segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Esse cara sou eu



Esse cara sou Eu – música de Roberto Carlos

Gosto muito desta música. 
Quando uma adolescente, de qualquer geração, qualquer década, pensa ou pensou em um príncipe encantado, normalmente ela pensa em um cara que pensa nela toda ora, que conta os minutos para estar com ela, um príncipe que fale que a ama...
A grande maioria das mulheres sonhou em ter um amor assim, um namorado e até um marido com este perfil, vejo nas redes sociais que esta música tem incomodado as “meninas”. Fato que me estimulou a refletir sobre o assunto.


Este cara existe?
Confesso que são poucos e raros, mas sim eles existem. E acredito que o número de “caras” poderiam crescer se houver sabedoria no relacionamento. Para a existência deste perfil é necessário que haja um envolvimento e empenho dos dois, homem e mulher, parceiro e parceira. Só um não consegue alimentar as características de um cara perfeito, muitas vezes o mal ou ruim estraga o que é bom, como cobranças, brigas, intolerâncias e inflexibilidades. 
Podemos pensar no equilíbrio entre o dar e receber, que Bert Hellinger defende em Constelação familiar. Se dou amor, carinho, compreensão e presença a tendência é que o receba na mesma quantidade e intensidade.
O problema é que nos casais um aponta o dedo para o outro e esquece de olhar o EU. O que eu dou enquanto parceira para receber o que recebo?


O cara está na sua casa e você não vê.
Muitas mulheres se prendem às fantasias, às imaginações e ficam esperando encontrar uma grande paixão. Cria uma ilusão e acredita, passando a viver esta ilusão. Começa a cobrar do parceiro que se torne aquele por quem ela se apaixonará, e isso não é possível porque a sua paixão é uma ilusão, algo criado na sua mente baseado em filmes e novelas românticas, que levam algumas mulheres a acreditar que a paixão existe e que é possível aparecer um Richard Gere, Tom Cruise, Taylor Lautner, Robbert Pattinson, entre outros, em sua vida.
Quando envolvida nestas ilusões não percebe que tem em casa, ao seu lado, um cara que a ama, está presente, realiza seus desejos, etc. E passa até a maltratar, porque olha para ele e não vê os personagens dos quais espera.

Denegrir o cara
Vi uma postagem no facebok que denegria totalmente o cara do qual a música se refere, dizia que é um cara possessivo, agressor, ciumento, etc. etc. etc.
Só posso pensar que, quem fez esta analise tem uma frustração muito grande em relacionamentos. Muito além de não acreditar no amor deve fugir dele com todas as forças. Alguém que criou defesas contra o amor e se defende para não se frustrar, decepcionar e sofrer. Como uma parede que a separa da possibilidade de se aproximar de um cara desse e se enganar. Melhor é não acreditar e não sofrer que pensar na possibilidade de existir e se deparar com a realidade e sofrer, é a crença de algumas mulheres.

Esse cara não existe
Esse é o comentário mais comum. E mostra o quanto os casais estão decepcionados em seus relacionamentos, o quanto se distanciam um do outro.
Quando se casam estão encantados e apaixonados, na medida que os problemas vão surgindo, despesas, filhos, educação de filhos, dificuldades financeiras, envolvimento da família, etc. faz com que o foco do casal, (amor, companheirismo, parceria, carinho, afeto) se perca, e onde fica o “na alegria e na tristeza, na saúde e na doença”? Se perde e se perde “o cara”.

Até onde a mulher se permite ter o cara?
Hoje a mulher é tão independente, dona de si, controladora e dominadora. Hoje a mulher SE BASTA. E sendo assim, claro, não dá pra aceitar o cara.
Para este cara existir é necessário que a mulher permita, aceite e receba seus cuidados e carinhos, se ela se basta, ela não precisa de um homem que seja presente.

Enfim...
É claro que, quem tem o cara não divulga.
O cara pode estar ao seu lado e você não percebe, pode já ter passado pela sua vida e você nem viu, pode estar no seu futuro e você não acredita.
Para ter o cara você precisa ser a mulher, que merece e se sente merecedora, que aceita receber e se propõe a dar na mesma proporção, que acredita na beleza da vida e do amor.
Deixar as marcas do passado de lado, as mágoas, perdoar seja o que for que aconteceu, e se abrir para o novo, para o melhor, para o amor.

Por: Cristina S. Souza - Psicóloga


Letra da música:

O cara que pensa em você toda a hora
                                   
Que conta os segundos se você demora
Que está todo o tempo querendo te ver
Porque já não sabe ficar sem você
     
E no meio da noite te chama
Pra dizer que te ama
Esse cara sou eu

O cara que pega você pelo braço
Esbarra em quem for que interrompa seus passos

Que está do seu lado pro que der e vier
O herói esperado por toda mulher
      
Por você ele encara o perigo
Seu melhor amigo
Esse cara sou eu

O cara que ama você do seu jeito
Que depois do amor você se deita em seu peito
Te acaricia os cabelos, te fala de amor
Te fala outras coisas, te causa calor
De manhã você acorda feliz
Num sorriso que diz
Que esse cara sou eu
           
Esse cara sou eu

Segunda Parte:

Eu sou o cara certo pra você
Que te faz feliz e que te adora
Que enxuga seu pranto quando você chora
          
Esse cara sou eu
             
Esse cara sou eu

Terceira Parte:

O cara que sempre te espera sorrindo
                                            
Que abre a porta do carro quando você vem vindo
                             
Te beija na boca, te abraça feliz

   Apaixonado te olha e te diz
Que sentiu sua falta e reclama
      
Ele te ama
             
Esse cara sou eu
             
Esse cara sou eu
             

3 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

pode não existir homem assim, mas o que toda mulher quer é um homem assim, mas não conta pra ninguém por inveja, fofoca, humilhação e etc...

Unknown disse...

Existe sim Adriana, homem assim. Mas até chegar lá tem um longo caminho a se percorrer. Obrigada pelo comentário. Abraços