quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Hora de tirar as fraldas do seu bebê? VejaaDica.




Porque devo usar o peniquinho com meu bebê?

Por volta de dois anos deve-se tirar as fraldas do bebê, pode ser um pouco antes, 1 ano e 8 meses a 2 anos e meio, a escolha do momento de começar a tirar a fralda deve ser escolhido de acordo com o tempo, sendo mais indicado no calor, pois a criança deverá ficar só de calcinha ou cuequinha.

Tirar as fraldas pode ser uma tarefa não muito fácil. Muitos xixis vazarão e escorrerão pela casa. É um momento que precisa de muita paciência e amor.

Sou a favor e super indico o uso do peniquinho, não o acento de vaso sanitário, mas sim o penico. Vamos entender porque:


O bebê fica dois anos com o bumbum protegido pela fralda, 24hs por dia. Quando se inicia a retirada da fralda fica um vazio muito grande, falta alguma coisa, gera desconforto e insegurança, ai você coloca a criança em uma privada que tem o buraco maior que a própria criança, mesmo com o assento acoplado ela sabe que tem um buraco enorme abaixo dela, gera medo e consequentemente dificulta a aprendizagem da criança.

o peniquinho além de ser pequeno, adequado ao tamanho da criança, é bem simpático, podendo fazer parte do rol de "amigos" do bebê assim como seus ursos, bonecos, chupetas, etc.

Lembro-me que quando minhas filhas fizeram um aninho já comprei o peniquinho, elas brincavam com ele como brincava com qualquer outro brinquedo. Quando chegou a idade de tirar as fraldas expliquei que o peniquinho agora só serviria para receber o xixi e o cocô e que não podia mais brincar com ele, ele iria ajudar a parar de usar as fraldas. Como estavam familiarizadas e amigas do peniquinho foi muito simples e fácil o processo.
Lembro também de uma priminha que tenho muito carinho, hoje com 8 anos, quando ia visita-la ela e a mãe estavam em sofrimento, ela não conseguia ir para o vaso sanitário e a mãe ficava nervosa, então comprei um lindo penico cor de rosa e levei pra ela, conversei, expliquei como deveria usar e em uma semana a menina já não fazia mais as necessidades na calcinha. Até hoje ela tem o peniquinho rs.

Fica a dica.

Se você não tem bebês indique para amigas e conhecidos que tenham e vamos colaborar para uma geração com um trauma a menos na vida. :)



                                          Por: Cristina S. Souza - Psicóloga


Nenhum comentário: