terça-feira, 12 de julho de 2016

Não estou sozinha

Quando minha mãe faleceu, no mês de fevereiro deste ano (2016), senti uma sensação horrível de orfandade. Escrevi sobre isso e desde então tenho repetido a frase:
_ Estamos sozinhos no mundo.

Para ajudar, três meses depois me separei e reforçou a sensação de que estou sozinha no mundo e comecei a escrever e refletir sobre ser só.

Mas a vida é tão sábia que começou a me mostrar que NÃO, não somos sozinhos no mundo.  E dentro das últimas experiências tenho duas reflexões:

A primeira é que nunca recebemos de quem esperamos, algumas pessoas que considero importantes na minha vida, nunca sequer me mandou um simples whats perguntado: Você está bem? Nunca me ligaram, ou deram uma palavra de conforto. Mas ok, meu objetivo aqui não é julgar, também não costumo ficar presa nas decepções e entendo que cada um dá o que tem e muitos não têm nada para dar. (e você pode pensar: e isso não é julgamento? rsrs).

A segunda reflexão é que existem muitas pessoas especiais neste mundo, graças a elas nunca estaremos sozinhos. Conto aqui minhas experiências com estas pessoas especiais:

1. Estava no processo da separação e uma amiga estava envolvida com questões profissionais, outra com novo amor, a outra com saúde... enfim... do nada chega a seguinte mensagem:
_ Cris você está bem?
_ Porque? respondi - rsrs mania de psicóloga, responder uma pergunta com outra
_ Porque estou sentindo que você não está bem. Quer conversar?

Siiiiiiiiiim, era tudo que eu precisava naquele momento, uma amiga para conversar e este anjo percebeu que eu estava precisando dela e ela estava ali para me oferecer seu colo. E a ela minha profunda gratidão.

2. Fiz uma viagem de 10 dias, com meu irmão fui para a cidade dos meus pais onde moram nossa família e advinha.... muito carinho, muito amor, muita dedicação, risadas, alegrias e festas. Foram 10 dias simplesmente perfeitos, recebemos tudo que precisávamos para nos reestruturarmos pós perda. Aqui deixo minha gratidão aos tios. tias, primos, primas, amigos, amigas... melhor parar por aqui rs

3. Neste final de semana conheci pessoas maravilhosas, presente de Deus. Carinho, admiração, atenção, bom papo e terapias não faltaram.

As amigas que estavam ocupadas, em seu tempo foram voltando e quando uma não está presente a outra está e assim fui me dando conta que menti, não estamos sozinhos no mundo, Deus sempre providencia pessoas especiais para estarem ao nosso lado, na alegria, na tristeza, na saúde e na doença, na riqueza e na pobreza.

Quando nos permitimos as pessoas se aproximam e oferecem o seu melhor e assim podemos receber e oferecer também o nosso melhor, cultivando as relações seja entre amigos ou família.

Deixe vir quem quer vir e quem pode vir.

Quanto às minhas teorias, se até FREUD que é o Gênio refez as suas e Bert Hellinger ainda hoje reinventa, eu uma simples mortal posso fazer e desfazer as minhas. Afinal é assim a vida, DINÂMICA.

E as grandes surpresas não param por ai, as filhas se tornam companheiras e o ex marido se torna amigo.

Quem está sozinha? Eu? Não, não estou, tenho pessoas muito especiais perto de mim e a todas estas minha profunda gratidão.
E a Deus, obrigada por me fazer perceber que tem muita gente no mundo para ficar sozinha.


Por Alzira Cristina Silva - (Cris)  Psicóloga Clínica


https://youtu.be/OE2boJnrVfk





Um comentário:

Unknown disse...

Siiimmm....não estamos só!!! Foi como foi!!! :)