segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Amigos para sempre

A pedido de um amigo especial: “você poderia escrever sobre isso”.
“Isso” é a amizade que se formou pós separação.

Hoje vivo uma experiência rara e quando falo para as pessoas todas ficam admiradas e impressionadas.

Ser amiga do ex marido, esta é a situação que vivemos e que todos os casais que se separam deveriam ao menos, experimentar.

Hoje, menos de três meses de separação, conversamos, contamos confidencias de nossas vidas atuais, trocamos  conselhos, batemos papos e também refletimos sobre o passado, o nosso passado. Com compreensão e aceitação de que tudo foi como foi.


Evolução? Maturidade? Aceitação? Terapiassss? Constelações? Talvez tudo junto mas o melhor é que poupamos desgastes, respeitamos nossas filhas e neto e principalmente nos respeitamos. 
Ficamos com o que tinha de melhor em nosso casamento, o carinho, a amizade, o companheirismo e a certeza de podermos contar um com o outro quando precisar.

Diante deste quadro as pessoas acreditam que voltaremos.  Não, realmente cumprimos nossa missão juntos, fizemos tudo que pudemos.

Passar anos com uma pessoa, dividir a mesma casa, a mesma cama, ter filhos, construir uma vida e momentos merece no mínimo respeito ao término da história.


O grande problema da maioria das pessoas é esperar que o outro seja fonte de sua felicidade, é querer que o outro seja o que quer que seja e não o que realmente é, assim vai construindo em cima do(a) parceiro(a) expectativas que o outro não pode suprir. A partir daí cria-se um relacionamento cheio de cobranças e julgamentos que resultam em mágoas, raivas, tristezas, etc.

Nestes casos a separação poderia ser uma libertação de tudo isso, mas as pessoas escolhem intensificar os sentimentos negativos e ficam na raiva e/ou mágoa. Prejudica-se e prejudica os filhos.
Pais felizes, juntos ou não, resultam em filhos felizes. Uma matemática simples, mas que muitos erram no final.

Hoje eu e meu amigo especial somos muito gratos um ao outro, vivemos momentos maravilhosos juntos, tivemos duas filhas e um neto, viajamos, passeamos, crescemos e aprendemos. Recebemos um do outro e tudo que foi bom vamos guardar no coração, o que não foi bom deixamos para traz.
Sei que parece impossível, mas acreditem é possível, só temos a ganhar, afinal somos amigos  que se conhecem muito bem, muito mais que qualquer outra pessoa e isso contribui para uma amizade fortalecida.

Sou grata a nossa Evolução, Maturidade, Aceitação, Terapiassss e Constelações que contribuem para esta situação em que nós saímos ganhando, as filhas ganham, o neto, a família em geral. Ficamos com nosso melhor, a amizade, o carinho, a cumplicidade e o querer bem do outro.


Frases de amigos:

_ Use camisinha.
_ Você tatuou uma borboleta, isso é símbolo de liberdade, você sempre prezou muito sua liberdade, nunca deixe ninguém tirar isso de você.
_ Vai precisar do carro? – (temos guarda compartilhada do carro rsrs).
_ Quer um café?
_ Agora você pode ser você mesmo, viver a sua essência.
 _ ...




Por Cristina Silva