domingo, 13 de julho de 2014

O PODER DA MENTE



"Não quero ser artilheiro da Copa do Mundo, só quero o título", disse Neymar em entrevista.
O Neymar já falou que quer mesmo é ser campeão, que artilharia fica em segundo plano, mas a gente sabe o quanto isso mexe com os jogadores.
****************************************************************************************************************

O dia que vi esta entrevista do Neymar fiquei com medo, ele foi categórico quando disse "não quero ser artilheiro da Copa do mundo", na hora me perguntei: como se vence um campeonato de futebol? Com gols, certo? Se o cara que faz gols não quer ser o maior goleador então a copa está perdida.
Não quero de forma alguma culpar o nosso menino Neymar, muito provavelmente ele não tem consciência do comando que mandou para sua própria mente. Falamos coisas a todo momento sem perceber que cada fala, cada pensamento pode ser um comando inconsciente para a mente e ela busca caminhos para realizar o comando recebido.
O problema maior é que a tendencia é de realizar os comandos negativos e não os positivos, por este motivo precisamos:
  1.  Ter consciência que nossa mente tem um grande poder de realização
  2. Ter cuidados com o que pensa e com o que fala
  3. Saber que temos dois mecanismos que funcionam no nosso psiquismo: a consciência e o inconsciente.


  1.  Ter consciência que nossa mente tem um grande poder de realização.

Minha mãe sempre falou que "palavras têm poder", vim entender agora, depois de adulta e de estudar muito, entendi o que ela queria dizer. Quando afirmamos muitas vezes uma coisa, ou quando desejamos de verdade as coisas acontecem, as vezes não no momento em que queremos, mas acontecem. 
Não é a toa que hoje existem tantos trabalhos de coach, são trabalhos que focam diretamente o poder que nossa mente tem para alcançar metas e objetivos, quando há foco.
A Programação Neurolinguistica também conhece o poder da mente e suas técnicas são voltadas para soluções utilizando este poder, seja para re-significar um passado ou para construir um novo futuro.
A ideia deste artigo é que o leitor tenha consciência do poder que a mente tem, e existem inúmeras teorias que tentam explicar este poder: Ex: 
  • Quando pensamos em uma pessoa e esta liga ou aparece para uma visita. 
  • Quando temos medo de realizar uma prova ou entrevista e adoecemos no dia. 
  • Quando desejamos fazer uma viagem e esta acontece: 

Lembro-me, em 2010 conversando com uma amiga propus a ela que  fizéssemos  uma viagem para fora de São Paulo, um congresso de Psicologia. Logo depois ganhei uma viagem para um congresso da Igreja Presbiteriana Independente, fui para Recife por 5 dias. 
Estendi o meu poder da mente para meu carro, enviei tantas vezes o comando de uma vaga para estacionar, em qualquer lugar que vou, que hoje mesmo sem o comando a vaga está lá, e não só para mim, para os demais motoristas dele também.
                    2. Ter cuidados com o que pensa e com o que fala
Sabendo de tudo isso nos resta ter cuidado com o que falamos e pensamos. Como nosso menino Neymar que falou não querer ser o artilheiro da copa e o cérebro dele pode ter registrado como verdade absoluta e encontrou caminhos para isso acontecer. Também acontece conosco de falarmos coisas e nossa mente registrar. Podendo ser positivo ou não, recentemente vivi uma experiência sobre comando:

- Não gosto de academia. (repetia esta frase constantemente) - considerando que o cérebro não registra o não, segundo algumas teorias, o que ficou registrado em minha mente: Gosto de academia. Fazem 4 meses que entrei em uma, por insistência do meu marido e estou amando.

Algumas crenças que estão em nossa mente e que nos impedem de algumas realizações:
Dinheiro é sujo. Dinheiro não traz felicidade. Isso não é pra mim. Não consigo. etc.

Mudar pensamentos, crenças, aprendizagens pode ser um caminho para novos caminhos e realizações.

                     3. Saber que temos dois mecanismos que funcionam no nosso psiquismo: a consciência e o inconsciente.

Agora você pode se perguntar: Então Cris, porque você não é milionária? Porque não é famosa? Magérrima? ou qualquer outra coisa... e respondo porque temos dois movimentos um é a consciência e outro o inconsciente. E é exatamente ai que se encontra o poder da mente, na mente inconsciente. É por isso que desejamos algo e conseguimos o oposto do que desejamos, porque a consciência quer A e o inconsciente quer B. Duas forças, um conflito e vence o mais forte, os desejos do inconsciente.

essa imagem nos retrata bem este mecanismo e seu funcionamento.
5% é consciência: tudo que temos consciência no momento, tudo que pensa, vê, percebe, lembra.
95% todo o resto: história, lembranças, traumas.... tudo que não esta na consciência esta no inconsciente, seja em um nível mais raso, acessível ou mais profundo. Sempre que há um desejo consciente, há um desejo inconsciente. Mas é uma briga, injusta, um conflito.
Vamos para nosso menino novamente: quando ele diz que não quer ser artilheiro,  na reportagem ele fala que faz parte de um time e que seu desejo é que o time seja campeão. 

Desejo consciente: quer ser campeão e não artilheiro
Desejo inconsciente: não quer ser melhor que os outros.(devido a sua humildade- qualidade e virtude).

5% X 95% quem vence? O desejo inconsciente, sendo uma das funções do nosso inconsciente: realizar desejos.
Outro exemplo: J. tem uma entrevista, quer muito aquele emprego, e no dia amanhece doente.
Desejo consciente: quer o emprego, precisa dele.
Desejo inconsciente: tem medo do novo, esta inseguro, não acredita em si então o desejo é: não conseguir o emprego. 
A mente busca um caminho, adoecer.

Tornando-nos assim sabotadores de nós mesmos. 
Quanto mais trouxermos para a consciência nossos impedidores inconscientes mais perto ficamos de realizar nossos sonhos e desejos.

Por: Cristina S. Souza
Psicóloga Clinica





3 comentários:

Anônimo disse...

Muito interessante! Júnior Van Basten

Unknown disse...

Grata Junior, muito bom receber seu feedback. Abços

@@& disse...

Muito complicado viver nesse duelo de desejos inconsciente e consciente. Quem escolhe afinal?