quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Pilares do Equilibrio

Pilares do equilíbrio
 
Costumo pensar que temos alguns pilares, assim como uma construção te seus pilares, que são formadas por concretos, pedras e ferros para sustentar até mesmo o edifício mais alto, também somos nós humanos.

Nossos pilares são basicamente três: Fé, Família e Profissão.


Por Fé podemos entender nossa conexão com Deus, nossa entrega a Ele, nossa confiança Nele, seja como for e de que maneira estejamos, saber que Ele está lá e que podemos contar nossas dores, nossos infortúnios e nossas tristezas. Também podemos com Ele compartilhar nossas alegrias, nossas conquistas e até agradecemos por tudo que vivemos, de bom e até de ruim. Para alguns Deus, para outros universo ou algo maior. Para alguns o caminho até Ele é a igreja, a oração, a prece, para outros o caminho é por meios de outros ou de outras coisas. Aqui, para nosso psiquismo o importante é estar conectado com este Pilar, a Fé.

O segundo é a Família, e por família podemos entender para os casados, marido/esposa e filhos, mas também os pais, os irmãos, os cunhados, sogros, tios, primos, todos que convivem e que acrescentam uma boa dose de amor. É nestes que encontramos amor, carinho, compreensão, forças para nossos momentos ruins e é nesses que dividimos nossas alegrias, felicidades. Neste grupo posso incluir também os amigos, aqueles muito especiais que deixam até de ser amigos e passa a ser irmãos, sim eles estão neste grupo, família. Muitas vezes o parente de sangue não consegue alcançar a nossa necessidade e um amigo consegue, então amiga também esta no grupo de um dos pilares mais importantes.

O terceiro Profissão e Trabalho, sim é um pilar importante em nossas vidas porque é onde passamos a maior parte do tempo, é onde conseguimos nosso sustento, onde realizamos nossos sonhos no Ser e no Ter. Mesmo que esteja cansado, desestimulado mas é no trabalho que nos edificamos e quanto mais feliz for em sua profissão, maior será a força encontrada aqui. É aqui que testamos nossos limites, elaboramos, flexibilizamos, alternamos e treinamos nossos recursos internos e externos.

Manter os três pilares em pé é quase impossível, seria o equilíbrio, o ideal de vida.

O importante é saber que temos estes pilares porque quando um não está bem nos apoiamos no outro e assim conseguimos levar a vida, que às vezes não é tão fácil.

Esses pilares também se subdividem:
1.     Fé: Deus, Orações, Preces, Igrejas ou Templos, Irmãos de Fé, Leituras, Rituais, etc.
2.     Família: Cônjuge, filhos, pais, irmãos, amigos, etc.
3.     Profissão: emprego, trabalho, colegas, conquistas, salários, etc.

Quando algo não está bem em um dos nossos pilares, por exemplo, se o relacionamento com o cônjuge está difícil, ou se temos uma decepção com um filho ou filho com os pais, podemos no apoiar no outro pilar, ou dentro do próprio ou no outro.
Vamos imaginar uma situação:
Um dos filhos faz algo que decepciona os pais em seus ideais, o casal pode se apoiar um no outro buscando forças para superar a situação. Ou podem buscar forças na vida profissional, se dedicando mais, conquistando, mudando.

Se a vida profissional sofre um colapso, desestrutura o individuo, este pode buscar na família as forças necessárias para superar.

Somos portadores de recursos ricos, recursos internos que muitas vezes estão guardados no esquecimento da nossa alma, mas estão lá. E quando buscamos em nossos pilares apoios são estes recursos que acionamos.

Alguns recursos internos: segurança, autoconfiança, determinação, atitude, coragem, alegria, esperança, discernimento, flexibilidade, etc.


Em algum(s) momento(s) na vida utilizamos estes e outros sem perceber ou até mesmo consciente. Sabe aqueles momentos que falamos “nossa fui muito corajoso?” Ou “Gostei da minha atitude”, são estes que nos fazem lembrar que temos os recursos.
Sendo assim sempre que necessitar de algum, nomeie o recurso que precisa e lembre-se de um momento na sua vida que o utilizou, pronto ele está lá, pode utilizar.

Todos os Pilares doentes
Ocorre que as pessoas vão acumulando problemas, ou pequenos problemas, que começam em alguma área da vida, vai aumentando e se não cuidar começa a enraizar, como um câncer, e começa a tocar os demais pilares. Algumas pessoas chegam assim na Psicoterapia, na UTI. Outros, e muitos outros, nem mesmo estando na UTI procura ajuda.


Quando temos pelo menos um dos pilares estruturados temos uma fonte de recursos.

Estamos em uma época do ano em que as pessoas costumam ficarem mais sensíveis, carentes e passam por crises existenciais em um dos pilares de sustentação.
Ficar atento e buscar os recurso, dialogar, resolver, são formas de manter-se em pé diante da vida.

Se estiver difícil não hesite em buscar ajuda.




Por: Cristina Souza - Psicóloga

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Você pode mudar sua história-


Há uns meses estabeleci algumas metas para minha vida profissional, entre elas estavam fazer um curso de pós graduação, emagrecer, dar cursos, palestras e trabalhos com grupos.

Este ano de 2013 foi um ano gratificante, pois minhas metas foram alcançadas, foi um ano em que trabalhei com parcerias que vieram acrescentar para mim e para o Espaço Crescer Psicologia.

Aprendi ao longo da vida que é importante  estabelecer metas e objetivos para a vida, aprendi que é importante sonhar e desejar, seja no SER ou no TER.
E aprendi que o que é bom para mim pode ser bom para o outro, pode ser bom para você.

Pensando nisso, também lembro que nossa mente ou nosso inconsciente, em diversos momentos são nossos maiores sabotadores, impede-nos de realizar, em muitos casos, o que mais desejamos. Por este motivo que as vezes a Lei da Atração não funciona, quero muito algo, penso, desejo mas uma parte minha, muitas vezes não  consciente, não quer que eu realize o desejo.

Sendo assim preparamos para dezembro duas atividades que podem potencializar as suas capacidades para alcançar suas metas e objetivos.

Quer que 2014 seja realmente diferente?
Quer um ano de conquistas e transformações?
Quer tornar consciente seus sabotadores internos?
Quer ser um vencedor em sua tragetória?

Então venha participar conosco das seguintes atividades:




quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Sonhos, objetivos, metas....

Sonhos, objetivos, desejos, metas, ....
 
Outro dia, andando pela Consolação, comecei a observar os prédios, altos, imponentes; os carros, passando para lá e para cá, carros grandes, novos, velhos, cores; pessoas andando, correndo, apressadas, outras devagar, sozinhas, acompanhadas. Pontes, lojas e me lembrei quando eu era apenas uma adolescente, que sonhava em fazer parte deste mundo. Vivia em uma cidade do interior de Pe, cidade pequena, cujo centro se resumia em duas ruas, cidade sem empregos, sem faculdades e sem diversões e eu sonhava o dia em que estaria andando em meio a Selva de Pedra, sendo alguém na vida. E ali estava eu, caminhando e melancolicamente refletindo, sim eu consegui, sou alguém. Tenho uma profissão que amo, tenho uma família, tenho um carro e estava a caminho de minha aula de pós graduação. Sim meus sonhos de menina foram realizados, já fui até para TV, rádio, revista e TV online. Sim eu alcancei até o que parecia ser impossível.

E estou contando tudo isso para que? Para mostrar que é possível.

Sonhar seja no SER ou no TER é uma forma de vida. Olhar para traz e ver o quanto caminhamos, quantas conquistas, sucessos, metas alcançadas.
E agora chega a época em que os sonhos se renovam, época em que as pessoas começam a desejar um ano melhor, novo emprego, novo peso, novas conquistas.
Sim sonhar vale a pena e realizar os sonhos vale muito mais. É fácil? Nem sempre, as vezes para realizar um sonho temos que abrir mão de outros. Mas o sabor da vitória é sempre gratificante.

Porque algumas pessoas realizam sonhos e outras não?
Todas as pessoas realizam pelo menos algumas metas em sua vida. A diferença é que algumas não percebem. Não dão a devida importância aos desejos alcançados.
Outros não acreditam que podem e ainda tem aqueles que passa despercebido pelas conquistas por focar só na próxima meta a ser alcançada e na próxima...

Vários motivos podem levar uma pessoa a ser mais “vitoriosa” que outra, mas o fato é que todos sem exceção tem condições de alcançar, de atingir metas e objetivos.

Tudo que desejamos tem seus prós e contras e as vezes os contras, de forma consciente ou inconsciente são impedimentos para uma pessoa ir em direção de seus sonhos. Por exemplo: para emagrecer tenho que evitar comer doce. E deixar de comer o doce pode ser um preço que a pessoa não quer pagar. E toda conquista tem um preço e tem uma conseqüência, boa e ruim.

Mas... vale a pena olhar para o passado e olhar o presente, ver de onde sai e onde cheguei. Preços altos foram pagos, mas valeu a pena.


Nós do Espaço Crescer Psicologia estamos preparando um dia especial para ajuda-lo a atingir suas metas.



Por: Cristina Souza - Psicóloga