domingo, 16 de agosto de 2015

Constelação Familiar para todos

Durante a semana publiquei um artigo que causou discussão. Muitos colegas me apoiaram e dizem concordar com minha visão e outros me condenaram, alguns tentaram me convencer a mudar minha visão. O artigo é esse: Constelação Familiar o que vocês querem fazer com ela?

A Constelação Familiar é descrita em diversos livros pelo Alemão Bert Hellinger, um método de terapia, como ele mesmo fala; que nos permite  olhar além do individuo e suas projeções.
No atendimento psicológico o paciente/cliente traz para sua terapia um mundo pelo qual consegue enxergar com seus olhos, sentimentos e percepções. Fato que em algumas situações limita as mudanças e transformações. A Constelação permite um olhar Sistêmico, que vai além do individuo, gerando informações, percepções e mudanças. 

Perceber que por amor, ficamos presos e emaranhados em nosso sistema familiar, ou seja, em nossos pais, avós, bisavós etc. foi a grande sacada de Bert hellinger. Perceber que um sistema que é emaranhado está em desordem e que é possível colocar uma devida ordem foi a grande descoberta. 

Família todos nós temos, todos nascemos em  um sistema formado por  pai, mãe, irmãos, avós, etc. Portanto TODOS estão sujeitos a se envolver em emaranhados deste sistema ao qual pertence. 

O que me incomodou foi ver o Mestre falar que tudo que já foi visto de Constelação não vale nada e Sophie falar que os movimentos que ocorrem são movimentos espiritas e de vidas passadas. 

Sabe-se que os movimentos se dão por campo mórfico explicado por Rupert Sheldrake, e movimentos que ocorrem por física quântica.  

Espiritismo x espiritualidade

Sim... somos seres BIO-PSICO-SOCIAL E ESPIRITUAL.
Muitos me questionaram e desafiaram tentando convencer-me que vidas passadas é um fato.
Ao meu entendimento. quando olho movimentos do espirito olho e respeito as crenças de cada cliente. 
Imaginando uma cena comum nas constelações: alguém vai embora muito cedo, uma mãe ou um filho vem a óbito, para aquele que fica não é fácil aceitar e passar toda uma vida carregando sentimento negativos por esta morte. Na constelação, colocar um representante para algo maior, faz com que o cliente olhe para este representante e dentro da sua crença elabora seus sentimentos, por meio de suas projeções.- isto é espiritual. 
Se eu falar algo com conotação espirita, vou ferir o cliente se este tem outra fé ou crença, que não seja espirita. - isto é espiritismo. 
Sendo assim tornar a Constelação uma ferramenta espirita, é o mesmo que excluir todos aqueles que não tem esta crença. 

Conversando com um colega da área do Direito me acalmei, pois me lembrou que tudo que Bert Hellinger fez e disse está escrito, registrado em diversos livros e este é um legado que ninguém poderá nos tirar. Mesmo que o Mestre, hoje com seus quase 90 anos, mude de ideia, sua ideia original é o que vale para Psicologia, Direito, Medicina, Administração, etc. 

Psicologia x Religião

Sempre há polemicas quando se fala em conceitos religiosos e psicólogos. 
Psicólogo em sua atuação NÃO TEM RELIGIÃO. Sempre explico para aqueles que me procuram que dentro do meu consultório não tenho crenças, valores e julgamentos, estou ali a serviço para ouvi-lo em sua essência. E só assim, limpa do que é meu, consigo estar presente com o outro. Este é meu trabalho. 
Isso é tão sério que é pautado no código de ética do psicólogo. 
Art. 2o. Ao Psicólogo é vedado:
e) induzir a convicções politicas, filosóficas, morais ou RELIGIOSAS, quando do exercício de suas funções profissionais; 

Este é um dos motivos que mais levam os colegas Psicólogos à Juri, tentar induzir o paciente às suas crenças religiosas. Sei porque periodicamente recebemos uma revista do CRP que informa os casos que estão em processo.

Traduzindo, é dever do Psicólogo respeitar as crenças de cada cliente e ajuda-lo a refletir e encontrar respostas se for uma questão de psicoterapia abordada pelo cliente dentro de suas crenças. 


Por Cristina S. Souza



quinta-feira, 13 de agosto de 2015

A vida manda respostas

Resultado de imagem para intuiçãoQuantas vezes nos vemos em momentos de dúvidas, incertezas e/ou insegurança diante de uma tomada de decisão ou escolha.

Até mesmo que roupa usar, para muitas pessoas é um dilema; o que e onde comer, que passeio fazer, etc. 

Mas o que incomoda mesmo são aqueles dilemas que podem fazer grande diferença em nossa vida, terminar ou não um relacionamento, este ou aquele emprego, fazer ou não determinadas escolhas são questões que podem nos perseguir e gerar ansiedades, medos, angustias e até desanimo ou para alguns depressão. 

Mas o cômico da situação é que a resposta pode estar ali, na sua frente. 

Você sabia que a "vida" manda respostas? *Vida(por vida alguns entendem que a resposta vem de Deus, outros do Universo,  de energias quânticas, etc.)

Mas o importante é que a resposta vem. 

Resultado de imagem para sinais da vidaO grande problema é que na maioria das vezes ela vem de forma tão sutil que não a enxergamos. Para isso é bom ficar muito atento ao movimento da "vida" ela está sempre a nosso favor.

Vamos imaginar que você recebeu duas proposta de trabalho irrecusáveis e entra em um dilema. E AGORA? Claro você vai conversar com amigos, família, pedir pra Deus, fazer uni-duni-te (lembra disso? rsrs), mas o melhor mesmo é o seu silêncio para poder ouvir a resposta, pois ela vem quase imperceptível e pode estar bem na sua frente. Pode vir em forma de uma palavra, de uma frase, de uma história, de um sonho, etc. e se você estiver atento irá perceber com clareza.

Algumas vezes a resposta vem gritante, até dói o ouvido de tão clara. Aqueles momentos em que queremos tomar uma decisão, postergamos e a vida a toma por nós.

Vamos pensar em outra situação: você vivi um relacionamento que tem vontade de terminar mas por algum motivo não o faz; a vida te mostra por vários ângulos que deve terminar, mas na verdade você não quer ouvir/ver/sentir o que ela quer te contar então decide continuar mesmo assim. Não há problema nenhum, desde que você reconheça que fez uma escolha e fique bem com ela apesar de. 


O fato é que as respostas vêm, acredite. Seja qual for o caminho que você escolhe para procurar, ela vem. 
Não importa se você busca por meio da religião, da intuição, da opinião, entre outros meios, o que importa é você ficar atento às respostas. 

Esta semana tive uma resposta, vinha há algumas semanas esperando-as e vieram por meio de duas mensagens de rede social. Pra mim ficou muito claro que mudança deveria fazer e já fiz. Por este motivo resolvi compartilhar escrevendo este artigo. 

Então: ATENÇÃO!!!



Por:  Cristina S. Souza - Psicóloga



terça-feira, 11 de agosto de 2015

Constelação Familiar - O que vocês querem fazer com ela?

Não estive no Congresso de Bert Hellinger mas pelo visto foi a melhor coisa que fiz. Infelizmente as Constelações estão tomando um rumo do qual não concordo e o próprio Mestre, antes de Sofhie, sua esposa, também não concordava.

Há anos atrás Freud observando comportamentos criou a Psicanálise, desenvolveu um olhar para o desenvolvimento humano que contribui até os dias atuais e durará para sempre; Conceitos como inconsciente, consciência, id, ego, super ego e complexo de Édipo além de mecanismos de defesa, entre outros conceitos que nos ajuda a compreender o psiquismo humano. 
Jung seu seguidor começou a ter um olhar diferenciado, suas idéias não batiam com o conservador Dr. Freud e como consequência provocou a separação dos dois mestres, portanto esta separação enriqueceu os caminhos daqueles que seguem as teorias até hoje; Jung contribuiu com conceitos que também são utilizados até os dias atuais: inconsciente coletivo, conceito de Individuação, animus e anima, o excelente trabalho relacionado com os mitos e alquimia. Mesmo que tenham cortado relações cada um com sua sabedoria desenvolveu seu trabalho em prol do outro com muita maestria e nos servem até os dias atuais.

