quarta-feira, 29 de julho de 2015

A importância dos amigos


Sabe-se que amigos são importantes. Embora essa necessidade pareça ser para crianças e adolescentes, engana-se quem pensa assim. Os adultos, homens, mulheres, casados ou não, também precisam dos amigos.

Quando nos casamos ou unimo-nos a um parceiro,  ouvimos a frase "agora dois são um" ou "vivem em uma só carne". Me pergunto: como duas pessoas podem ser uma só? Impossível. Uma pessoa pode até ser duas, três, várias, mas duas não podem ser uma.

Cada um tem sua identidade, personalidade, individualidade, etc. Portanto vê-se casais que acreditam mesmo que são um só,  um não faz nada sem que o outro esteja presente ou que o outro permita e concorde. Alguns nem pensam na possibilidade de fazer algo sem o outro e assim não sobra nenhum espaço para os amigos.

Alguns casais agem assim por acomodação, por costume e até por gostar da companhia um do outro, mas algumas pessoas fogem dos amigos por ciúme e/ou insegurança do outro.

Necessidade de ter amigos

Homens e mulheres têm característica diferentes. Por exemplo a mulher tem fama de falar demais, gostar de passear em shoppings, realizar compras, etc. já homens gostam de assistir futebol, ver filmes de ação, ficar centrado ou focado em uma atividade. Quando juntos, essas tarefas são difíceis de realizar e para faze-las alguém sempre abrirá mão de algo.

Essência: a mulher tem essência feminina, mas também tem uma parte de seu ser com essência masculina; sua parte masculina é aquela que a faz levantar para ir ao trabalho, ter atitude, foco, etc. No homem a parte feminina é aquela que o faz ser amoroso, carinhoso, criativo, etc.

Conviver com os amigos traz benefícios:

Quando a mulher está com as amigas pode falar ou melhor tagarelar a vontade, fazer fofocas, ver vitrines, fazer compras, enfim... coisas de meninas. E assim alimentar a essência feminina.

Quando o homem está com os amigos pode falar palavrões, ver esportes, fazer fofocas de homens, falar de mulheres (sim, porque não?), enfim... coisas de meninos. E assim alimentar a essência masculina.

E vão alimentando suas essências com os amigos. E quando se encontram, o casal, homem x mulher, macho x fêmea, se encontram inteiros.
Resultado de imagem para casal

Depoimento:
Sei que não é fácil, vivi anos da minha vida tendo meu marido como TUDO, inclusive como amiga. Achava que ele me completava e era suficiente para minha vida. Até que fui participar de um encontro que trabalhava nas mulheres as energias femininas e nos homens as masculinas e lá aprendi que precisava ter amigas.
Mas não tinha, pelos anos isolada com o marido, filhas e família perdi todas. Foi um longo caminho até formar novas amizades. Hoje almoços, passeios, cafés e cinemas são rotineiros e o rol de amigas vêm aumentando.
Torço de verdade que o marido vá para academia, pescar, jogar e que faça também um circulo de amigos.

Assim ele não precisa ouvir minha "tagarelação" porque eu tenho as amigas para ouvir-me e eu não preciso ir pescar.

Ninguém é dono de ninguém, cada um tem sua própria individualidade e precisa dos momentos para alimentar esta individualidade. Respeitar-se e respeitar o(a) parceiro(a), em suas escolhas, também é um excelente alimento para o casamento.

Sem contar que amigos é tudo de bom: com eles rimos e choramos à vontade.



Por: Cristina S. Souza - Psicóloga

Nenhum comentário: