quarta-feira, 13 de maio de 2015

Sobreviver - Direito ou obrigação?


Ela tinha um lugarzinho especial, na mudança do Espaço Crescer,  foi colocada em frente à porta balcão que dá saída para varanda, algum tempo depois ganhei uma Pata de Elefante que precisaria ficar em um local com luz sem sol, Ela foi para um novo lugar e reclamou, por algum tempo ficou murcha, suas folhas foram amarelando, algumas caíram e até parecia que ia morrer. 
Puxei um pouco pra cá, depois empurrei pra lá com o pensamento: "vamos tentar mais um pouco". Por motivo de saúde me ausentei por duas semanas e quando voltei lá estava ela, toda pomposa e linda, até flor tem para abrir. 


E fiquei a pensar: não é assim a vida? Ou morremos ou sobrevivemos?

Ela optou por sobreviver e já que tem que sobreviver que seja com toda a beleza possível, com seu verde impecável, com suas folhas grandes e com novas folhas nascendo.

Quantas vezes a vida nos arranca de nosso lugar confortável, conhecido e nos joga em um lugar qualquer? 
Quantas vezes nos tiram o sol e nos deixam na sombra? 
E nesses momentos parece que a morte é certa, talvez não morte de vida, mas morte de amor, esperança, alegria, etc. 

E com o tempo aprendemos a nos acomodar no novo, contorcendo, arrancando algumas coisas velhas e colocando novas aprendizagens, novas esperanças, novos momentos e nova vida. 

Sobreviver pode não ser tão simples, mas se como ela, optarmos por viver melhor já que não tem opção, de certo que a vida será melhor e logo o novo se torna comodo novamente e logo... a vida vem e nos tira e nos joga em outros lugares, com outras pessoas, outras coisas, novos momentos, e assim vamos nos re-arranjando e criando novas formas, novos jeitos, novas vidas. 

Fiquei feliz por Ela ter se re-arranjado neste cantinho, de certo que ficou belo o lugar e lá ela é exclusiva. 

Assim... nos re-arranjando também sempre estaremos sendo exclusivos com e para o novo.


Por: Cristina S. Souza - Psicóloga

Nenhum comentário: