terça-feira, 26 de agosto de 2014

A força da mulher

Após o ultimo trabalho de Constelação Familiar me coloquei a refletir, alguns dias antes também participei de um debate em um grupo de Facebook sobre alienação parental, uma mãe questionando sobre o que fazer quando o pai é ausente e não está nem ai para o filho, como ela, que esta todo momento presente, sustenta, etc. deve agir diante desta lei.

Enfim... me dei conta que mulher é o ser mais forte do mundo. Passa por cima de sua dores, de seus amores, de suas fraquezas. Desenvolvem mecanismos de defesa que as fazem se proteger de tudo e de todos.

Mulher, um ser que deveria ser frágil, cuidada, protegida, sustentada e privilegiada passa a ser vitima, algumas a partir do momento que está sendo gerada.

Muitas famílias deixam bem claro que preferem a existência de filhos homens, quantas de nós sofremos represálias por parte de uma mãe que tinha adoração por seus filhos homens?

Outras tantas sofreram por ter a preferencia do pai e o antagonismo da mãe.

Ser filha mais velha sofre porque vivi todas as primeiras experiencias dos pais, como pais.

Ser filha mais nova, sofre porque normalmente a mãe tem preferencia pela primogênita.

Sem contar com aquelas que são bulinadas e ninguém nem imagina.

Ai vem uma outra fase, a fase dos romances que deixam suas marcas, sua dores, decepções e frustrações e quando deste fica um filho sem o pai, ai esta frágil mulher se transforma em uma leoa, que protege, que se anula, que faz tudo pela sua cria.


Mulheres.... passam por cima de tudo, de suas dores, de seus amores, criam em torno muralhas que as protegem, mas não protegem tanto assim, sempre alguém invade e fere, e ela, esta fera ferida supera e continua.

E além da força consegue manter o charme, a alegria, o encanto e estão sempre a conquistar, novos amores, novos caminhos, nova vida. 


Ver os movimentos das Constelações me tocou em perceber o quanto mulheres passam por tudo isso e o quanto superam suas dores. Ver os movimentos da alma para mim é uma honra e a cada dia mais me encanto com esta ferramenta que nos mostra o que os olhos não podem ver.

Colocar estas mulheres em ordem nos seus sistemas é gratificante, poder colaborar para que suas dores fiquem onde devem ficar, pra trás, no passado, no esquecimento.

E a partir dali poder seguir, leve, livre e feliz como deve ser uma MULHER.



Por Cristina S. Souza

Psicóloga Clinica

Nenhum comentário: