quarta-feira, 25 de junho de 2014

Ser mãe em PAZ!

Hoje a tarde fui deitar na minha cama e minha filha mais nova estava lá, dormindo, fiquei observando-a por algum tempo, serena, linda, em seu sono profundo. Algum tempo depois, acordou, pulou da cama e a primeira coisa que falou foi: “Cade meu celular?” pegou-o e foi atualizar as conversas com os amigos, já saiu do quarto e foi pra vida dela.

Me coloquei a refletir sobre este momento e o que percebi é que hoje me encontro em meu papel de mãe, e o papel ou a função dos pais é estar lá. É assim que sinto, depois CLARO, de muitas Constelações Familiares, sinto que estou aqui, quando elas precisam de mim estou presente, pronta para ajuda-las e servi-las. Para doar-me como mãe.

A partir da adolescência os interesses dos filhos mudam completamente, passam a viver os amigos, os amores e agora as redes sociais, preferem passar um dia conversando com os amigos que passar um dia com os pais, avós, primos pequenos.
O problema é que este fato irrita e incomoda terrivelmente aos pais, não só de adolescentes, mas também dos filhos jovens e este incomodo traz cobranças, brigas, chantagens.

Se pensarmos ou nos colocarmos no lugar dos filhos saberemos entender suas escolhas. Se um adolescente tiver de escolher entre passar a tarde de domingo assistindo tv com os pais ou ir ao Shopping com os amigos, o que ele prefere? O que você pai/mãe preferiria se estivesse no lugar deles?

Não significa que os filhos devem esquecer ou desprezar os pais, mas que os pais devem respeitar suas escolhas, deixa-los ir pra vida. Também não significa que os filhos não amam aos pais, amam muito, mas a vida está acontecendo.

Quando os pais cobram dos filhos, de forma exagerada, abraços, beijos, atenção, presença, escolhas é porque não recebeu de seus próprios pais e esperam receber dos filhos, o amor que outrora faltou.


Quando cito a Constelação Familiar como motivo para que me sinta em paz com meu papel de mãe, e que estou aqui quando as filhas precisam, é porque a Constelação além de nos conscientizar que cada um tem o seu lugar no sistema familiar, ajuda a colocar em ordem estes papeis quando estão desordenado. 
Ex. Se uma mãe cobra muito de uma filha, ou a filha da ordens para a mãe, é porque os papeis estão trocados, algumas vezes tomar consciência  resolve, mas quando não resolve a Constelação é uma ferramenta que pode contribuir para colocar ordem nesta relação. 

Quando o sistema familiar esta em ordem e temos a tomada de consciência a vida fica mais leve, mais fácil e as relações melhores, consequentemente. 
Quando nos relacionamos com nossos filhos de forma tranquila e segura, eles estarão presentes, e sim, muitas vezes nos procurarão quando precisam de nós, pais. Essa é a lei natural da vida. Nós damos a eles a vida e eles a recebem e seguem pra frente, crescem, estudam, se divertem, têm amigos, namoram, casam, se formam, têm filhos.... (não necessariamente nesta ordem). E a nós cabe ficar feliz com as conquistas deles e estar presente quando solicitados, com amor.

E aqui deixo um convite a todos que ainda não conhecem Constelação Familiar, que venha conhecer e entender as tramas que acontecem nas famílias. A mim trouxe paz no papel de mãe e muito mais.


Por Cristina S. Souza

terça-feira, 10 de junho de 2014

Pra quem é a Copa?

Pronto, chegou...

Estamos ha algumas horas da Copa do Mundo no Brasil. Há revoltas, há raivas, inconformismos, manifestações, ameaças, reclamações mas Ela chegou. Independente da saúde, educação e segurança precárias que temos, chegou e agora a questão é: PRA QUEM É A COPA?
É para o brasileiro, para a brasileira, é para os homens que amam futebol, para as mulheres que se envolvem e vibram. É para os Corinthianos, Palmeirenses, São Paulinos, Flamenguistas, Rubro-negros,.... para todos.

É para as crianças que curtem e gostam do futebol. É para a terceira idade que mais uma vez vai vibrar e torcer.

Para os doentes, para os que estão nas escolas públicas e para os que pagam caro por uma escola um pouquinho melhor.

Para os que acabaram de ter tido seus celulares roubados, ou seu comércio assaltado, ou até mesmo um ente querido morto por um bandido.

A copa é uma festa universal, que envolve a TODOS independente de seus infortúnios.e é principalmente uma festa com cara de brasileiro, alegre e embalado com muito samba, reunião de amigos, famílias. Momento em que os problemas passam a serem esquecido por algumas horas e que se há vitória, aumenta a auto estima como um fenômeno inexplicável talvez.

Ainda assim há muitos brasileiros inconformados, mas acima de tudo, o respeito. Respeitar aquele que vai curtir, vibrar e se emocionar e o inverso também, aqueles que optam por não se envolver neste sistema que seja respeitado. Que possamos viver este momento, cada brasileiro com suas idéias e ideais sem violência, sem mortes, sem machucar e agredir ninguém. Porque todos somos brasileiros e como tal temos liberdade de escolher o que fazer com o nosso momento. O direito de um vai até onde começa do outro.

Vamos viver ... receber... da melhor forma possível.


Uma mistura de raças, cores, energias que podem ser aproveitadas para uma grande festa.

Que possamos dizer, no momento um profundo sim e VIVER esta COPA DO MUNDO NO BRASIL da melhor forma possível.

Quanto ao resto, vamos brigar depois.... a partir de 14 de julho.


É mais uma opinião.

Por Crisitna S. Souza



cccccurtir os jogos

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Só uma opinião - COPA

                                                       
uma reflexão

Tenho mais de 40 anos e no mínimo 40 anos vejo insatisfações com a forma em que nosso País é governado, lembro-me de ver meu pai bravo com as coisas que aconteciam no país, no estado e na cidade.
Aos 7 anos já era perigoso andar nas ruas, já haviam assaltos, bandidos, insegurança.
A educação já era falha, lembro-me de chegar várias vezes na escola, com 7 aninhos, e as salas estarem destruídas porque foram invadidas por bandidos. Ficavamos assustados, lembro de andar na rua a caminho da escola e se alguém olhava-me, saia correndo com medo.
Já haviam escolas particular, as quais tinham aulas de balét, as meninas pareciam mais bonitas e na minha, publica, não tinha, já era inferior. Quem tinha dinheiro ia para particular e quem não tinha ficava na publica, os professores falavam, já na década de 70 que ganhavam mal.
Quanto à saúde, não sei como era pois não lembro da minha família precisar. Mas acredito que também não era perfeita.

O que não entendo: O que a copa de 2014 tem haver com tudo isso? Se tudo isso sempre existiu no nosso país.

Foi uma forma dos governantes roubar? Concordo, mas se eles não roubassem com a copa, acredite sem ingenuidade, eles arrumariam outras formas para roubarem. Eles são assim desde sempre e nós nada fazemos, NADA.

COPA
Brasileiro sempre vibra, se alegra, curte e delira com as copas, porque esta seria diferente? Ainda não consigo fazer essa co-ligação (me perdoem a ignorância), mas acredito que brasileiro respira futebol, e é uma oportunidade de ser feliz, brincar, reunir amigos, cantar, vestir a camisa, como em todas as outras copas.

ANFITRIÕES   

Se você tem um problema sério na sua casa, na sua família, brigam, discutem e ficam mal, uns com os outros membros. Chega uma visita, o que você faz?
1.     Envolve a visita nos problemas que estão acontecendo na sua casa
2.     Faz cara de paisagem e cuida para que a visita se sinta bem na sua casa
Estamos recebendo visitas em nossa casa, de todos os lugares do mundo, sei que temos muitos problemas, eu mesma já fui vitima de assaltos, internação em corredores de hospitais, transito caótico, vejo tudo que há de errado em nosso país, tudo que causa tristeza e revolta, vejo nossos políticos, mas isso tudo não muda o fato de que estamos recebendo visitas e elas nada têm haver com isso tudo, da mesma forma que não faz sentido queimar um ônibus como manifestação se politico não anda de ônibus, não vai resolver agredir as pessoas envolvidas na copa, porque elas nada tem haver com o que acontece em nosso país. Fazer guerras nas eleições, parece fazer mais sentido que fazer na copa.


Tapa com luva de pelica 
Nós sempre reclamamos que brasileiro é mal recebido em alguns países, agora é nossa vez de dar o troco; minha mãe sempre falava que devemos dar tapa com luva de pelica, ao meu entender era fazer o melhor para aqueles que nos fazem o pior. Lembro que certa vez uma “amiga” mentiu, me enganou e traiu, profissionalmente, dei-lhe um buquêt de flores desejando-lhe felicidades, ela chorou compulsivamente, porque será? Tapa com luva de pelica. Podemos fazer o mesmo, dar o troco, recebendo-os com o que temos de melhor ALEGRIA.

Não sou adepta a futebol, curto bem pouco, geralmente só assisto jogos de final, do meu time e da copa, mas sei que está no sangue do brasileiro, da brasileira, então o que nos resta: fazer o melhor, o nosso melhor e curtir esta copa que é em nossa casa.

A FESTA AGORA É NA NOSSA CASA.


Só uma opinião de Cristina S. Souza - Psicóloga