sábado, 12 de julho de 2014

Onde está o Homem perfeito?

Há uns anos, antes de existir blogs e facebook, fiz muitas reflexões e estudos sobre relacionamentos e montei um trabalho para encontro de casais sobre perfis diferentes de parceiros.
Foquei minha atenção em dois perfis especificamente, o que nomeei de Richard Gere e o Roberto Justus. Claro que tudo que for falado é apenas uma referencia e não uma realidade destes dois personagens públicos, são projeções que eu e muitas mulheres fazem. Sendo o Richard o parceiro bonzinho e o Justus o parceiro frio.
Existem muitos outros perfis, claro, o D. Juan, o popular, sendo o D. Juan aquele sedutor que vivi rodeado de mulheres e o Popular aquele que tem muitos amigos, e  os amigos são mais importantes que a namorada/parceira.
Portanto neste artigo o foco será nos dois primeiros.
 este perfil é aquele homem carinhoso, atencioso, presente, amoroso, companheiro, parceiro e cúmplice. O homem que toda mulher sonha em ter. Aquele que leva o café na cama, lembra todas as datas comemorativas, conversa, e troca qualquer coisa, até futebol para estar ao lado da amada.
Perfeito? Só que não é...
 este perfil, determinado, provedor, firme, seguro, protetor, Aquele que toda mulher sonha em ter porque se for trabalhar é porque quer, terá a oportunidade de cuidar dos filhos, realizar viagens, ter poder de compra, ter uma casa linda e não passar vontades e muito menos necessidades, porque este perfil é principalmente, provedor. Perfeito? Só que não é....




Prós
Contras
Richard
Amoroso
Carinhoso
Presente
Romântico
Intuitivo....

Realização profissional 0
Realização financeira    0
Insegurança
Falta de confiança
Sonhador...
  
Justus
Provedor
Determinado
Seguro
Cuidador....

Frio
Indiferente
Ausente
Ocupado ....


O perfil Richard normalmente não tem sucesso profissional e consequentemente financeiro, são homens que precisam da ajuda financeira da mulher, em muitos casos a mulher é a provedora da relação. São perfeitos companheiros mas o fato de ter que trabalhar para sustentar a casa faz com que a mulher perca o encanto. Já o Justus, é grosseiro, por trabalhar demais e oferecer tudo que o dinheiro pode pagar para a família, acha que já da o suficiente e precisa de paz (sinônimo de distancia da esposa e dos filhos). Deixando a mulher carente de amor, atenção e carinho.

Certa vez, em um curso, um professor comentou que não entende as mulheres, se o cara é carinhoso, atencioso, dedicado ela quer um cara determinado, decidido, seguro; também o contrario acontece, quando tem um marido que é determinado, seguro, provedor, quer um cara carinhoso, atencioso. E disse ainda que é impossível ter todas as características em um mesmo homem.

Eu acredito que é difícil mas não impossível. É uma tendencia natural ser deste ou daquele jeito, portanto quando a forma de agir atrapalha a vida, a família, a profissão é possível transformar alguns comportamentos. É possível encontrar um equilíbrio entre todas as forças, sempre tenderá um pouco para um ou outro perfil, mas o equilíbrio é necessário e possível.

O importante é sabermos que se temos ao nosso lado alguém com determinado perfil, não adianta cobrar que seja diferente sem muito diálogo ou até mesmo uma ajuda profissional.

Mapas 

Também entender que cada pessoa tem um jeito próprio de funcionar, e este jeito é formado por uma herança genética somada a uma história de vida que constitui, o que a PNL chama de mapa, sendo que cada pessoa tem um mapa diferente da outra, assim como as cidades, não há mapas iguais.
Para entendermos melhor segue um exemplo:
- fui uma criança extremamente mimada, e uma das formas de mimos que recebia era por meio de presentes, ganhava presente das irmãs que eram mais velha que eu 15/16 anos, dos namorados delas, dos pais, tias, tios, etc. e para ajudar, outubro dia das crianças, novembro meu aniversario e dezembro natal, então vivia ganhando presentes.
-meu marido conta que em sua história  e na formação do seu mapa teve dois presentes: um que ganhou no natal da empresa do pai e um que ganhou do padrinho.
- quando nos casamos veio o choque, eu esperava presentes porque estava acostumada e ele não dava presente porque nem sabia o que era isso. Com muita conversa, dialogo este comportamento mudou.

Aplicando isso aos perfis citados acima: se seu parceiro é Richard ou Justus, o importante é observar o que ele tem de melhor e entender que ele vem de uma história de vida e de pais que contribuíram para se constituir como é; os dois perfis têm seus prós e o que tiver de contras pode ser melhorado com diálogos, exemplos e ajuda de um profissional dependendo a gravidade da situação.

Quando há amor, seja qual for a situação que está passando é possível reverter, melhorar e ser feliz.



Por Cristina Souza
Psicóloga Clinica

Nenhum comentário: