domingo, 28 de setembro de 2014

Tipos de Parto



Como não poderia deixar de ser, parto é meu objeto de estudo neste momento, uma vez que minha filha está para ter bebê.
Sou sempre a favor do não julgamento, esse ou aquele parto, está além dessa ou daquela escolha, a mamãe que irá parir deve ser olhada e tratada com respeito independente de suas escolhas.

Estive dos dois lados da moeda, das duas escolhas e agora vivendo um terceiro lado, como avó de primeira viagem e parece que é ainda mais tenso, toda essa vivencia.

Vamos focar os dois tipos de parto: cesariana e normal. Ambos terão seus prós e contras.
Antes de entrar nos méritos deixo aqui um breve relato das minhas experiências:

Primeira gestação, tinha 24 anos, muitos medos, medo da criança passar da hora de nascer, medo de não chegar a tempo no hospital, medo de ter algum problema ao nascer, etc. O obstetra que me acompanhava sugeriu que fizesse uma cesariana alegando que não há nada normal em ter parto normal. Como era médico da família e eu confiava marcamos. Foi muito tranquilo, com horário marcado, cheguei ao hospital e tudo transcorreu perfeitamente. Portanto essa filha sempre teve bronquite alérgica e sempre me perguntei se sua saúde teria sido melhor se tivesse nascido no tempo certo e não arrancada antes do tempo.
Na segunda gestação, já no terceiro ano de psicologia, minha visão era diferente, fiz o pré-natal com o mesmo médico e a previsão era de nascer até o dia 8 de janeiro de 2001. Na consulta de novembro o médico veio com o calendário para marcarmos a data da cesária que seria até 15 de dezembro, disse-lhe que iria ter normal e ele disse não se responsabilizar uma vez que seria festas de final de ano e ele estaria fora de São Paulo, sai de lá e não voltei mais, fui conhecer hospitais e fiz um Plano parto no Hospital Santa Marcelina e foi lá que a tive, sim foi cesária mas foi no tempo dela e não no meu tempo; uma semana depois ela precisou fazer uma cirurgia e provavelmente se a tivesse tirado em dezembro como queria o médico, não teria saúde para isso.

Esse material não é uma pesquisa é apenas uma reflexão, sendo assim coloco aqui uma visão do ponto de vista emocional e não físico/fisiológico, muito menos do ponto de vista médico, uma reflexão sobre possíveis prós e contras nos tipos de parto:


Cesária: Prós - este tipo de parto se tornou comum principalmente nas redes de convênio médico, não sei se por crenças dos médicos de acharem que é melhor para a mamãe ou por comodismo visando seu tempo e dinheiro. Mas um dos fatos que é certo é a tranquilidade das mamães, marca o dia, antecipadamente e poupa-se a ansiedade do não saber: o dia, como vai ser, que acontecerá, na cesária tudo é pré definido.
             Contras  - é necessário tomar anestesia e a recuperação é demorada, pode sentir dores na região do corte e ficar com cicatriz.
Para o bebê -  algumas teorias condena este tipo de parto porque a criança é arrancada e não nasce no seu tempo, podendo ter complicações de saúde durante sua infância, principalmente as pulmonares; na visão de alguns a criança que é tirada, torna-se um individuo sem movimento pra vida, uma vez que não precisou fazer movimento pra nascer não faz para a vida, claro que não é uma regra mas é uma observação para ficar atento.

Parto normal: o bebe nascerá no seu tempo, no seu dia, pode até acontecer no ultimo momento ser necessário a cesaria, mas ainda assim será no momento em que a criança tem de nascer e não no momento que é mais conveniente para o médico. Não sei se há algum contra para o bebe uma vez que os médicos acompanham para que não haja risco. Hoje fiquei sabendo que se passar de 41 semanas e não nascer naturalmente a gestante é acompanhada diariamente para observar e fazer exames, é encaminhada para uma cesaria se for necessário, não havendo riscos para o bebe.
A mãe sentira muita dor, porém a dor de parto logo é esquecida. Apesar da dor, o amor.

Não quero defender nem um nem outro, embora possa parecer que sou a favor do parto normal, fiz minhas escolhas, minha filha fez a dela e acho que todas as gestantes devem ser respeitadas em suas escolhas. O que me preocupa é ver que os médicos não respeitam as escolhas das mães que preferem ter seus filhos naturalmente. Tenho ouvido muitas histórias de mamães que queriam ter parto normal e foi marcado cessaria com alegação que não tinha quadril “suficientemente bom” para um parto normal.
Cuidado mamães.... pesquisem, conversem, tenha outras opiniões antes de definir por este ou aquele parto.

Em breve conto sobre nossa escolha para a vinda do Miguel, que está sendo esperado para parto normal.



Por Cristina S. Souza – Psicóloga Clinica