quarta-feira, 25 de junho de 2014

Ser mãe em PAZ!

Hoje a tarde fui deitar na minha cama e minha filha mais nova estava lá, dormindo, fiquei observando-a por algum tempo, serena, linda, em seu sono profundo. Algum tempo depois, acordou, pulou da cama e a primeira coisa que falou foi: “Cade meu celular?” pegou-o e foi atualizar as conversas com os amigos, já saiu do quarto e foi pra vida dela.

Me coloquei a refletir sobre este momento e o que percebi é que hoje me encontro em meu papel de mãe, e o papel ou a função dos pais é estar lá. É assim que sinto, depois CLARO, de muitas Constelações Familiares, sinto que estou aqui, quando elas precisam de mim estou presente, pronta para ajuda-las e servi-las. Para doar-me como mãe.

A partir da adolescência os interesses dos filhos mudam completamente, passam a viver os amigos, os amores e agora as redes sociais, preferem passar um dia conversando com os amigos que passar um dia com os pais, avós, primos pequenos.
O problema é que este fato irrita e incomoda terrivelmente aos pais, não só de adolescentes, mas também dos filhos jovens e este incomodo traz cobranças, brigas, chantagens.

Se pensarmos ou nos colocarmos no lugar dos filhos saberemos entender suas escolhas. Se um adolescente tiver de escolher entre passar a tarde de domingo assistindo tv com os pais ou ir ao Shopping com os amigos, o que ele prefere? O que você pai/mãe preferiria se estivesse no lugar deles?

Não significa que os filhos devem esquecer ou desprezar os pais, mas que os pais devem respeitar suas escolhas, deixa-los ir pra vida. Também não significa que os filhos não amam aos pais, amam muito, mas a vida está acontecendo.

Quando os pais cobram dos filhos, de forma exagerada, abraços, beijos, atenção, presença, escolhas é porque não recebeu de seus próprios pais e esperam receber dos filhos, o amor que outrora faltou.


Quando cito a Constelação Familiar como motivo para que me sinta em paz com meu papel de mãe, e que estou aqui quando as filhas precisam, é porque a Constelação além de nos conscientizar que cada um tem o seu lugar no sistema familiar, ajuda a colocar em ordem estes papeis quando estão desordenado. 
Ex. Se uma mãe cobra muito de uma filha, ou a filha da ordens para a mãe, é porque os papeis estão trocados, algumas vezes tomar consciência  resolve, mas quando não resolve a Constelação é uma ferramenta que pode contribuir para colocar ordem nesta relação. 

Quando o sistema familiar esta em ordem e temos a tomada de consciência a vida fica mais leve, mais fácil e as relações melhores, consequentemente. 
Quando nos relacionamos com nossos filhos de forma tranquila e segura, eles estarão presentes, e sim, muitas vezes nos procurarão quando precisam de nós, pais. Essa é a lei natural da vida. Nós damos a eles a vida e eles a recebem e seguem pra frente, crescem, estudam, se divertem, têm amigos, namoram, casam, se formam, têm filhos.... (não necessariamente nesta ordem). E a nós cabe ficar feliz com as conquistas deles e estar presente quando solicitados, com amor.

E aqui deixo um convite a todos que ainda não conhecem Constelação Familiar, que venha conhecer e entender as tramas que acontecem nas famílias. A mim trouxe paz no papel de mãe e muito mais.


Por Cristina S. Souza

Nenhum comentário: