quarta-feira, 4 de abril de 2012

Ternura


Ternura...
Hoje, lendo um dos livros do Rubem Alves, a palavra "Ternura" destacou-se para mim. Fui então buscar o seu significado, no dicionário,que diz assim: Ternura = meiguice,carinho, delicadeza e suavidade. 
A partir daí surgiram algumas perguntas: Onde está a minha ternura? Como e onde a tenho expressado? E as pessoas ao meu redor tem conseguido ser ternas? Será que se houvesse mais ternura no mundo teria tantas pessoas doentes, deprimidas e solitárias?
Em meio a tanta correria, competições e ansiedades parece fácil deixar a ternura de lado.A suavidade e a doçura, na maioria das vezes, transformam-se em impaciência e irritação com quem está ao lado - marido, esposa, filhos, pai, mãe, cliente, colega de trabalho, desconhecido e até consigo mesmo.
Algumas pessoas demonstram mais facilidade em ser carinhoso com o outro e são extremamente cruéis com elas próprias, outras conseguem se tratar com tolerância e carinho, mas não conseguem ser delicados com o seu semelhante. Tem aquele que acredita que para ser firme se faz necessário ser rude. E alguns demonstram não saber o que é suavidade em nenhum tipo de relação.
E você? O que pensa sobre o assunto?  Por onde anda a sua ternura?

Márcia Cortez 
Espaço Crescer Psicologia

Nenhum comentário: