domingo, 23 de junho de 2013

A Dor de Amor


A dor de amor   





Esta semana estive em contato com algumas pessoas, mulheres, que sofrem a dor de amor.

Por dor de amor vamos entender um amor não correspondido, ou ao menos não na mesma intensidade, ou um amor que foi interrompido por algum motivo, nestes, por vontade do parceiro. Também tem aquelas situações em que a mulher se vê obrigada a romper por não suportar mais o sofrimento em doses.

Quem nunca sofreu uma dor de amor? È uma dor que parece dilacerar a alma. É como cortar o coração com uma faca sem anestesia. 

Causa um grande sofrimento. Parece que a vida vai acabar e que o ar vai terminar. 



Na maioria das vezes as mulheres são as maiores vitimas, e não quero aqui dizer que são vitimas dos homens, infelizmente, vitimas delas mesmas. Vamos entender porque. 

Como emoção e sensação são predominantes nas mulheres contribuem para que um rompimento seja assim, de uma dor profunda.

Também a mulher é intensa, se entrega na relação de corpo e alma, quanto mais se envolve mais difícil fica na ora do rompimento.

Algumas mulheres passam toda uma vida sofrendo por um rompimento, outras até escolhem ficar só, para nunca passar por esta dor novamente.

Outro fato que ocorre é a perda de confiança, acha que todos os homens são iguais, e nunca se relacionam. Não querem correr o risco de sofrer.

A dor por perder um amor é a dor do luto, o choro é o maior aliado, chocolates e outras guloseimas costumam ajudar nestes momentos. Também contribuem para alivio da dor o colo de uma amiga. Mas faça o que fizer a dor está lá. Para quem nunca viveu é difícil de entender, mas é tão profunda que passa até a ser uma dor física. A pessoa fica acabada, como se um trator tivesse passado por cima, e passou mesmo.

O bom é que passa, pode demorar, mas passa. Trabalhar, passear, rir e ocupar o tempo, são recursos para acalmar e superar.

A dor de amor pode ocorrer em qualquer idade, da mais tenra a mais madura.

Lembro-me da minha primeira dor de amor: 12 anos me apaixonei por um jovem de 18. Amor platônico, porque apesar de ele ser simpático comigo nossas diferenças eram gritantes, eu uma criança que ainda brincava de boneca; ele um homem, com seu carrão, envolvido com política, amor impossível. Mas o dia que eu o via era o dia do céu, quando ele me dava um sorriso então, nossa o paraíso perfeito. Quanta ingenuidade, uma menina que chorava de saudades daquilo que não tinha, que sonhava com o dia que seria possível. Que fazia acrobacias para ver o amado, só ver. Não podia tocar, chegar perto, nada. Mas como doía esta dor de amor.

E muitas outras dores vieram depois, muitos amores, mas passa. Um dia passa.

O importante é não ficar presa à dor,  se nos abrirmos para as possibilidades novos amores virão, alguns passarão e um pode ficar, para sempre.

Mas no auge da dor, não dá pra pensar. Abandono, esta é a maior sensação, por isso dói tanto.
 E para o homem? Como é a dor de amor? 

O homem é racional, mesmo que sua dor seja intensa ao perder um grande amor, logo racionaliza. Tem o poder de reprimir a dor e não entra na emoção ou se entra é por pouco tempo, por muito menos tempo que a mulher. Claro que tem exceções. Mas no geral agem com a razão, e razão combate emoção.

Fica a dica para quem está passando pela dor de amor. Racionalizar, pensar com a razão. Pergunte para si mesma(o), qual é o fato? Porque? Pra que? E estas perguntas podem levar a respostas concretas e contribuem para diminuir a dor.

Mas se permita chorar, sofrer, doer, porém não para sempre, só por algum tempo e depois....


Depois erga a cabeça.... Viva intensamente a vida.... os amigos..... a Profissão..... os Passeios 





e principalmente NOVOS AMORES.


(Teoricamente tem explicações para esta busca no outro, projetamos no(a) amado(a) os pais, mas prefiro não entrar nestes detalhes por ora).




                                                                                                                 Por: Cristina S. Souza

Indicações: 

Proposta Indecente
As Pontes de Madison
Amor Sem fim
Meu primeiro amor
Site: http://www.saudadeeadeus.com.br/filmes.htm

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Manifestação x Vandalismo = temos tudo haver com isso

Uma excelente reflexão. Olhar para nossas sombras requer coragem, quem tiver leia.





Parabéns à autora

Autoria: Patricia Contente 
Bom dia amigos!! 

Ontem à noite, ao ligar a tv e ver as imagens do manifesto, silenciei meu coração e me pus a questionar: qual é a minha parte nisso tudo?

Sou contra? A favor? Apoio? Critico?...

E imersa nesses pensamentos percebi que não é uma questão de opinião, quer queira ou não fazemos parte disso tudo...

Cada um daqueles cidadãos que estão nas ruas representam uma parte de mim, de nós... Representa meu espírito de mudança, de justiça, de patriotismo, de coragem, de sentir-se gigante o suficiente para mudar o mundo e me emociono com isso...

