segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Cinquenta tons de cinza - Uma reflexão



                        

Comecei a ler o primeiro livro da trilogia, Cinquenta tons de cinza, antes de iniciar estava comprometida com a faculdade, trabalhos e estudos e me recusei a iniciar uma leitura, que segundo alguns comentários seria viciante.
Mesmo antes de ler me questionava: O que será que tem de tão bom neste livro que tem mobilizado, principalmente o público feminino? Alguns comentários como viciante, mulheres de 40 estão "pirando", amando o livro e até comentários de que o livro é horrível. Vejo o livro circular nas mãos de pessoas nas ruas, nos ônibus, nos salões, nos shoppings. 
Enfim iniciei a leitura e minha intensão não é fazer critica, não é exaltar e muito menos denegrir o livro, quero fazer uma reflexão sobre esta febre que está envolvendo os leitores. Respeito escolhas e gostos, cada um é diferente do outro, portanto se não se discute religião, politica e futebol como diz o dito popular, também não se discute gosto. Amo esta diversidade que tem a humanidade.

Sobre o livro

Trata-se de um romance, que tem sido um dos mais lidos, ao meu ver, é uma re-edição mais requintada, elaborada dos romances "Julia, Sabrina, Bianca", quem não se lembra? Romances que vendiam e ainda vendem em bancas de jornal, com preço popular, histórias picantes, amores impossíveis, homens milionários, poderosos e lindos que conquistavam e dominavam pelo poder e pela paixão mocinhas ingenuas, indefesas e frágeis. 
Cinquenta tons de cinza é diferente? Não, é igualzinho. Muda alguma coisa? Sim, três coisas:
- Capa- mais requintada, bonita, bem elaborada, provavelmente por profissionais do Marketing. 
- Tamanho da história- acrescenta-se muitos dias detalhados ao casal em questão, tornando assim o livro com várias páginas, em sua maioria cenas picantes.
- Conteúdo: masoquismo;  o que antes era retratado nos romances como beijo, relação sexual, amor proibido,  hoje é natural, vivido por meninas na mais tenra idade, sendo assim, o livro é apimentado com cenas de sado-masoquismo, atiçando a curiosidade e estimulando a leitura. 


                                                
Mulheres de 40

Maior público de leitoras, hoje a mulher com idade por volta dos 40 anos, na década de 80 estava na adolescência, época em que os romances faziam sucesso. Ler este romance é como regredir a uma época, voltar a sensações vividas na adolescência. Podendo ser um dos motivos que  levam ao sucesso do livro.

Bom ou ruim?

Para algumas pessoas o livro é maravilhoso, para outros apimentou o casamento, comentários como literatura ruim também já ouvi, pornográfico, péssimo, excelente.... enfim cada pessoa é unica e a leitura deste livro terá um impacto diferente em cada um. Sorte da autora que fez sucesso, bom para aqueles que fizeram e fazem um bom proveito.
Se indico? Se tem curiosidade veja, se não, não.

O importante é que a opinião de cada um seja respeitada, não só a respeito do 50 tons de cinza, mas a respeito de tudo. Cada pessoa é unica, tem uma história de vida e uma personalidade também unica. Cada opinião, gosto, escolha como time, roupa, cor, estilo de música, religião, leituras, etc. faz parte de toda uma história, de toda uma descendência, crenças e valores dos quais ninguém tem o direito de criticar e muito menos querer mudar por mudar. Respeito acima de tudo.


Afinal o direito de um termina quando começa o do outro.




                                                                                                         Por: Cristina Silva Souza - Psicóloga

5 comentários:

Cristiane A. disse...

Cris, sou da mesma opinião, que só mudou a roupagem. E cada um decide o que ler e o porque de ler. Eu não me encantei e nem tenho curiosidade. Outros assuntos e temas me interessam mais.
Também fiquei pensando sobre outras livros e filmes que se tornam uma febre, como "A saga crepúsculo". Eu tenho uma idéia sobre isso quando assisti o primeiro filme. Você poderia escrever a respeito dele tb, o que acha?
Abraços

alex disse...

Olá Cris, bem, nao li o livro inteiro. Com os livros eu costumo fazer o mesmo que faco com comida... quando nao conheco dou uma cheiradinha antes de comer e se me apetecer abocanho. Bem, esse nao tive muita vontade de ler nao. Mas se vende tanto penso o que o que quer que tenha ali deve ser algo que esta faltando na vida de muita gente. O livro nao me pareceu ser grande coisa mesmo, mas penso que o desejo das pessoas que o leem deve ser algo genuino, talvez uma fome por emocoes fortes em uma vida entediante?!! - Abraco - Alex

Unknown disse...

Oi Cris, Crepúsculo atingiu um outro público, adolescentes, como tenho filhas na idade vi a todos, falta o ultimo. Gostei da ideia, vou produzir algo sobre o tema. Obrigada. Bjs

Unknown disse...

Cris, obrigada pelo comentário. A saga Crepúsculo atingiu o público adolescente, como tenho filhas nesta idade acompanhei os filmes, tinha que leva-las ao cinema. Mas como toda febre, dá e passa. Hoje vivo a febre One Direction, já vivi Crhis Brown e passou, já vivi Menudo( kkkk). Mas gostei da sua sugestão, vou tentar produzir algo. Bjs

Unknown disse...

Alex, obrigado pelo comentário. Concordo com você, nós sempre temos vazios que precisa ser preenchido com algo, seja leitura, música, passeios, amigos, religião, enfim... Amo esta diversidade. Abraços