Hoje temos o grande Bert Hellinger, que estudou Psicanálise, Hipnose de Milton Erickson, Filosofia, entre outras. Foi seminarista e ao meu ver a Constelação é um método que utiliza todo o seu conhecimento. Em seus livros defende que Constelação é um método: 

Bert Hellinger recebe em uma entrevista com a jornalista Gabriele Ten Hovel a seguinte pergunta:

"Porque o senhor não gosta de chamá-la de ritual?"

Ao que responde:

"O ritual tem um fundo religioso, as constelações familiares não. A solução talvez tenha algo a ver com um ritual. Mas o trabalho com constelações é apenas um método." (pg 67; Constelações Familiares; 2007) 

 e sobre o fenômeno diz  " Eu não sei como isso funciona, eu sei que funciona e eu utilizo". 

Portanto, assim como para Freud surgiu Jung, alguém surge na vida de Bert e vem com um olhar que muito nos distância da Ciência. * Com a diferença que Jung foi mais um braço da mesma ciência.

No ultimo Congresso em que participei, em 2013 percebi estas nuances espirituais que Sophie Hellinger tentou dar ao que chamavam de Constelação Medial, Bert já com sua idade avançada deixou que sua esposa levasse quase todo o tempo as Constelações e na época associei com Freud e Jung, com uma diferença gritante que a dupla de hoje é um casal e que não vão se separar e que como o próprio Bert Hellinger fala, a mulher tem sempre razão e num outro momento em seu libro A Simetria oculta do amor relata que a unica função do masculino é servir ao feminino.

Lamentável, pois hoje existe muitos movimentos para tornar a constelação uma ferramenta que possa atingir todas as áreas humanas, incluindo psicologia, direito, administração, entre outras. 

Conheço diversos facilitadores que misturam a Constelação com espiritismo e respeito, cada um com sua forma e com seu publico. Mas generalizar é lamentável pois isso tomará uma dimensão que para profissionais que têm como base a ciência, perderá crédito e consequentemente muitos deixarão de usufruir de um método de impressionante eficiência. 

Como psicóloga vejo claramente a ligação entre a teoria do Freud, do Jung e o Método de Constelação, vejo também influências da Hipnose de Milton Erickson, os movimentos que se dão pela física quântica e o campo mórfico explicado pelo biólogo Rupert Sheldrake. 

Me resta a esperança que estes movimentos cresçam e que sejam respeitados para que este método não perca sua verdadeira essência. E que todos, cada um no seu campo de trabalho e de crenças possa utilizar como melhor convir para si e para seus clientes. 


O que depender de mim para defender e trabalhar com o Método como um método e não como um meio espiritista, o farei, mas confesso, tenho medo que este movimento seja menor.


Nova Constelação ou Constelação Medial 

Este método pode ser bastante perigoso nas mãos de profissionais inábeis e para vida daqueles que vem pedir ajuda. Nesta forma de Constelar, o cliente não precisa falar nada, o facilitador coloca os representantes e as cenas acontecem. Sabe-se lá o quanto de crenças, projeções, intenções, etc. estes representantes carregam para o movimento que ao meu ver não traz informação e muito menos solução. Se hoje pessoas fazem cursos rápidos e já saem "constelando" por ai, imagine se virar uma coisa espiritista, nem curso precisará fazer. Lamentável.

Uma ferramenta apaixonante, encantadora e que traz resultados, eu já tive diversos retornos e resultados no sistema familiar (pais, avós, bisavós, tataravós, etc.) tanto na vida pessoal como na vida dos clientes que acompanho que foram realizadas na sua essência, aquela descoberta pelo mestre Bert Hellinger.


Veja também o Artigo Constelação Familiar para todos 

mais informações sobre Constelação Familiar: 
http://www.espacocrescerpsicologia.com/


Por Cristina S. Souza