Mas me vejo também representada em cada ato de vandalismo, em cada ônibus incendiado, em cada vidro quebrado... representando minha indignação, minha raiva, minha vontade de fazer justiça com as próprias mãos... E vou ainda além em dizer que este grito não é meramente político, é um grito da alma,vem da necessidade de expor aquilo o que somos na melhor parte de nós e também da mais obscura, que teimamos todos os dias em esconder nos porões de nossos corações e almas e que só fazem neste momento emergir com força total... O que vejo na tela da tv é a representação dos meus sentimentos, desde os mais nobres até os mais primitivos e sem dúvida todo esse movimento exerce uma força gigante sobre mim, mesmo que silenciosa e quiçá ate inconsciente, mas ela me ajuda a me fortalecer e exorcisar os meus demônios, e por esta razão sinto-me conectada com o todo, com o tudo e aceito isso, digo sim e olho com respeito a tudo o que se 
passa no meu íntimo que mesmo sendo por razões diversas é o mesmo sentimento que cala, ou que grita,no intimo de todos, conectados nesta imensa morada chamada universo.

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Emagrecer x engordar x emagrecer x engordar x emagrecer.....







Emagrecer x engordar x emagrecer x engordar x emagrecer....

Conhece???????????????


Obesidade é um problema sério!!! Sempre que participo de algum grupo terapêutico, alguma palestra, ou qualquer trabalho cujo foco é ajuda, sempre surgem pessoas que estão incomodadas com o peso e que quer emagrecer. Muitas querem muito emagrecer.

O grande problema e dilema é que as pessoas não conseguem. São julgadas e condenadas por não conseguir; é fácil pra quem é magro ou pra quem tem facilidade em superações de limites. Mas a maioria das pessoas não conseguem e muitos podem ser os motivos, conscientes e inconscientes.

Por consciência podemos entender tudo que pensamos, vemos e percebemos, todo o resto é inconsciente. Segundo alguns especialistas nossa consciência é 5% e nosso inconsciente 95%. Alguns conteúdos podem se tornar consciente, mas 95% é de uma força muito grande. Sendo assim se tenho um desejo consciente também tenho um desejo inconsciente, quem vai vencer 5 ou 95?

O desejo consciente pode ser 100% querer emagrecer mas o desejo inconsciente é não emagrecer por uma série de motivos, e é sobre estes motivos que vamos refletir aqui.

A gordura pode ter uma função na vida da pessoa, consciente ou inconsciente, porém para cada pessoa pode ser um ou mais motivos diferentes, não há uma regra, infelizmente, porque se houvesse a solução seria mais fácil.
Esconder-se: é comum que as pessoas se escondam atráz da gordura, cria uma falsa ilusão, inconsciente muitas vezes, que se estiver gorda não será olhada, sediada, paquerada. Este evitamento pode ser por algum trauma vivido, por valores morais rígidos, por medo de trair ou simplesmente porque se construiu assim. Muitas mulheres se sentem terrivelmente incomodada e invadida se for olhada por um homem, desconhecido ou não. Sendo assim cria em torno de si uma grande capa de proteção, a grodura, e fica livre dos olhares e assédios.

Carregar o mundo: pessoas que se responsabilizam por muitos e para muitos, precisa cuidar de muitas pessoas, dos pais, dos irmãos, amigos, filhos, enfim... para carregar o mundo nas costas eu preciso ser grande, então pode também este ser mais um motivo que leva a pessoa a engordar, para ficar forte e poder levar tudo “que precisa”, carregar.

Boa auto-estima: por incrível que parece ter uma boa auto-estima pode ser um grande motivo para manter a obesidade, muitas pessoas que estão acima do seu peso são bonitas e simpáticas, não tem problemas em se relacionar com pessoas e as vezes até chama muita atenção pelo seu charme. Sendo assim, emagrecer pra que? Se sente-se bonita, inteligente e charmosa qual seria o motivo pra emagrecer? Nenhum.

Saúde: obesidade e doença nem sempre estão vinculadas, algumas pessoas estão acima do peso e têm uma saúde impecável. Outro fator que contribui para a manutenção do peso, se não estou doente então não preciso emagrecer.

Outros focos: a vida é tão cheia de coisas a se fazer e pensar, cheias de papéis a se desenvolver como: pai/mãe, cônjuge, profissional, filho, amigo, irmão, colega, .... que fica difícil focar na própria essência, muitos afazeres, correria do dia a dia, preocupações, metas,  horários apertados e olhar para o próprio corpo, nem pensar, não dá tempo. Isso não é importante ou é o menos importante da vida, então deixa-se pra lá.

Atividade física: não tenho tempo, não posso pagar, não gosto. E agora? Se para emagrecer se faz necessário que eu faça uma atividade física então esquece. Este é o caminho de muitas pessoas.

Outros: crenças limitantes, busca por aceitação, envolvimento inconsciente sistemico (fazer pelo outro dentro da ótica da Constelação Familiar, falta de consciência, desanimo, etc. 

Motivações: diversas são as motivações que podem levar uma pessoa a emagrecer: preocupação com a saúde, preocupação com a beleza, melhorar a auto-estima, preocupação com o futuro, por motivos profissionais, por dinheiro, etc.

Seja qual for a sua, existem inúmeros fatores que levam uma pessoa a não emagrecer ou a engordar, porém quando o desejo de emagrecer é muito grande vale fazer um esforço, o primeiro foco é focar muito da atenção para este objetivo. Fazer o que for necessário, buscar caminhos, persistir e acreditar que é possível. Muitos conseguem então todos podem conseguir, se quiser.
Quanto aos motivos inconscientes, uma boa saída é fazer um acompanhamento psicológico, muitos profissionais fazem trabalhos de psicoterapia focal  ou psicoterapia breve, cujo foco é um só, e o processo se torna mais rápido.


Acreditar que é possível, ter como objetivo e focar a atenção para realiza-lo.

Pense magro e seja magro – se isso for importante pra você.

Por: Cristina S. Souza