quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Amor Proibido



Estive vendo alguns filmes nos últimos tempos, filmes como Pássaros Feridos, As pontes de Madisson, Perdas e Danos, sem esquecer também Proposta indecente, entre outros.
Vejo nos filmes e vejo na vida, amores que vêm e que vão.
Relacionamentos que iniciam e se perdem no meio do caminho, seja por um ou outro motivo.

Um amor proibido é fonte de sofrimento. Muitos já viveram uma experiência assim, amar e não ser amado ou amar e não ser permitido amar.

Os filmes, as novelas, os romances retratam as histórias da vida, a diferença é que na maioria das vezes estas histórias acabam bem e na vida real a maioria acaba em dor e sofrimento.

Amor proibido pode existir de diversas formas e fontes:
-       Amor adolescente
-       Amor platônico
-       Amor com incompatibilidade de gênios
-       Amor à distancia
-       Amor de primos
-       Amor impossível por diferenças financeiras
-       Amor impossível por relações estáveis
-       Amor homossexual
-        Amor enlutado

Amor adolescente 
Muitos jovens se apaixonam e são impedidos de viverem este amor, são podados em sua juventude, por crenças ou valores, ainda comum em famílias tradicionais, talvez raros mas ainda existe. Pode ser pelos pais, pelos próprios amigos, pela vergonha ou timidez. Também pela inexperiência e imaturidade, mas comum é que amores de adolescentes não prevaleça por algum destes ou outros motivos, causando dor na separação ou nem separação há porque não houve relação.
(Romeu e Julieta)

Amor platônico 
Já falei deste em outros artigos, é o amor em que um ama, ama com um profundo sentimento e entrega, mas o outro, nem mesmo sabe da existência deste amor e as vezes nem sabe da existência da pessoa. E o que ama sozinho sofre, pois nem mesmo é visto pelo seu amor. Dói no coração e na alma.
(O casamento do meu melhor amigo)


 Amor com incompatibilidade de gêneros 
Ambos se amam, muito mas não conseguem se entender. Muitas brigas, discussões, ciúmes permeiam este amor. Para este tipo de relação, serve a metáfora da plantinha, que precisa de cuidados, nesta relação, as muitas brigas, por situações insignificantes, vai matando o sentimento, matando o amor, deixa como sequela a dor e a mágoa. Muitas vezes por muito pouco.
(Separados pelo casamento)

Amor à distancia 
Um em São Paulo e o outro no Sul, ou seja qual for a distância, pode ser causa de sofrimento tornando um amor impossível. Alguns até sobrevivem à distância mas a grande a maioria não. Tocar, beijar, falar e olhar nos olhos são alimentos fundamentais para alimentar o amor, se não há alimento morre o amor.
(Noites de Tormentas)


Amor de primos 
Preconceitos ainda permeiam este tipo de relação, medos de filhos com problemas ou saber muito da vida do outro fazem com que famílias rejeitem o amor entre primos. Este tipo de relacionamento é visto como ruim, como incesto e muitos casais não conseguem vencer a força de uma família para viver este amor.
(Primo Basilio)



 Amor impossível por diferenças financeiras 
Um é pobre e outro é muito rico, vem de berço. Comportamentos, gostos, atitudes, vestimentas, etc. podem sim ser um grande impedimento para um relacionamento onde a diferença financeira é muito grande. 
(Uma Linda Mulher)

Amor impossível por relações estáveis
Amar alguém que já tem um relacionamento estável. Dificilmente um casamento acaba ou se desfaz por um outro amor. O casamento envolve famílias, filhos, investimentos e anos de dedicação, empenho e envolve uma história. E isso tudo é muito forte, difícil de se romper. Embora hoje seja comum os divórcios, mas também é comum manter um casamento a qualquer custo.
(Proposta indecente)


 Amor homossexual 
Muitos se descobrem homossexual mas persiste em manter uma relação heterossexual para evitar dor e sofrimento. Ou prefere se manter sozinho. Abre mão por vergonha, preconceitos, pela família evitando um grupo de dores e causando outras dores, de amor.
(O Segredo de Brokeback Mountain)



Amor enlutado 
Quando um morre, vai embora cedo e deixa o outro com uma profunda dor. Alguns nem mesmo consegue superar e decide ficar sozinho por toda a vida.
(Meu primeiro amor/ P.S eu te amo)



Seja como for o amor impossível causa dor e sofrimento e os filmes costumam retratar muito bem estes amores impossíveis. 
Quem nunca sofreu de amor? Quem nunca derramou  lágrimas por um amor impossível? 

Mas o importante é elaborar o luto e seguir, se permitir amar de novo. Porque um novo amor é sempre bom.
     Porque amar é viver.
     Porque sem amor não há vida.

E quando temos o amor verdadeiro, a alma gêmea, o amor que completa, o temos porque, possivelmente passamos por alguns amores impossíveis.

Então vale a pena amar.
 

Por: Cristina Souza - Psicóloga
Espaço Crescer Psicologia - (11) 3976.3838

Nenhum comentário: