terça-feira, 17 de julho de 2012

Eu posso ser feliz agora?

Aquela promoção tão esperada chegou, aquele amor tão desejado também, mas inexplicavelmente tudo deu errado.E o mundo parece estar conspirando contra você.
Você chegou muito perto, triscou na realização do seu desejo, objetivo, sonho, mas não conseguiu chegar lá. Que pena! 
E se eu lhe disser que a culpa pode ser sua? Sim, que você é o culpado?
Consciente ou inconscientemente você evitou que conseguisse - caiu na tentação do medo. Sim, do "medo de ser feliz". Estou falando de autossabotagem!
Em muitos momentos de nossas vidas, nos deparamos com a Síndrome do Mazzaropi na psique. Eu explico: o Mazzaropi morava no interior e em um dos seus filmes o seu personagem ganha na loteria, resolve  ir viver na cidade grande, mas chegando lá, olha para um lado, vê muitos carros; olha para o outro vê muitos prédios, então pega sua malinha e pensa "isso tudo é demais para mim" voltando assim para a sua terra, de onde nunca mais saiu. 
E nós, também, dizemos merecer o melhor, querer o melhor, mas muitas vezes, quando a possibilidade de mudança chega, fazemos como o Mazzaropi olhamos para um lado e para o outro e dizemos: nossa, isso tudo é demais para mim! Recuamos e nos colocamos a nos lamentar, dizendo que nada acontece, que tudo dá errado. O velho e conhecido papel de vítima. 
A autossabotagem, é muito mais comum do que pensamos, é um ciclo repetitivo de situações que nunca mudam, é uma tendência a repetir atitudes auto-destrutivas.
Situações comuns de autossabotagem:
  • Pessoa diz que quer namorar, mas que só se interessa pelas pessoas comprometidas, ou que não querem relacionamento sério; Ou seja, atrai sempre o mesmo perfil; E quando aparece alguém diferente diz não confiar, pois deve ter alguma coisa errada com esta pessoa;
  • Mulher troca de marido ou homem de esposa, mas a cada troca arruma outro (a) igualzinho ao anterior, com os mesmos defeitos;
  • Pessoa tira carteira de habilitação, mas não consegue dirigir;
  • Outra consegue o emprego tão sonhado, passa por uma série de fases de seleção, mas ao conseguir o emprego se sente desmotivada e só consegue ver os pontos negativos;
  • Pessoa passa o final de semana inteiro  no sofá e, no domingo à noite se arrepende por não ter feito nada de diferente. Promete que no próximo fim de semana vai ser diferente, mas no próximo faz tudo igual;
  • Ao começar a fazer uma dieta, o indivíduo tem várias recaídas e não consegue atingir o peso desejado; Começa a praticar exercícios e depois para, sem ter alcançado o objetivo estabelecido;
  • Entre outras;

Existem inúmeras situações que podem se configurar como autossabotagem, todas aquelas situações que você diz querer muito, que só vê vantagens, mas ainda assim não consegue realizar, pode ter certeza que você está evitando conseguir. Por algum motivo (consciente ou inconsciente) ainda não está pronto para ser feliz! 
É preciso descobrir o que está oculto por de trás do medo, pois tudo que fica inconsciente tem mais força e vence sempre. Nem sempre é uma tarefa fácil, pois se está escondido não vai aparecer com tanta facilidade. É um mecanismo de defesa, agir assim sempre pareceu mais seguro para você. Tenha coragem!


Tem de arregaçar as mangas e mãos a obra. Comece a perguntar-se o que você ganha se protegendo dessa maneira e o que você evita agindo sempre igual. 


Pergunte-se agora : é justo comigo mesmo, dizer não para as coisas que eu quero? E ouça a resposta com disposição para mudança. 

E diga como na música do Oswaldo Montenegro "Eu quero ser feliz agora" E seja!

Por : Márcia Cortez - Psicóloga






quinta-feira, 12 de julho de 2012

Psicoterapia

Psicoterapia

A psicoterapia consiste em atendimento terapêutico que se dá na relação entre um psicólogo e paciente.
Também é popularmente conhecida como terapia, análise e psicanálise.
Porém há diferenças entre os termos:
Terapia é qualquer procedimento realizado por terapias alternativas, como por exemplo: reiki, florais, reflexologia, PNL, entre outros.
Análise: é um procedimento que pode ser usada pelo psicólogo, este vai associar, avaliar e analisar tudo que é falado direta e indiretamente pelo cliente/paciente.
Psicanálise: é realizada pelo profissional que estuda as teorias do Freud, Melanie Klain entre outros psicanalistas. Este profissional pode ou não ser da área da saúde. Para ser psicanalista não é necessário fazer uma faculdade de psicologia, existem vários cursos oferecidos no mercado de diversos formatos em psicanálise. (cuidado)
A psicoterapia ainda é vista com pré-conceitos, conceitos pré- estabelecidos. Alguns falam que é para “loucos”, que não precisam, que resolvem seus problemas sozinhos.
Na verdade o que é visto como “louco” para alguns pré-conceituosos, são sintomas da mente que devem ser tratados por psiquiatra que pode medicar e também por psicólogo especialista que fará parte de uma equipe interdisciplinar. Situações como: depressão, síndrome do pânico, bipolar, esquizofrenia, bulimia, etc.
O psicólogo não medica e se a gravidade de sintomas como depressão ou síndrome do pânico for leve, pode a psicoterapia tratar sem auxilio da medicação. Portanto é preciso que o profissional fique atento para a necessidade de uma intervenção do médico psiquiatra.
Salvos estas situações, todas as outras podem e devem ser tratadas por psicólogos. O paciente em psicoterapia começa em um processo de auto conhecimento, entendimento dos processos psíquicos, conhecer e perceber mecanismos de defesa, passa a ter condições de avaliar sua própria vida e de forma consciente tomar suas decisões.
Para entendermos melhor, imaginemos que o psiquismo tem duas grandes forças: consciente e inconsciente.
Consciente: tudo que você vê, pensa, sente, sabe.
Inconsciente: tudo que está guardado, esquecido, reprimido, recalcado.
                                         O problema é que 5% deste psiquismo é consciente, a pontinha do iceberg, e 95% é inconsciente, a parte do iceberg que fica escondido embaixo da água.


Sendo assim o inconsciente é uma força grande que nos domina e não temos  CONSCIENCIA.
Ex. Uma jovem, casada e com um filho pequeno quer voltar ao mercado de trabalho, conscientemente ela quer um emprego, se candidata a uma vaga e é chamada para o processo seletivo.
Inconscientemente ela quer ficar em casa para cuidar do filho. Se esta força inconsciente for maior ela vai se sabotar. Vai chegar atrasada no processo seletivo; ou vai acordar doente e nem sai de casa; ou vai chegar no horário mas chegando lá pode dar um branco e não conseguir fazer as provas.  E depois vai falar que não tem sorte, que o mundo é ingrato com ela, etc.
No processo de psicoterapia muito do que é inconsciente passa a se tornar consciente. O psicólogo está apto a captar as informações do inconsciente pela fala, pela fisionomia, postura corporal  além de ferramentas como atividades projetivas, testes, analise de desenhos, jogos, etc.
As sessões de terapia é voltada totalmente para o paciente, é um momento dele e tudo que ele fala e faz é importante para seu crescimento e para solução dos seus problemas.
As sessões normalmente acontecem uma vez por semana, variando entre 45 minutos e uma hora, é necessário que haja por parte do psicólogo o sigilo absoluto, por este,  entre outros motivos não é possível para este atender pessoas de convívio pessoal.
Situações em que a psicoterapia é indicada:
ü  Sofrimento – qualquer tipo
ü  Conflitos
ü  Separações
ü  Sintomas de depressão, síndrome do pânico, somatizações
ü  Baixa auto estima
ü  Dificuldades de relacionamentos
ü  Timidez, insegurança, pensamentos negativo, entre outras.

É importante que o profissional seja de inteira confiança, comprometido com seu trabalho e profissionalismo e, principalmente, comprometido com o código de ética que provém do Conselho Nacional de Psicologia.
Qualquer dúvida deixe aqui suas perguntas, questões, comentários que teremos o prazer em atender e responder.
 E boa psicoterapia!

                                                                                                   Por Cristina S. Souza - Psicóloga