quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Qual o sentido da Vida?

Quem já não se fez esta pergunta? Qual o sentido da vida? Por que estou aqui? O que tenho que fazer?
E hoje estou a me questionar... Qual o sentido da vida?

Ora estamos bem e felizes, ora caem os problemas e as tristezas. Qual o sentido disso?

E os que vivem entre alegrias e tristezas ok, mas os que vivem somente as tristezas e problemas?

Crescemos, nos casamos ou não, temos filhos ou não, trabalhamos, compramos e consumimos coisas, perdemos pessoas e coisas e tem momentos que tudo isso não faz sentido nenhum. Tem momentos que dá vontade que tudo acabe logo porque... continuar pra que?
Algumas religiões defendem que o sentido da vida é evoluir como pessoa, servir e se doar ao outro. Outras defendem que estamos aqui para adorar e crer  em Deus, fé. E por meio da fé servir ao outro. Então o sentido da vida é servir ao outro?

E se o "outro" não quer ser servido? Muitas e muitas pessoas não aceitam ajuda, seja por comodismo, seja por orgulho seja lá pelo que for... não aceita, e olha que tem gente que tenta empurrar ajuda, mas o outro quer ficar como está. Então a vida perde o sentido?

Algumas correntes defendem que o sentido da vida é ser feliz?

?

Ser feliz com o que? Coisas? Compramos coisas e logo já desejamos comprar outras, então nunca se está feliz, fica-se feliz por algum momento.

Ser feliz com o que? Pessoas? Mas só ficamos feliz se o outro faz o que quero da forma que quero e no tempo que quero, e o outro tem vida própria e desejos próprios, assim não nos faz feliz. Só em alguns momentos, e sempre que entramos em estado de tristeza, tem haver com o que o outro fez ou deixou de fazer.

Ser feliz com a fé? Então felizes são aqueles que trabalham e vivem para e pela fé? Padres, Pastores, Freiras que vivem a fé em tempo integral. E eles não ficam tristes? Sim, mesmo que com a dor do outro.

E ai? Qual o sentido de crescer, trabalhar, estudar, se relacionar, ter filhos, ter coisas, ter conhecimentos, e depois ir embora, alguns mais cedo outros tarde demais.

Ainda assim parece não ter sentido algum.

Mas já que é para viver, sem ter outra opção, então vamos nos relacionar, vamos estudar, trabalhar, ser pais, tios, avós; ser profissionais de sucesso, vamos Ser e Ter... Ser e Ter.... Ser e Ter e já que não tem outra opção vamos Ser feliz e ter alegrias, as tristezas? Lidamos com elas, colocamos novos objetivos em cima delas, fazemos terapias para dribla-las e vamos... porque o sentido da vida é continuar a viver enquanto é possível.





Por: Cristina S. Souza
Psicóloga Espaço Crescer Psicologia
Facilitadora Constelação Familiar
Ministrante do Curso de Hipnose Clinica

Nenhum comentário: