quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Para que mudar?




Mudanças são necessárias para nossa evolução, nosso progresso em vários âmbitos da vida. Mas o ser humano tem uma tendência a resistir a elas.
Quantas vezes ouvimos as pessoas reclamando da vida, mas quando uma mudança é sugerida, são cessadas as reclamações e tudo fica como está, afinal está ruim, mas já é conhecido, é seguro, já se sabe como lidar.
Há uma paralisia de ideias e comportamentos diante da possibilidade de lidar com o desconhecido que parece gerar insegurança, medo e desconfiança.
Algumas frases comuns e algumas expressões que são ditas com frequência quando surgem as propostas de mudanças.Veja se você mesmo não as tem falado constantemente:
  • Sempre fiz assim e sempre deu certo, por que mudar?
  • Isto é loucura;
  • Está tudo tão bem, para que mudar?
  • Isto não vai dar certo;
  • Não se mexe em time que está ganhando;
  • Preciso de um tempo para ver isto;
  • Francamente eu não sei se vale a pena;
  • Eu já estou acostumada a fazer e ser assim;
  • Eu nasci assim e sou assim, quem quiser vai ter que me aceitar do jeito que eu sou. ( síndrome da Gabriela)

São diversos os fatores que levam as pessoas a se portarem dessa forma: comodismo, medo do novo, medo do desconhecido, receio de perder o poder, o prestígio e a admiração; medo de sofrer, receio de não se sentir mais aceito pelas pessoas que ama, e o desconhecimento das vantagens e desvantagens das mudanças.
Uma coisa é certa, quando não efetuamos mudanças por iniciativa própria, vem a vida, e nos obriga a mudar. Às vezes de forma positiva, nos trazendo novas possibilidades. E outras vezes de forma dolorida, por meio de situações difíceis: perdas, doenças, acidentes, impossibilidades; mas tudo para ser aceito e transformado em oportunidades de sermos indivíduos melhores.
É preciso evoluir, ficar em constante progresso e em sintonia com as mudanças.
Diante das dificuldades pergunte-se sempre : O que eu preciso aprender nessa situação? O que é preciso mudar? E lembre-se sempre há tempo de re-começar e de fazer diferente, por isso não pare, CONTINUE A REMAR..mesmo que seja contra a maré!


Márcia Cortez
Psicóloga



4 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns Marcia .....lindo e muito verdadeiro o texto !!!!

marisa maciel disse...

Verdade Márcia! Sugestão de temas: Síndrome de cinderela e de peter pan. Abraços

Unknown disse...

Obrigada! Fico feliz que tenha gostado! abçs

Unknown disse...

Obrigada Marisa.Vou pensar sobre os temas! Abraços saudosos