segunda-feira, 29 de abril de 2013

Encantos e Desencantos da Vida


É assim a vida!  Encantos e desencantos...
 
Muito me encanto ao ver as maravilhas da vida. Ora estamos tristes e sem esperanças e ora parece que tudo já deu certo.
Ou em um papel estamos bem e em outro estamos mal.
Assim sobe e desce um turbilhão de emoções.

Saber lidar com estas fortes emoções é que é o grande mistério. Atentar para o que não está bem e se preocupar em corrigir ou arrumar, dar atenção ao que é preciso, no momento em que é necessário, pode contribuir para o equilíbrio.

As pessoas tendem a deixar pra lá o que não vai bem, deixam porque é mais fácil cuidar do que caminha, deixam porque não querem ter trabalho. E quanto mais vai passando o tempo maior vai ficando o problema que está sendo ignorado.
 
Vale a pena cuidar... cuidar do que está doente... do que precisa ser olhado e administrado.
Temos diversos papeis na vida: somos filhos, pais, profissionais, irmãos, amigos, donos de casa, etc. e temos nosso interior: emoções, sentimentos, vontades, desejos, etc. Sabe-se que não é fácil lidar com tudo isso, mas necessário.
Tendemos a olhar para as partes mais saudáveis de nossas vidas. Por exemplo: se o profissional está em crescimento, conquistas, ganhos, reconhecimentos, é natural que  foque toda a atenção e dedicação, tendo a tendência  de mais e mais crescimentos e ganhos. Por outro lado, uma outra parte pode estar doente, a parte pai/mãe ou esposo(a), e na medida que a atenção vai para o profissional que é o melhor, mais vai adoecendo o que está mal. É mais fácil fechar os olhos para a dor e focar no melhor.
Portanto vale muito a pena focar também no que não está bem. Cuidar, melhorar, arrumar e mais tarde as recompensas virão.
Têm também aqueles que fazem o movimento inverso, se deleita na dor e no sofrimento e esquece de reconhecer o que tem de melhor.
São muitas coisas? Sim são. Mas todas as partes e todos os papéis precisam ser olhados e cuidados.
Somos seres bio-psico-social e espiritual e sendo assim somos muitos, vamos ver?
Biológicos: corpo físico, saúde, dentes, atividades físicas, exames, beleza, higiene, etc.
Psicológicos: emoções, medos, coragens, alegrias, tristezas, seguranças, inseguranças, vontades, desejos, etc.
Social: família atual, família de origem, amigos, vizinhos, colegas, parentes, etc.
Espiritual: relação com Deus, ler, estudar, orar, conversar, agradecer, etc.

Pouco? Muito. Muitos papeis e partes que se cuidadas adequadamente poderá ser muito bom, simplesmente porque tudo isso faz parte da vida. E vida é maravilhosa. Foi feita para vive-la, sendo assim, que a vivamos bem vivida.
Vamos fazer o melhor com a vida que recebemos?

Cuidar, sempre, na medida do possível, pode valer muito.

Utilize o que tem de melhor como pilar de sustentação para obter recursos para lidar com as partes mais difíceis. Fortaleça-se no sorriso de um filho, no elogio de um chefe, no olhar doce e meigo de uma mãe. No afago do seu animal de estimação ou em qualquer outro momento que lhe dá prazer.

Seja feliz!!!!!

Nenhum comentário: