quinta-feira, 23 de julho de 2015

Em tempos de Crise - Movimento


Estou observando e acompanhando algumas situações que me fizeram pensar este tema.

Nosso País esta em crise econômica e financeira, gerando desconfortos, angustias, desesperos e consequentemente aumentando o descrédito e a baixa auto-estima da população. 

Posso afirmar que não mudaremos nossos políticos com a rapidez que gostaríamos, não mudaremos as situações econômicas, de educação e segurança agora, mas podemos mudar a nós mesmos. 

EM TEMPO DE CRISE - MOVIMENTO

A crise existe e a mídia contribui para intensifica-la dentro de cada um de nós, na medida que vamos ouvindo, vendo e sentindo vamos entrando na "onda", ficamos desanimados e descrentes resultando em baixos rendimentos profissional/financeiro e consequentemente pessoal, gerando  necessidade de fuga que se dá com desejo de sair do país, sonos inexplicáveis, desanimo e falta de atitude. Provocando uma sensação de "bola de neve". Algo que parece não ter solução e não ter fim e vamos afundando junto, certo? Errado. 

Vamos fazer movimentos:    A primeira ação que sugiro é parar de ver e ouvir noticiários depressivos e deprimentes, a mídia precisa disso para sobreviver mas nós não. Não nos acrescenta nada acordar ouvindo sobre mortes, acidentes, desempregos, politica, etc.


Resultado de imagem para soluções                                           A segunda ação é se perguntar: onde estou e onde quero estar? A partir desta resposta podemos pensar em um caminho. Se estou na Av. Paulista e quero estar na Av. Santo Amaro, por exemplo, já sei que tenho um caminho a percorrer e então dou inicio ao trajeto. Da mesma forma podemos pensar se estou desempregado quero estar com um bom emprego, sabendo disso temos um caminho a percorrer: preparar o curriculo, fazer contatos, procurar por locais, etc. 

Seja qual for a sua crise, acredite, existe solução e ficar parado ou paralisado não ajudará. Fazer movimento é caminhar em direção a;  atirar para todos os lados; levantar sacudir a poeira e dar a volta por cima, etc. 

Fazer movimento gera vida e energia, quando focamos nas possíveis soluções, nosso cérebro encontra caminhos. Também o movimento permite que pessoas percebam ou saibam claramente qual nossa necessidade e podem se movimentar para ajudar. 


Se está paralisado a ponto de não conseguir enxergar caminhos, tente pedir ajuda, este já é um movimento que por orgulho, muitas vezes evitamos. 

Observe outras crises pelas quais você ou alguém conhecido passou e veja o que foi feito para sair dela, com movimento? Sim de certo. 

Imagine se cada cidadão faz o seu movimento, logo teremos novamente o nosso País da alegria, do futebol e do samba. De um povo alegre e sorridente. Mas de um povo que batalha, luta, se movimenta e cresce.

Fica aqui o convite, movimente-se, tenha atitudes e mude-se da crise, ela não nos pertence.

Por: Cristina S. Souza - Psicóloga Clinica




Indicação Filmes:

Resultado de imagem para filme a onda             Resultado de imagem para à procura da felicidade

Nenhum comentário: