sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Alcançando Objetivos em 2013 - veja como

Primeiro agradecemos a todos que acompanharam nosso blog, temos mais de 4000 visualizações e isso muito nos felicita. Escrever é um prazer, mas compartilhar é muito melhor. E como forma de agradecimento fazemos um convite: Vamos programar o futuro?

Mais um ano se encerra e você já parou para pensar nas suas realizações e conquistas em 2012?
Já se programou para o ano novo?
Não?

De acordo com algumas teorias nosso cérebro é programável, sendo assim informa-lo de seus objetivos, metas, sonhos é o mesmo que programa-lo para realização. O cérebro pode de forma inconsciente procurar caminhos para realizar as metas estabelecidas. 

Uma outra forma de olhar é: estabelecendo metas você tem foco e pode programar, de forma consciente, os caminhos para alcança-las, facilitando assim o caminho para a realização.

O Espaço Crescer Psicologia, em nome de sua Equipe quer propor a você que faça conosco esta brincadeira que pode lhe trazer muitos benefícios.

Brincadeira séria, mas brincadeira, porque pode ser muito divertido traçar metas e objetivos. 

Lembrando que metas podem ser no TER e/ou no SER, somos seres bio-psico-social e espiritual, portanto todas as áreas da nossa vida pode entrar na nossa programação; por exemplo você pode desejar ser um pai/mãe melhor; pode desejar se aproximar mais de Deus cuidando da sua vida espiritual, pode querer um carro novo, um emprego melhor, enfim.....

Então vamos lá?
1. Faça uma lista de tudo que você realizou em 2012. Em todos os âmbitos da sua vida. (ao final você pode ter uma doce surpresa, normalmente a lista é maior do que imaginamos).

2. Lista de material:
- caderno (pode ser de desenho ou outro tipo),
- cola
- tesoura
- revistas
- canetas coloridas
- lápis de cor

3. Na primeira folha coloque seu nome completo, data de nascimento, nome dos pais, profissão e uma foto.

4. Na folha seguinte faça uma lista de todos os seus objetivos, metas, sonhos, desejos.  (quanto mais melhor, podendo ser a curto, médio e longo prazo) 

5. Recorte das revistas figuras que tenham haver com sua lista e cole nas folhas seguintes

6. Faça desenhos e frases que ressaltem seus objetivos

7. Ensine seus amigos a fazer esta atividade 

E ao final de 2013 voltamos nesta atividades e começamos a colocar OK nos já realizados.

Alguns objetivos podem até parecer impossível, deixo aqui um exemplo de impossível que realizei em 2012. 
No final de 2011 fiz minha lista e um dos objetivos era fazer uma Pós Graduação, era um sonho distante, naquela época não tinha esperança, mas o coloquei lá. Em agosto de 2012 comecei a fazer a minha Pós, em uma das melhores faculdades de São Paulo e estou muito feliz com este feito.

Sabemos que alguns objetivos alcançamos e outros não, mas vale a pena fazer esta atividade, embora alguns colegas condenem sempre acho que vale muito, todos os anos recebo ótimos feedbaks. 
Este é um dos exercícios de Coatching, muito utilizado hoje nas corporações para colaboradores e também por aqueles que querem melhorar e até mudar a vida.

* Este ano resolvi fazer esta atividade direto no Power Point no lugar do caderno, copiando imagens que representem os objetivo. Fica a dica. 


Desejamos a todos Boas Festas e um 2013 cheio de realizações. 


Por:  Cristina Silva Souza   e  Márcia Cortez              
 Psicólogas do Espaço Crescer Psicologia