sexta-feira, 15 de maio de 2015

Cuidado!!! Fazer Psicoterapia é muito perigoso!

Ando em um momento de consultório em que várias pessoas que acompanho estão em processo de alta (parar a Psicoterapia). Fato que me inspirou a pensar ....
                                                                         Reflexões....



Fazer psicoterapia é muito perigoso, algumas pessoas fogem de Psicólogos como o diabo foge da cruz. Não querem nem ouvir falar na possibilidade de sentar-se em frente a um.

Eles estão certos, porque fazer psicoterapia é igual a fazer diferente.







Mudanças

Claro.... o maior perigo neste processo são as mudanças, quem faz psicoterapia MUDA. Muda visão de mundo, muda pensamentos, sentimentos e consequentemente comportamentos. 

Muda para melhor. 
Muda do estado "só tenho problemas" para o estado "sei resolver meus problemas". 
Muda da tristeza para alegria.
Muda do impossível para o possível. 
...

Perigoso porque vivemos nas relações um movimento de retro-alimentação, sabe aquela frase popular "eles se merecem", é verdade, as pessoas se completam, como em uma dança, se movimentam em um mesmo ritmo e até são necessárias uma à outra. 

Exemplos:
Um marido agressivo tem esposa passiva.
Um irmão extrovertido tem irmão introvertido.
Uma amiga que tem sucesso profissional tem uma amiga que não consegue se colocar no mercado.

E assim um precisa do outro... como se um fosse sombra do outro. No Processo Psicoterapêutico encontramos o equilíbrio emocional e pessoal, em alguns momentos temos raiva e em outros passividade, em algumas coisas  sucesso e em outras não e assim vamos nos apossando de nós mesmos e o outro deixa de ser uma necessidade e passa a ser uma escolha.


Mas ... é mais grave que isso fazer Psicoterapia.

Aquele funcionário que não consegue sucesso profissional pode se deparar com as possibilidades de crescimento interno e consequentemente externo, começa a fazer mudanças rumo às conquistas, muda rotina, muda pensamentos, valores, *crenças, etc. e alguns se incomodarão com as mudanças e começam a se afastar: um chefe inseguro, uma amiga invejosa, um parceiro(a) ciumento(a).  E o grande perigo é este, perder as pessoa que de forma inconsciente, alimentava. 
*quando falo crenças quero dizer crenças limitantes do tipo "dinheiro é sujo", homem não presta"....

Aquela mãe que tem um filhinho de 40 e poucos anos, que não consegue se firmar em emprego nenhum e a mamãe da um dinheirinho para ajudar. Quando esta mãe vai fazer Psicoterapia percebe que na verdade, não estava ajudando o filho e sim atrapalhando a sua vida, pronto, acabam os benefícios e o moço vai ter que se virar. Um perigo, porque primeiro ele vai ficar com raiva, depois vai fazer chantagem emocional enquanto a Psicoterapia vai dando suporte para a mãe até que ele entende que precisa dar um rumo na sua vida e depois de um longo ou curto tempo (depende da dinâmica de cada um) todos ficam bem, filho feliz porque cresceu e mãe em paz por ver o filho bem. 

Aquele casal que não tem mais vida, vivem como irmãos e amigos,  sequer brigam. Um vai fazer psicoterapia e começa a perceber o movimento do casal, começa a se incomodar e fazer cobranças, muda o comportamento, se veste melhor, começa a dar mais atenção para questões profissionais, passa a perceber que tem gostos, vontades e desejos. O outro? .... ah é, o outro....

Se estiverem em uma dança sincronizada o outro também vai se movimentar, como reflexo um do outro, pode gerar brigas mas "caos gera solução", pode gerar desconfortos, medos, inseguranças mas como resultado final este casal pode voltar a ser casal, volta a ter vida, homem e mulher, macho e fêmea. E os filhos (se tiverem) ficarão muito mais felizes e seguros vendo os pais bem.

O outro que não quer dançar junto pode causar separação. E que possam ser felizes cada um em seu caminho.

MUDANÇAS
É este o grande perigo, fazer Psicoterapia é também fazer mudanças. O perigo é para aqueles que não querem mudar, que se acomodam em seus lugares e vivem empurrando a vida com sacrifícios. O que não tem problema nenhum, são escolhas e todos nós temos o direito de fazermos escolhas. Mas quando as coisas tiverem muito ruim apenas devemos lembrar que é escolha e não murmurar ou tentar culpar o outro pelas nossas dores e sofrimentos. 

Todo sistema tem o que chamamos de "bode expiatório", que é aquele que tem problemas, seja na família ou em uma empresa, e todos os olhos e dedos são voltados para ele; fazer psicoterapia é sair desta função e os outros quando não tem pra quem apontar o dedo se vê obrigado a se olhar.

Resultados

Àqueles que querem mudar.... é indescritível a sensação para um Profissional ao ver o seu cliente/paciente, que um dia chegou na dor e após algum tempo se depara com a transformação:  olhos que  brilham,  boca que sorri,  relacionamentos  saudáveis,  luz que irradia alegria....

Bem.... desculpem a empolgação .... mas tenho vivido isso nos atendimentos, esta sensação indescritível com alguns que estão há algum tempo em PSICOTERAPIA. 




Por: Cristina S. Souza Psicóloga







Nenhum comentário: