quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Pilares do Equilibrio

Pilares do equilíbrio
 
Costumo pensar que temos alguns pilares, assim como uma construção te seus pilares, que são formadas por concretos, pedras e ferros para sustentar até mesmo o edifício mais alto, também somos nós humanos.

Nossos pilares são basicamente três: Fé, Família e Profissão.


Por Fé podemos entender nossa conexão com Deus, nossa entrega a Ele, nossa confiança Nele, seja como for e de que maneira estejamos, saber que Ele está lá e que podemos contar nossas dores, nossos infortúnios e nossas tristezas. Também podemos com Ele compartilhar nossas alegrias, nossas conquistas e até agradecemos por tudo que vivemos, de bom e até de ruim. Para alguns Deus, para outros universo ou algo maior. Para alguns o caminho até Ele é a igreja, a oração, a prece, para outros o caminho é por meios de outros ou de outras coisas. Aqui, para nosso psiquismo o importante é estar conectado com este Pilar, a Fé.

O segundo é a Família, e por família podemos entender para os casados, marido/esposa e filhos, mas também os pais, os irmãos, os cunhados, sogros, tios, primos, todos que convivem e que acrescentam uma boa dose de amor. É nestes que encontramos amor, carinho, compreensão, forças para nossos momentos ruins e é nesses que dividimos nossas alegrias, felicidades. Neste grupo posso incluir também os amigos, aqueles muito especiais que deixam até de ser amigos e passa a ser irmãos, sim eles estão neste grupo, família. Muitas vezes o parente de sangue não consegue alcançar a nossa necessidade e um amigo consegue, então amiga também esta no grupo de um dos pilares mais importantes.

O terceiro Profissão e Trabalho, sim é um pilar importante em nossas vidas porque é onde passamos a maior parte do tempo, é onde conseguimos nosso sustento, onde realizamos nossos sonhos no Ser e no Ter. Mesmo que esteja cansado, desestimulado mas é no trabalho que nos edificamos e quanto mais feliz for em sua profissão, maior será a força encontrada aqui. É aqui que testamos nossos limites, elaboramos, flexibilizamos, alternamos e treinamos nossos recursos internos e externos.

Manter os três pilares em pé é quase impossível, seria o equilíbrio, o ideal de vida.

O importante é saber que temos estes pilares porque quando um não está bem nos apoiamos no outro e assim conseguimos levar a vida, que às vezes não é tão fácil.

Esses pilares também se subdividem:
1.     Fé: Deus, Orações, Preces, Igrejas ou Templos, Irmãos de Fé, Leituras, Rituais, etc.
2.     Família: Cônjuge, filhos, pais, irmãos, amigos, etc.
3.     Profissão: emprego, trabalho, colegas, conquistas, salários, etc.

Quando algo não está bem em um dos nossos pilares, por exemplo, se o relacionamento com o cônjuge está difícil, ou se temos uma decepção com um filho ou filho com os pais, podemos no apoiar no outro pilar, ou dentro do próprio ou no outro.
Vamos imaginar uma situação:
Um dos filhos faz algo que decepciona os pais em seus ideais, o casal pode se apoiar um no outro buscando forças para superar a situação. Ou podem buscar forças na vida profissional, se dedicando mais, conquistando, mudando.

Se a vida profissional sofre um colapso, desestrutura o individuo, este pode buscar na família as forças necessárias para superar.

Somos portadores de recursos ricos, recursos internos que muitas vezes estão guardados no esquecimento da nossa alma, mas estão lá. E quando buscamos em nossos pilares apoios são estes recursos que acionamos.

Alguns recursos internos: segurança, autoconfiança, determinação, atitude, coragem, alegria, esperança, discernimento, flexibilidade, etc.


Em algum(s) momento(s) na vida utilizamos estes e outros sem perceber ou até mesmo consciente. Sabe aqueles momentos que falamos “nossa fui muito corajoso?” Ou “Gostei da minha atitude”, são estes que nos fazem lembrar que temos os recursos.
Sendo assim sempre que necessitar de algum, nomeie o recurso que precisa e lembre-se de um momento na sua vida que o utilizou, pronto ele está lá, pode utilizar.

Todos os Pilares doentes
Ocorre que as pessoas vão acumulando problemas, ou pequenos problemas, que começam em alguma área da vida, vai aumentando e se não cuidar começa a enraizar, como um câncer, e começa a tocar os demais pilares. Algumas pessoas chegam assim na Psicoterapia, na UTI. Outros, e muitos outros, nem mesmo estando na UTI procura ajuda.


Quando temos pelo menos um dos pilares estruturados temos uma fonte de recursos.

Estamos em uma época do ano em que as pessoas costumam ficarem mais sensíveis, carentes e passam por crises existenciais em um dos pilares de sustentação.
Ficar atento e buscar os recurso, dialogar, resolver, são formas de manter-se em pé diante da vida.

Se estiver difícil não hesite em buscar ajuda.




Por: Cristina Souza - Psicóloga

Nenhum comentário: