoece precisa de cuidados médicos.
Somos psicológicos, temos uma mente pensante, temos uma psique, onde armazenamos infinitos sentimentos como alegria, felicidade, força, tristeza, mágoas, raiva, etc. nosso psiquismo precisa ser cuidado com realizações pessoais, objetivos, amor, relacionamentos e quando adoecemos precisamos de cuidados de um psicólogo.
Somos sociais, vivemos em sociedade, família, escola, vizinhos, amigos, etc. Nossa formação física e emocional muito sofre de influencia deste meio social, quando este adoece algo pode estar errado e é ora de procurar ajuda.
Somos espirituais, no entanto esta é uma das áreas que as pessoas menos valorizam ou menos se dedicam.  Precisamos sim de algo maior, não somos auto-suficiente para lidar com todas as dificuldades da vida, precisamos de um “Pai” que cuida.
Andar sem cuidados espirituais é como andar solto no mundo, conheço pessoas que tinham dificuldades nos relacionamentos, ou no financeiro, ou de saúde e que quando começam cuidar do espírito começam a melhorar, e não estou falando de milagres não, estou falando de consciência, quando este âmbito de nossa vida é tratado desenvolvemos a consciência de muitas coisas que fazemos de errado e passamos a fazer de forma diferente, melhor e certa.
Observo também que quem tem um Cuidador tem mais segurança na vida, mais alegria e até mais certeza. Afinal o Cuidador  é detentor do  poder.
Então deixe as desculpas de lado, a preguiça e procure estes cuidados e torne-se um SER COMPLETO.




                                                                                                           Cristina S. Souza - Psicóloga

Nenhum comentário: