quinta-feira, 2 de maio de 2013

Uma Guerra - Um Parecer


Uma guerra -  um parecer


É triste ver esta guerra que se estabelece entre religião e homossexualidade. Envolvendo agora a psicologia, segundo alguns artigos da internet pensa-se agora em obrigar os psicólogos a tratarem homossexualidade como doença. Tentando fazer disso um projeto de lei.
A verdade é que isso tudo não vai levar a nada, só a antagonismos, revoltas e tristezas como a que sinto agora.
Me pergunto onde está a humanidade? A Humanização? A Consciência? O que acontece com a população e com o mundo? Parece que nada faz sentido e o objetivo deste artigo é  tentar organizar os pensamentos, as crenças e principalmente os valores HUMANOS.

Vivo todos os lados: frequento uma igreja evangélica, sou psicóloga e convivo com  muitos homoafetivos.

Do Evangelho: o foco do Evangelho segundo as Escrituras Sagradas é o amor de Jesus e a salvação em Cristo. Deveria ser o foco de todos que se dizem evangélicos, cristãos ou crentes. Amar como Jesus amou já é suficiente para cair por terra todos os julgamentos, pois a própria Bíblia nos diz no Evangelho de Mateus 7.1 a 6 : “Não julgueis, para que não sejais julgados, porque com o Juízo com que julgais, sereis julgados, e com a medida com que medis vos medirão a vós. E porque vês o argueiro do olho do teu irmão, e não reparas na trave que está no teu olho? ... Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho, e então verás bem para tirar o agueiro do olho do teu irmão.”.

Acho que não precisa falar mais nada não é mesmo? Quem somos nós que mal damos conta de nossas próprias vidas, estamos com nossos olhos cheios de traves, para querer condenar ou “concertar” o outro?

 Sei que na Bíblia também tem passagens que falam sobre homossexualidade, mas não só sobre homossexualidade e sim sobre todas as coisas que "desagradam" a Deus, confira
Romanos 1. 21 a 32

21.Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu.
(referindo-se ao ser humano)
22.Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos.
23.E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis.
24.Por isso também Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si; *
25.Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém.
26.Por isso Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza.
27.E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro.
28.E, como eles não se importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convêm;
29.Estando cheios de toda a iniqüidade (todos), prostituição, malícia, avareza, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, engano, malignidade;
30.Sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais e às mães;
31.Néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, irreconciliáveis, sem misericórdia;
32.Os quais, conhecendo a justiça de Deus (que são dignos de morte os que tais coisas praticam), não somente as fazem, mas também consentem aos que as fazem.


Enfim, disse Jesus: "E, como insistissem, perguntando-lhe, endireitou-se, e disse-lhes: Aquele que de entre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela.
João 8.".
 A Bíblia fala de todos os pecados e condena a todos, ou seja, todos nós, homossexuais ou mentirosos, ou fofoqueiros, etc. . Talvez, mais tarde,  queiram arrumar leis para os mentirosos, fofoqueiros, ciumentos, etc. Quem sabe pena de morte para quem mente? Imagine o que seria dos vendedores de roupa por exemplo, você veste uma roupa horrível e o(a) vendedor(a) fala que ficou lindo em você.
Da Psicologia: é vedado ao Psicólogo
Art.2º. Ao Psicólogo é vedado
e) Induzir a convicções politicas, filosóficas, morais ou religiosas, quando do exercício de suas funções profissionais
Acredito que esta lei do código de ética da Psicologia já diz tudo.
Freud que é um dos maiores estudiosos do comportamento humano, não consegue definir a causa emocional da homossexualidade; a medicina também não consegue achar uma causa. Existem algumas suposições da formação da identidade, na relação da tríade pai x mãe x filho(a), mas cada história tem suas peculiaridades, não podemos então generalizar. E cabe ao Psicólogo Art. 1C. Prestar serviços psicológicos em condições de trabalhos eficiente, de acordo com os princípios e técnicas reconhecidos pela ciência, pela prática e pela ética profissional.

Quanto à humanidade: olhar o outro com respeito e amor, sem julgamentos, sem a arrogância de se sentir e achar perfeito diante do outro, deveria ser o comportamento mais adequado de todos nós.
Cuidar de si e cuidar do outro talvez seja um caminho para o qual não estamos preparados, nós como humanidade.
Criar brigas e rixas, sem fundamentos, sem sentido, pra que? Se é pra brigar e defender algo, porque não brigar por justiças, menos roubos na politica, menos crime nas ruas, melhor educação nas escolas e saúde.
Pra que criar guerras sem sentido?????

Outro dia ouvi de uma adolescente: "Se Deus perdoa um assassino, que mata um pai de família, ou uma criança e não aceita um homosssexual, então eu não quero este Deus".

Acorda políticos, acorda evangélicos, acorda psicólogos e acorda povo. 


As pessoas deveriam Ler a Biblia – Ler o Código de Ética da Psicologia e olhar nos olhos e na alma do outro antes de fazer tantas idiotices.


Por: Cristina S. Souza

Nenhum comentário: