sábado, 30 de julho de 2016

Relação mãe & filha – transformando dor em saúde

Hoje estou particularmente tocada pelo  relato de uma mãe. 

Recebemos em nossos consultórios queixas relacionadas a esta relação, mãe e filha. Adultos que sofrem sequelas de uma mãe que foi fria, dominadora, distante, indiferente, entre outras características.

Adultos que sofrem carências por toda vida por não ter recebido o amor da forma que esperava, em cima desta falta constrói seus relacionamentos de forma vazia, insatisfatória e indiferente.
Sabe-se que nos consultórios chegam as mais variadas queixas e problemas mas o mais constante são insatisfações nesta relação. Falo de mãe e filha pois esta queixa parte mais de pacientes mulheres, homens raramente traz esta relação como causa de seus sintomas. Ao menos, em meus 14 anos de atendimentos, é o que observo.

Vejo mulheres destruídas emocionalmente, com baixa auto-estima, sem sucesso profissional e financeiro porque a mãe não soube elogiar, estimular e apreciar enquanto criança e adolescente.
Vejo mulheres que se casaram cedo para se livrarem de uma mãe austera.

Vejo mulheres que não sabem ser mãe carinhosa, presente e afetiva porque não tiveram essa referencia e assim passa-se de geração em geração uma linhagem de mulheres frias com suas filhas.
Vejo mulheres que tiveram suas vidas marcadas por mães que eram afetivas com os filhos homens e frias com as filhas mulheres, vitimas de preconceitos e machismo de uma cultura e sociedade.

Vejo mulheres que quando tiravam uma nota máxima na escola a mãe dizia que não fazia mais que a obrigação, apagando o brilho nos olhos e o sorriso de uma menina feliz por ter ido bem na prova.
Mães que ensinaram suas filhas a não confiarem em homens, pautadas em suas experiências, sendo submissas e tendo que suportar humilhações, traições, etc,

Sim, grande parte de nossas clientes/pacientes trazem como causa de suas queixas uma relação materna prejudicada e por outro lado temos aquelas filhas que mesmo constituindo família não saem da barra da saia da mãe, ficam apegadas demais e assim não ficam presentes para marido e filhos, também relações em que o amor demasiado prejudica o presente e consequentemente o futuro.

Hoje, vejo transformações, e voltando ao relato que ouvi citado acima, uma mãe cuja filha era fria, distante e julgadora, após algumas sessões de terapia e uma constelação familiar, transformou. A cliente esta encantada com as mudanças que ocorreram em sua filha, na relação das duas e pergunto: você consegue imaginar que passaram anos, muitos anos em uma relação ruim e após um trabalho de Constelação Familiar tiveram suas vidas transformadas?

Imagine quantas pessoas podem se beneficiar com este método de terapia.

Nas Constelações substitui-se julgamentos por entendimento e aceitação, carências por gratidão, pulsão de morte por vida.

Todas as bases das Constelações são teorias da Psicologia, um método que pode ser utilizado pelo Psicólogo segundo informações obtidas no CRP-SP.

Quer conhecer e/ou usufruir deste método? Participe dos nossos encontros.

Deixo abaixo links com informações sobre o método, workshops e cursos.


Os workshops você pode acompanhar pelo facebook e páginas

A maior gratificação para um Psicólogo é ver o sorriso nos lábios de seu paciente, ver o brilho no olhar e ver que a vida segue diferente, nova, feliz. 

O maior reconhecimentos são as indicações que esses pacientes que se transformaram fazem, trazem os amigos, os parentes, os amigos dos amigos e assim seguimos com nossa profissão a serviço da vida. 

Por Cristina - Psicóloga e Facilitadora em Constelações Familiar/Organizacional/Individual/Sistêmica
Alzira Cristina da S. Souza  - CRP 71.699
Whats: 99361.8423




Nenhum comentário: