quinta-feira, 23 de abril de 2015

Advogados/ Psicólogos/Terapeutas/ Contadores/Empresários... Convido:

Você que é Psicólogo, Terapeuta, Advogado, Contador, Empresário, entre outras profissões, minha conversa é com você:

Sabia que pode ajudar seu cliente por meio da Constelação Familiar/Sistêmica?

Não você não vai perder o seu cliente para um Facilitador em Constelação, este é um método que permite perceber e tornar consciente se o problema está vinculado ao sistema familiar, o processo é feito em um encontro que pode ser em um grupo ou individual, no consultório.

Você não precisa estudar a técnica, investir em curso, basta conhecer, fazer uma parceria e encaminhar seu cliente e o seu trabalho, naqueles casos que parecem não fluir,  poderá tomar novos rumos e soluções.

Alguns exemplos de situações que identificamos o envolvimento com o sistema familiar:
  • Gerações de homens alcoólatras.
  • ·         Gerações de mulheres que sofrem aborto.
  • ·         Dificuldades de relacionamentos por carregar crenças dos pais, avós e até bisavós.
  • ·         Problemas financeiros por estar vinculado aos pais que também o sofreram.

Uma adolescente  teve dificuldades com a matemática durante toda a vida, mesmo com aulas particulares  suas notas eram sempre abaixo da média, conseguindo passar por ajuda dos professores que davam trabalhos e pelo conselho de classe; nas outra matérias nunca teve dificuldades. Fez em dezembro de 2014 uma constelação para olhar esta questão, sua dificuldade com a matemática;  este ano vem tirando notas altas, entre elas uma nota 10. As dificuldades tinham ligações inconscientes com o avô materno.

Um caso de separação de casal, onde há brigas e desacordos, pode  ser que cada um esteja, de forma inconsciente preso ao sistema familiar de origem, e as desavenças não tenham nada com o casal em si, mas com as famílias de cada um.

Para entender o que é e como pode ajudar é necessário que participe de um de nossos encontros, nestes explicamos a teoria, a técnica e temos a vivência com clientes que nos contatam antecipadamente ao encontro. Assim é possível compreender de forma clara o que é a Constelação Familiar/Sistêmica.
Resultado de imagem para constelação familiar
É utilizada no Direito tendo como pioneiro o Juiz Dr. Sami Storch; também utilizada em empresas e organizações. Um método que vem crescendo e você, claro, quer ficar por dentro. 
Resultado de imagem para constelação organizacional

Acompanhe nossos encontros no facebook e no nosso site.

https://www.facebook.com/espacocrescer.psicologia
http://www.espacocrescerpsicologia.com/

Venha Crescer com a Gente!

Por Cristina S. Souza - Psicóloga



quarta-feira, 1 de abril de 2015

Um mundo estranho

Ontem estive em um laboratório acompanhando minha mãe e fiquei lá por aproximadamente 1:1/2 hs. Tempo este que pareceu uma eternidade frente a situação que irei relatar e quero refletir, passei por raiva, indiferença (como forma de defesa), tristeza ... até que as lágrimas vieram aos meus olhos e aqui estou compartilhando.

Uma mulher, intitulada mãe, estava com duas crianças, dois meninos de aproximadamente 4 anos, um deles chorava bastante e o outro mais calmo ficava andando entre as pessoas, a mãe, zero de paciência, brigava o tempo todo e ameaçava: _ Fica quieto. _ Para. _ Vou te bater.... até que deu um safanão no que parecia ser mais velho, o mais calmo. Fiquei sem entender porque o quietinho apanhou.
Tentava... juro que tentava me concentrar em um joguinho no celular para ficar distante daquela situação, mas os berros do pequeno não permitia, até que chegou um momento que a mãe falou em alto e bom tom:

_ Jumento.
_ Seu burro, você é burro.
_ É um jumento.
_ Que inferno vocês.   -  a criança chorava falando:
_ Não mamãe.... não mamãe....

Neste momento meus olhos se encheram de lágrimas. Minha vontade era virar para a dignissima mãe e falar:
_ Depois estas crianças crescem e lhe dão um tiro e ninguém sabe porque. - mas não falei, ela poderia criar uma situação pior.
Pensei em virar e dar o meu cartão.... mas não....

Enfim, minha mãe foi liberada e fui embora com o coração apertado e agradeci por minha mãe ter me ensinado a ser uma mãe amorosa, sempre tive muita paciência com minhas filhas e hoje com meu netinho.

Mas quero deixar aqui algumas reflexões; Ainda existem pais assim???

Ainda existem, e de certo eles não tem a minima noção do prejuízo que podem causar para o emocional desta crianças. Existem pais assim e em todas as classes sociais.
Pais irados, irritados, estressados, autoritários (de autoritarismo), donos da verdade, que ferem seus pequenos tesouros com a língua felina, com a mão pesada, com um olhar de ódio.
Resultado de imagem para criança sofrendo     

E assim vão se construindo pequenas crianças com grandes feridas, feridas estas que podem contribuir para a formação de futuros marginais, futuro câncer, futuros psicopatas e em raros casos, futuros grandes Homens/Mulheres mas com profundas marcar e prejuízos.
Resultado de imagem para pais brigando com criança
Muitos destes adultos, até sonharam em realizar-se enquanto pais, ter filhos, dar amor, cuidar.... outros recebem os pequenos de surpresa, mas amam assim mesmo, e o mais curioso é que estas atitudes são por amor. Para disciplinar. Educar....

Olhar para uma criança, seu filho(a), pequena, em formação física e emocional com amor é sinônimo de acolher, abraçar, acalmar, afagar, assegurar.

Ter paciência, deixar os problemas de adultos fora desta relação, contar até 10...100...1000...,  procurar ajuda, enfim... existem milhares de formas para manter um equilíbrio emocional e dar amor de verdade para os filhos.

Quantos pequenos que sofrem em seus lares, o pior, sofrem por receber algum tipo de agressão daqueles que mais amam, os pais, aqueles que deveriam lhes assegurar, no minimo, dignidade.

Que possamos cuidar melhor das nossas crianças. Resultado de imagem para pais e filhos


Resultado de imagem para pais e filhos

Por Cristina S. Souza
Psicóloga - mãe -  avó