quinta-feira, 30 de julho de 2015

Falta de Foco

Recebo inúmeras  reclamações de pessoas que relatam não ter organização e isso atrapalha na vida profissional e pessoal. 
Pessoas se perdem em seus afazeres, compromissos e até responsabilidades. Esquecem de cumprir tarefas importantes e se perdem provocando culpa, auto-cobrança e cobranças externas. 
Estes comportamentos vão crescendo e virando uma bola de neve, parecendo que não tem fim e nunca terá uma vida organizada e assim perde estimulo pra fazer qualquer movimento em direção a solução. 


Se identificou? Não você não é o(a) único(a). Acredito que com internet e redes sociais esse fenômeno piorou, pois perdemos muito tempo vendo linha do tempo dos amigos ou jogando conversas fora (não que não seja bom ou necessário) mas perder muito tempo com essas coisas contribuem para a desorganização e cumprimento dos compromissos. 

Também temos inúmeros papeis na vida: profissional, parceiros, pai/mãe, filho(a), amigo(a), estudante, etc. que nos tomam tempo e energia; sem contar com diversos sentimentos e sensações: angústias, medos, ansiedades, preguiça, vontade, sonhos, etc. Fatos estes que contribuem para nossa desorganização e consequentemente esquecimentos. 

Muitos associam com falta ou problemas na memória, necessariamente não é, pode ser acúmulos de tarefas e papeis associados à turbilhões de emoções. 



A SOLUÇÃO É SIMPLES

Muito simples, por pior que seja sua falta de foco, por mais desorganizado que seja, a solução está aqui: Resultado de imagem para papel e caneta

Isso mesmo, papel e caneta. Criar o hábito de escrever as tarefas que precisa cumprir é um método infalível. É uma programação mental e por isso eficiente.

Quando escrevemos nossas tarefas no papel tiramo-as da cabeça que já tem tantas outras informações e preocupações. Ao escrever vemos, ouvimos (pois mentalmente estamos repetindo o que escrevemos), tocamos e usamos todos os sentidos, programando o cérebro para realiza-las. 

É a melhor forma de organização. Se fizer uma lista de tarefas estará se programando para cumpri-la, na medida que vai realizando vai dando "ok" ou riscando, as que não conseguir cumprir para para a próxima lista e assim vai se organizando. 

Para aqueles que não têm controle financeiro e se perdem nas contas, as regras são as mesmas, com tantas preocupações pode-se esquecer de pagar uma conta ou até mesmo gastar o dinheiro com uma outra necessidade. Tendo as anotações em ordem fica mais fácil de ter o controle. 


Então vamos fazer a tarefa? 

Lista de material:
- papel
- caneta

Simples Assim!

Deixo aqui um exemplo das minhas listas diárias, elas fazem parte do meu cotidiano. 















Por: Cristina S. Souza - Psicóloga

quarta-feira, 29 de julho de 2015

A importância dos amigos


Sabe-se que amigos são importantes. Embora essa necessidade pareça ser para crianças e adolescentes, engana-se quem pensa assim. Os adultos, homens, mulheres, casados ou não, também precisam dos amigos.

Quando nos casamos ou unimo-nos a um parceiro,  ouvimos a frase "agora dois são um" ou "vivem em uma só carne". Me pergunto: como duas pessoas podem ser uma só? Impossível. Uma pessoa pode até ser duas, três, várias, mas duas não podem ser uma.

Cada um tem sua identidade, personalidade, individualidade, etc. Portanto vê-se casais que acreditam mesmo que são um só,  um não faz nada sem que o outro esteja presente ou que o outro permita e concorde. Alguns nem pensam na possibilidade de fazer algo sem o outro e assim não sobra nenhum espaço para os amigos.

Alguns casais agem assim por acomodação, por costume e até por gostar da companhia um do outro, mas algumas pessoas fogem dos amigos por ciúme e/ou insegurança do outro.

Necessidade de ter amigos

Homens e mulheres têm característica diferentes. Por exemplo a mulher tem fama de falar demais, gostar de passear em shoppings, realizar compras, etc. já homens gostam de assistir futebol, ver filmes de ação, ficar centrado ou focado em uma atividade. Quando juntos, essas tarefas são difíceis de realizar e para faze-las alguém sempre abrirá mão de algo.

Essência: a mulher tem essência feminina, mas também tem uma parte de seu ser com essência masculina; sua parte masculina é aquela que a faz levantar para ir ao trabalho, ter atitude, foco, etc. No homem a parte feminina é aquela que o faz ser amoroso, carinhoso, criativo, etc.

Conviver com os amigos traz benefícios:

Quando a mulher está com as amigas pode falar ou melhor tagarelar a vontade, fazer fofocas, ver vitrines, fazer compras, enfim... coisas de meninas. E assim alimentar a essência feminina.

Quando o homem está com os amigos pode falar palavrões, ver esportes, fazer fofocas de homens, falar de mulheres (sim, porque não?), enfim... coisas de meninos. E assim alimentar a essência masculina.

E vão alimentando suas essências com os amigos. E quando se encontram, o casal, homem x mulher, macho x fêmea, se encontram inteiros.
Resultado de imagem para casal

Depoimento:
Sei que não é fácil, vivi anos da minha vida tendo meu marido como TUDO, inclusive como amiga. Achava que ele me completava e era suficiente para minha vida. Até que fui participar de um encontro que trabalhava nas mulheres as energias femininas e nos homens as masculinas e lá aprendi que precisava ter amigas.
Mas não tinha, pelos anos isolada com o marido, filhas e família perdi todas. Foi um longo caminho até formar novas amizades. Hoje almoços, passeios, cafés e cinemas são rotineiros e o rol de amigas vêm aumentando.
Torço de verdade que o marido vá para academia, pescar, jogar e que faça também um circulo de amigos.

Assim ele não precisa ouvir minha "tagarelação" porque eu tenho as amigas para ouvir-me e eu não preciso ir pescar.

Ninguém é dono de ninguém, cada um tem sua própria individualidade e precisa dos momentos para alimentar esta individualidade. Respeitar-se e respeitar o(a) parceiro(a), em suas escolhas, também é um excelente alimento para o casamento.

Sem contar que amigos é tudo de bom: com eles rimos e choramos à vontade.



Por: Cristina S. Souza - Psicóloga

quinta-feira, 23 de julho de 2015

Em tempos de Crise - Movimento


Estou observando e acompanhando algumas situações que me fizeram pensar este tema.

Nosso País esta em crise econômica e financeira, gerando desconfortos, angustias, desesperos e consequentemente aumentando o descrédito e a baixa auto-estima da população. 

Posso afirmar que não mudaremos nossos políticos com a rapidez que gostaríamos, não mudaremos as situações econômicas, de educação e segurança agora, mas podemos mudar a nós mesmos. 

EM TEMPO DE CRISE - MOVIMENTO

A crise existe e a mídia contribui para intensifica-la dentro de cada um de nós, na medida que vamos ouvindo, vendo e sentindo vamos entrando na "onda", ficamos desanimados e descrentes resultando em baixos rendimentos profissional/financeiro e consequentemente pessoal, gerando  necessidade de fuga que se dá com desejo de sair do país, sonos inexplicáveis, desanimo e falta de atitude. Provocando uma sensação de "bola de neve". Algo que parece não ter solução e não ter fim e vamos afundando junto, certo? Errado. 

Vamos fazer movimentos:    A primeira ação que sugiro é parar de ver e ouvir noticiários depressivos e deprimentes, a mídia precisa disso para sobreviver mas nós não. Não nos acrescenta nada acordar ouvindo sobre mortes, acidentes, desempregos, politica, etc.


Resultado de imagem para soluções                                           A segunda ação é se perguntar: onde estou e onde quero estar? A partir desta resposta podemos pensar em um caminho. Se estou na Av. Paulista e quero estar na Av. Santo Amaro, por exemplo, já sei que tenho um caminho a percorrer e então dou inicio ao trajeto. Da mesma forma podemos pensar se estou desempregado quero estar com um bom emprego, sabendo disso temos um caminho a percorrer: preparar o curriculo, fazer contatos, procurar por locais, etc. 

Seja qual for a sua crise, acredite, existe solução e ficar parado ou paralisado não ajudará. Fazer movimento é caminhar em direção a;  atirar para todos os lados; levantar sacudir a poeira e dar a volta por cima, etc. 

Fazer movimento gera vida e energia, quando focamos nas possíveis soluções, nosso cérebro encontra caminhos. Também o movimento permite que pessoas percebam ou saibam claramente qual nossa necessidade e podem se movimentar para ajudar. 


Se está paralisado a ponto de não conseguir enxergar caminhos, tente pedir ajuda, este já é um movimento que por orgulho, muitas vezes evitamos. 

Observe outras crises pelas quais você ou alguém conhecido passou e veja o que foi feito para sair dela, com movimento? Sim de certo. 

Imagine se cada cidadão faz o seu movimento, logo teremos novamente o nosso País da alegria, do futebol e do samba. De um povo alegre e sorridente. Mas de um povo que batalha, luta, se movimenta e cresce.

Fica aqui o convite, movimente-se, tenha atitudes e mude-se da crise, ela não nos pertence.

Por: Cristina S. Souza - Psicóloga Clinica




Indicação Filmes:

Resultado de imagem para filme a onda             Resultado de imagem para à procura da felicidade