segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Grupos de Vivências Terapêuticas

Venha participar de grupos terapêuticos, foco na solução considerando a causa.

Atividades: vivências com PNL(programação neuro linguistica), Constelação Familiar, técnicas de relaxamento, técnicas junguianas, dramatização, formulação de objetivos e vivências criativas..

Necessidades: traumas, conflitos, bloqueios, mágoas, dificuldades de relacionamentos interpessoais, baixa auto estima, entre outros.

Quando: encontros quinzenais, sábados das 9:00hs às 11:30hs.

Informações: Fone: 3976.3838


Venha Crescer com a Gente!

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Psicoterapia - desmistificando o mistério

A psicologia enfrenta, ainda nos dias atuais, muitos preconceitos,  pessoas passando por dificuldades emocionais como: problemas de relacionamentos, desanimos, dificuldades na criação e educação de filhos, sem contar em baixa auto-estima, inseguranças, medos, etc. Ainda diante de quadros assim recusam-se a realizar uma psicoterpaia pessoal.
A Psicoterpia consiste em facilitar ao cliente o auto conhecimento e por meio deste iniciar mudanças de comportamentos e sentimentos que promove  qualidade de vida.
Organizar a vida emocional é como organizar uma gaveta, precisamos retirar e olhar tudo que temos na gaveta e a partir dai jogar o que não nos serve mais; limpar e guardar o que tem serventia; podemos escolher em ficar com algo que nao usamos mas tem algum significado. Assim funciona a psicoterapia, olhamos todos os ambitos da vida: profissional, relacionamentos, emocional, familiar, físico, etc., ou os vários papeis: filho(a), pais, profissional, irmãos, amigos, esposa(o), enfim, vamos trabalhando com cuidado cada detalhe da nossa vida e no final tudo pode estar organizado. Mais fácil de viver.
Psicoterapia traz felicidade? Não. Nos ensina a lidar com as dificuldades de forma equilibrada, podendo assim abrir espaço para momentos felizes.
A propósito, falando em pre-conceitos- psicólogo não medica,  quem o faz é o psiquiatra.
A busca de si mesmo pode ser o caminho para o equilibrio emocional.

                                                                            Espaço Crescer Psicologia
                                                                           Cristina Silva Souza

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Tristeza ou Depressão?


Será que sabemos diferenciar esses dois estados? Banalizamos a depressão e quando estamos tristes e insatisfeitos com algo, logo dizemos que estamos deprimidos.
A depressão é uma doença que precisa ser levada a sério e tratada com psicoterapia e em alguns casos com medicação também. A tristeza, assim como, a felicidade, são sentimentos naturais e necessários no processo de auto conhecimento, crescimento e desenvolvimento do ser humano.
A mídia nos envia constantes mensagens de que “não podemos nos sentir tristes”, e diz “que é preciso ser feliz sempre e a qualquer custo”, assim vamos negando e mascarando nossas tristezas até que realmente entramos em depressão.
A tristeza precisa ser sentida, acolhida, olhada e compreendida. Ela sempre nos traz uma mensagem, uma indicação de que algo em nossas vidas não vai bem e que alguma mudança precisa ser feita.
Você já parou para conversar com sua tristeza? Já perguntou a ela do que ela precisa? O que ela quer e o que não quer? A próxima vez que se sentir triste, experimente sentir e perguntar para que ela veio, o que ela quer te ensinar a respeito de si mesmo e da sua vida. São muitos os motivos que nos entristece, o importante é estar atento, buscar a causa dessa tristeza e então encontrar a resolução para o que nos aflige.
A tristeza é um dos sintomas da depressão, porém os sintomas da depressão são muito variados e inclui além da tristeza, o desanimo, falta de sentido na vida, vazio na alma, pensamentos negativos, desesperança, perda de energia e interesse, dificuldade de concentração e em tomar decisões, alterações de apetite e de sono, sentimento de pesar ou fracasso, entre outros. Os sintomas irão variar de pessoa para pessoa e é preciso que estejam presentes há mais de duas semanas para que sejam diagnosticados como depressão. O diagnóstico preciso de depressão só poderá ser feito pelo médico, após a avaliação do paciente. No entanto, você pode começar a refletir se o que sente é tristeza ou depressão.

A consciência é o primeiro passo para a solução dos nossos problemas!


Equipe Espaço Crescer Psicologia
Márcia Cortez – Psicóloga