quinta-feira, 30 de julho de 2015

Falta de Foco

Recebo inúmeras  reclamações de pessoas que relatam não ter organização e isso atrapalha na vida profissional e pessoal. 
Pessoas se perdem em seus afazeres, compromissos e até responsabilidades. Esquecem de cumprir tarefas importantes e se perdem provocando culpa, auto-cobrança e cobranças externas. 
Estes comportamentos vão crescendo e virando uma bola de neve, parecendo que não tem fim e nunca terá uma vida organizada e assim perde estimulo pra fazer qualquer movimento em direção a solução. 


Se identificou? Não você não é o(a) único(a). Acredito que com internet e redes sociais esse fenômeno piorou, pois perdemos muito tempo vendo linha do tempo dos amigos ou jogando conversas fora (não que não seja bom ou necessário) mas perder muito tempo com essas coisas contribuem para a desorganização e cumprimento dos compromissos. 

Também temos inúmeros papeis na vida: profissional, parceiros, pai/mãe, filho(a), amigo(a), estudante, etc. que nos tomam tempo e energia; sem contar com diversos sentimentos e sensações: angústias, medos, ansiedades, preguiça, vontade, sonhos, etc. Fatos estes que contribuem para nossa desorganização e consequentemente esquecimentos. 

Muitos associam com falta ou problemas na memória, necessariamente não é, pode ser acúmulos de tarefas e papeis associados à turbilhões de emoções. 



A SOLUÇÃO É SIMPLES

Muito simples, por pior que seja sua falta de foco, por mais desorganizado que seja, a solução está aqui: Resultado de imagem para papel e caneta

Isso mesmo, papel e caneta. Criar o hábito de escrever as tarefas que precisa cumprir é um método infalível. É uma programação mental e por isso eficiente.

Quando escrevemos nossas tarefas no papel tiramo-as da cabeça que já tem tantas outras informações e preocupações. Ao escrever vemos, ouvimos (pois mentalmente estamos repetindo o que escrevemos), tocamos e usamos todos os sentidos, programando o cérebro para realiza-las. 

É a melhor forma de organização. Se fizer uma lista de tarefas estará se programando para cumpri-la, na medida que vai realizando vai dando "ok" ou riscando, as que não conseguir cumprir para para a próxima lista e assim vai se organizando. 

Para aqueles que não têm controle financeiro e se perdem nas contas, as regras são as mesmas, com tantas preocupações pode-se esquecer de pagar uma conta ou até mesmo gastar o dinheiro com uma outra necessidade. Tendo as anotações em ordem fica mais fácil de ter o controle. 


Então vamos fazer a tarefa? 

Lista de material:
- papel
- caneta

Simples Assim!

Deixo aqui um exemplo das minhas listas diárias, elas fazem parte do meu cotidiano. 















Por: Cristina S. Souza - Psicóloga

Nenhum comentário: