quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Mãe & Filha

Passar o dia inteiro ao lado da filha, de 12 anos, é literalmente uma viagem.
Uma mistura de emoções e sensações. Grandes reflexões, de todos os tipos, formas e tamanhos.

Mais especificamente duas reflexões:
Ver seu encantamento pela vida, seu sorriso sem motivo e o brilho em seus olhos me remetiam a todo momento à própria adolescente que fui. Via-me nela em muitos momentos. Como se ela fosse um espelho. A alegria “boba”, por comprar um revista, por lembrar de uma amiga, por ser olhada por um menino. A leveza da alegria. Alegria sem preço.
Vê-la se encantar com sua Banda preferida, One Direction, coincidentemente 5 rapazes (mininos) que me fazem lembrar outros cinco, da década de 80, mesmo perfil, mesmas posições em suas fotos e posters. E mesmo encantamento e amor de uma adolescente por seus “ídolos”. E ao olhar neste lindo espelho só me vem gratidão, gratidão porque pude viver tudo isso, porque tive pais que me proporcionaram ser uma adolescente feliz e gratidão por poder hoje, eu proporcionar esta alegria a alguém que é minha.

 anos 80      2013 
Menudo                                                            One Direction


Saudades? Não. Porque enquanto olho estas imagens também tenho novas imagens para formar, hoje profissão, relacionamento, conquistas, novos projetos de vida, pós graduação e ser mãe de não só uma, mas duas adolescentes. 
Não dá tempo para saudades,  dá sim muita alegria poder perceber que os anos passam, mas a vida continua, intensa.

Outro ponto que me fez refletir no dia de hoje é sobre a transformação, como se transforma uma criança em adolescente e muitas vezes nem percebemos, perdemos mesmo.
Mudam as roupas, troca-se os tons de rosa por preto, verde, bege, etc. mudam os gostos, troca-se gibis da Turma da Mônica por celular, música e revistas teens, troca-se o alimento, que antes era batata frita e hoje o prato é recheado de alimentos diversificados. Parecem bobeiras, mas não é, é a transformação nítida de uma criança em adolescente, são detalhes ricos, importantes, porque a cada dia nasce uma nova filha e assim como a cada dia é uma nova filha também deve a cada dia ser uma nova mãe, outrora mãe de bebê, depois mãe de criança e hoje mãe de uma adolescente com todos os conflitos, com toda a energia e com toda a intensidade de uma adolescente. 
Dramática, risonha, nervosa, alegre e triste, emoções oscilando a cada minuto e se deixamos passar despercebido os pequenos detalhes, nunca as acompanhamos.

Sou grata a Deus, pelo dia de hoje 07/08/13. Pelas observações que pude fazer e principalmente pelas filhas que tenho.
 
Se você é mãe/pai de adolescente acredite, vale a pena ficar atento aos detalhes, nossos filhos crescem e precisam do nosso olhar, principalmente na adolescência.


Por: Cristina Souza







Nenhum comentário: