quinta-feira, 17 de julho de 2014

Ser filha do Herói

Ontem partiu um Pai Herói, pai de uma amiga, cuja história tive o prazer de acompanhar e mais que acompanhar me identificar.
Quando morre o paizinho dela, também morre em mim mais um pedacinho do meu e é por nós que escrevo aqui sobre ser filha do Pai Herói.

Todos os pais são Heróis? Claro que quando há amor na relação entre pai e filho(a), este pai será visto como herói.

Mas quero falar de um Herói diferente, de uma relação que pode ou não ser comum nas famílias. É mais que falar do Pai Herói, é falar na relação onde há a filha do Herói.


Ser filha do Herói

Há um livro, infelizmente esgotado e que por sorte consegui um exemplar: "A filha do herói " de Maureen Murdock; Editora Summus, 1994.

Ser filha do Herói é ser a filha predileta, aquela que o papai protege e defende mais que tudo na vida. Sempre falava que eu era o bibelô (aquele pequenos enfeites de casa que parecem tão frágeis que ninguem pode tocar) do meu pai, ninguém podia tocar, triscar na menina dele que ele ficava uma fera.

"De maneira geral a filha predileta é determinada pela intensidade de sua ligação com ele. Esta filha idolatra o pai como a um herói e deseja ser exatamente como ele" - Murdock

A autora faz toda uma reflexão sobre os prejuízos de ser a filha predileta, embora tenha lido o livro e indicado para algumas mulheres tenho muito carinho por ele e tento corrigir as sequelas de ser a filha predileta e me alegrar por ter sido esta filha, a filha do herói.

Ser a filha predileta do pai é sem dúvidas gratificante, ser protegida, cuidada, mimada. Estar sempre com aquele herói por perto, cuidando e realizando nossos desejos. É assim a vida da filha do herói. Um pai que é presente e com certeza um presente de Deus para esta menina.

Hoje estou melancólica, ouvindo a amiga lembrar que o pai ia fazer trabalhos e a levava junto; o meu ia fazer compras para seus negócios e eu estava lá, junto. Em seu trabalho, em sua folga, em todo momento.

Um pai que pode até nem falar de seus sentimentos, principalmente esses que nasceram na década de 30, mas nem precisava, sua presença perto desta pequena princesa já é uma fonte de amor, o amor que sente pela filha é percebido e retribuído.

Hoje conheço muitas teorias que falam destas relações mas nenhuma pode descrever como é bom ter um pai Herói.

Uma das formas de identificar a filha do herói é ver que ela é mais apegada ao pai que à mãe. Normalmente se afastam da mãe e se unem ao pai.

São meninas que buscam o que querem, são controladoras e dominadoras, porque foram mimadas. E sou grata ao meu herói por ter me mimado, assim hoje, não aceito pouco, busco o melhor, porque é assim que um pai herói cuida da sua filha, dando o melhor, o seu melhor, amor.

Ama a ponto de parecer que ama mais que tudo. Mas é um amor que não dá pra explicar, mas dá para sentir.

Mesmo mimando, passa segurança, a segurança de que tudo vai dar certo. Pois a menina sabe que aquele grande herói esta sempre por perto pra fazer dar certo.

Pai- é uma palavra doce, para algumas meninas, mais doce que mãe. É assim para a menina predileta, a filha, filha do herói.

De Cristina S. Souza - Psicóloga






domingo, 13 de julho de 2014

O PODER DA MENTE



"Não quero ser artilheiro da Copa do Mundo, só quero o título", disse Neymar em entrevista.
O Neymar já falou que quer mesmo é ser campeão, que artilharia fica em segundo plano, mas a gente sabe o quanto isso mexe com os jogadores.
****************************************************************************************************************

O dia que vi esta entrevista do Neymar fiquei com medo, ele foi categórico quando disse "não quero ser artilheiro da Copa do mundo", na hora me perguntei: como se vence um campeonato de futebol? Com gols, certo? Se o cara que faz gols não quer ser o maior goleador então a copa está perdida.
Não quero de forma alguma culpar o nosso menino Neymar, muito provavelmente ele não tem consciência do comando que mandou para sua própria mente. Falamos coisas a todo momento sem perceber que cada fala, cada pensamento pode ser um comando inconsciente para a mente e ela busca caminhos para realizar o comando recebido.
O problema maior é que a tendencia é de realizar os comandos negativos e não os positivos, por este motivo precisamos:
  1.  Ter consciência que nossa mente tem um grande poder de realização
  2. Ter cuidados com o que pensa e com o que fala
  3. Saber que temos dois mecanismos que funcionam no nosso psiquismo: a consciência e o inconsciente.


  1.  Ter consciência que nossa mente tem um grande poder de realização.

Minha mãe sempre falou que "palavras têm poder", vim entender agora, depois de adulta e de estudar muito, entendi o que ela queria dizer. Quando afirmamos muitas vezes uma coisa, ou quando desejamos de verdade as coisas acontecem, as vezes não no momento em que queremos, mas acontecem. 
Não é a toa que hoje existem tantos trabalhos de coach, são trabalhos que focam diretamente o poder que nossa mente tem para alcançar metas e objetivos, quando há foco.
A Programação Neurolinguistica também conhece o poder da mente e suas técnicas são voltadas para soluções utilizando este poder, seja para re-significar um passado ou para construir um novo futuro.
A ideia deste artigo é que o leitor tenha consciência do poder que a mente tem, e existem inúmeras teorias que tentam explicar este poder: Ex: 
  • Quando pensamos em uma pessoa e esta liga ou aparece para uma visita. 
  • Quando temos medo de realizar uma prova ou entrevista e adoecemos no dia. 
  • Quando desejamos fazer uma viagem e esta acontece: 

Lembro-me, em 2010 conversando com uma amiga propus a ela que  fizéssemos  uma viagem para fora de São Paulo, um congresso de Psicologia. Logo depois ganhei uma viagem para um congresso da Igreja Presbiteriana Independente, fui para Recife por 5 dias. 
Estendi o meu poder da mente para meu carro, enviei tantas vezes o comando de uma vaga para estacionar, em qualquer lugar que vou, que hoje mesmo sem o comando a vaga está lá, e não só para mim, para os demais motoristas dele também.
                    2. Ter cuidados com o que pensa e com o que fala
Sabendo de tudo isso nos resta ter cuidado com o que falamos e pensamos. Como nosso menino Neymar que falou não querer ser o artilheiro da copa e o cérebro dele pode ter registrado como verdade absoluta e encontrou caminhos para isso acontecer. Também acontece conosco de falarmos coisas e nossa mente registrar. Podendo ser positivo ou não, recentemente vivi uma experiência sobre comando:

- Não gosto de academia. (repetia esta frase constantemente) - considerando que o cérebro não registra o não, segundo algumas teorias, o que ficou registrado em minha mente: Gosto de academia. Fazem 4 meses que entrei em uma, por insistência do meu marido e estou amando.

Algumas crenças que estão em nossa mente e que nos impedem de algumas realizações:
Dinheiro é sujo. Dinheiro não traz felicidade. Isso não é pra mim. Não consigo. etc.

Mudar pensamentos, crenças, aprendizagens pode ser um caminho para novos caminhos e realizações.

                     3. Saber que temos dois mecanismos que funcionam no nosso psiquismo: a consciência e o inconsciente.

Agora você pode se perguntar: Então Cris, porque você não é milionária? Porque não é famosa? Magérrima? ou qualquer outra coisa... e respondo porque temos dois movimentos um é a consciência e outro o inconsciente. E é exatamente ai que se encontra o poder da mente, na mente inconsciente. É por isso que desejamos algo e conseguimos o oposto do que desejamos, porque a consciência quer A e o inconsciente quer B. Duas forças, um conflito e vence o mais forte, os desejos do inconsciente.

essa imagem nos retrata bem este mecanismo e seu funcionamento.
5% é consciência: tudo que temos consciência no momento, tudo que pensa, vê, percebe, lembra.
95% todo o resto: história, lembranças, traumas.... tudo que não esta na consciência esta no inconsciente, seja em um nível mais raso, acessível ou mais profundo. Sempre que há um desejo consciente, há um desejo inconsciente. Mas é uma briga, injusta, um conflito.
Vamos para nosso menino novamente: quando ele diz que não quer ser artilheiro,  na reportagem ele fala que faz parte de um time e que seu desejo é que o time seja campeão. 

Desejo consciente: quer ser campeão e não artilheiro
Desejo inconsciente: não quer ser melhor que os outros.(devido a sua humildade- qualidade e virtude).

5% X 95% quem vence? O desejo inconsciente, sendo uma das funções do nosso inconsciente: realizar desejos.
Outro exemplo: J. tem uma entrevista, quer muito aquele emprego, e no dia amanhece doente.
Desejo consciente: quer o emprego, precisa dele.
Desejo inconsciente: tem medo do novo, esta inseguro, não acredita em si então o desejo é: não conseguir o emprego. 
A mente busca um caminho, adoecer.

Tornando-nos assim sabotadores de nós mesmos. 
Quanto mais trouxermos para a consciência nossos impedidores inconscientes mais perto ficamos de realizar nossos sonhos e desejos.

Por: Cristina S. Souza
Psicóloga Clinica





sábado, 12 de julho de 2014

Onde está o Homem perfeito?

Há uns anos, antes de existir blogs e facebook, fiz muitas reflexões e estudos sobre relacionamentos e montei um trabalho para encontro de casais sobre perfis diferentes de parceiros.
Foquei minha atenção em dois perfis especificamente, o que nomeei de Richard Gere e o Roberto Justus. Claro que tudo que for falado é apenas uma referencia e não uma realidade destes dois personagens públicos, são projeções que eu e muitas mulheres fazem. Sendo o Richard o parceiro bonzinho e o Justus o parceiro frio.
Existem muitos outros perfis, claro, o D. Juan, o popular, sendo o D. Juan aquele sedutor que vivi rodeado de mulheres e o Popular aquele que tem muitos amigos, e  os amigos são mais importantes que a namorada/parceira.
Portanto neste artigo o foco será nos dois primeiros.
 este perfil é aquele homem carinhoso, atencioso, presente, amoroso, companheiro, parceiro e cúmplice. O homem que toda mulher sonha em ter. Aquele que leva o café na cama, lembra todas as datas comemorativas, conversa, e troca qualquer coisa, até futebol para estar ao lado da amada.
Perfeito? Só que não é...
 este perfil, determinado, provedor, firme, seguro, protetor, Aquele que toda mulher sonha em ter porque se for trabalhar é porque quer, terá a oportunidade de cuidar dos filhos, realizar viagens, ter poder de compra, ter uma casa linda e não passar vontades e muito menos necessidades, porque este perfil é principalmente, provedor. Perfeito? Só que não é....




Prós
Contras
Richard
Amoroso
Carinhoso
Presente
Romântico
Intuitivo....

Realização profissional 0
Realização financeira    0
Insegurança
Falta de confiança
Sonhador...
  
Justus
Provedor
Determinado
Seguro
Cuidador....

Frio
Indiferente
Ausente
Ocupado ....


O perfil Richard normalmente não tem sucesso profissional e consequentemente financeiro, são homens que precisam da ajuda financeira da mulher, em muitos casos a mulher é a provedora da relação. São perfeitos companheiros mas o fato de ter que trabalhar para sustentar a casa faz com que a mulher perca o encanto. Já o Justus, é grosseiro, por trabalhar demais e oferecer tudo que o dinheiro pode pagar para a família, acha que já da o suficiente e precisa de paz (sinônimo de distancia da esposa e dos filhos). Deixando a mulher carente de amor, atenção e carinho.

Certa vez, em um curso, um professor comentou que não entende as mulheres, se o cara é carinhoso, atencioso, dedicado ela quer um cara determinado, decidido, seguro; também o contrario acontece, quando tem um marido que é determinado, seguro, provedor, quer um cara carinhoso, atencioso. E disse ainda que é impossível ter todas as características em um mesmo homem.

Eu acredito que é difícil mas não impossível. É uma tendencia natural ser deste ou daquele jeito, portanto quando a forma de agir atrapalha a vida, a família, a profissão é possível transformar alguns comportamentos. É possível encontrar um equilíbrio entre todas as forças, sempre tenderá um pouco para um ou outro perfil, mas o equilíbrio é necessário e possível.

O importante é sabermos que se temos ao nosso lado alguém com determinado perfil, não adianta cobrar que seja diferente sem muito diálogo ou até mesmo uma ajuda profissional.

Mapas 

Também entender que cada pessoa tem um jeito próprio de funcionar, e este jeito é formado por uma herança genética somada a uma história de vida que constitui, o que a PNL chama de mapa, sendo que cada pessoa tem um mapa diferente da outra, assim como as cidades, não há mapas iguais.
Para entendermos melhor segue um exemplo:
- fui uma criança extremamente mimada, e uma das formas de mimos que recebia era por meio de presentes, ganhava presente das irmãs que eram mais velha que eu 15/16 anos, dos namorados delas, dos pais, tias, tios, etc. e para ajudar, outubro dia das crianças, novembro meu aniversario e dezembro natal, então vivia ganhando presentes.
-meu marido conta que em sua história  e na formação do seu mapa teve dois presentes: um que ganhou no natal da empresa do pai e um que ganhou do padrinho.
- quando nos casamos veio o choque, eu esperava presentes porque estava acostumada e ele não dava presente porque nem sabia o que era isso. Com muita conversa, dialogo este comportamento mudou.

Aplicando isso aos perfis citados acima: se seu parceiro é Richard ou Justus, o importante é observar o que ele tem de melhor e entender que ele vem de uma história de vida e de pais que contribuíram para se constituir como é; os dois perfis têm seus prós e o que tiver de contras pode ser melhorado com diálogos, exemplos e ajuda de um profissional dependendo a gravidade da situação.

Quando há amor, seja qual for a situação que está passando é possível reverter, melhorar e ser feliz.



Por Cristina Souza
Psicóloga Clinica