sábado, 9 de agosto de 2014

O Melhor pai para você

Este artigo está sendo pensado para aqueles que têm mágoas, rancor, raiva e até indiferença com e para o próprio pai.

É comum esperarmos muito dos nossos pais (pai/mãe), sempre há um vazio no coração dos filhos, a grande maioria dos adultos sofrem problemas de leves a graves tendo como causa este vazio deixado pelos pais.

Alguns têm bastante afinidade com um dos genitores e distância do outro, sendo mais comum a proximidade com a mãe e distanciamento do pai, salvo alguns filhos que conseguem uma afinidade maior com o pai.

E existem aqueles que têm raiva do pai, ou mágoa, indiferença, entre outros. Os motivos mais comuns que causam estes sentimentos são:
- Ausência: o pai trabalha horas a fio para manter a família e consequentemente se distancia, os filhos sentem falta da presença do pai e começa a sofrer por esta ausência.
- Brigas: nas brigas de casais, é comum que a mulher seja vista como frágil e o filho automaticamente toma partido da mãe, juntando-se a mãe e afastando-se do pai; quanto mais brigas mais os filhos se afastam.
- Grosserias: pai rígido, autoritário, agressivo, crítico, etc. têm tendencia a ser rejeitado pelos filhos.
- Alienação: quando a mãe reclama do marido para os filhos, fazendo-os de amigos ou terapeutas para desabafar suas insatisfações conjugais.
- Separação: quando o pai é separado e em muitos casos além de separado do filho pode vir atrelado a um ou mais dos itens acima.
- Nova família: após separação algumas pessoas refazem a vida constituindo nova família e esta pode intervir na relação pai x filhos do relacionamento anterior.

Todo sentimento negativo que o filho sente pelo pai nada mais é que se proteger da dor de amor.

Quem já chegou no estágio da indiferença é porque já sentiu muita raiva do pai, a raiva vem para encobrir a mágoa que por sua vez tem como causa muitas dores vividas e estas dores existem porque há amor. Todo filho ama seu pai, portanto para não sofrer desenvolve mecanismos que o levam a este processo. Mas o amor esta lá e espera algo do pai.

Soluções:

- Não julgar o pai: reconhecer que o pai é o que é porque tem uma história, ele também tem seus próprios pais, dos quais eles também esperam algo. Saber que o pai é da forma que é porque talvez, não aprendeu a fazer e ser diferente.


- O melhor pai: reconhecer que a sua existência só é possível porque foi este pai. Se a mãe tivesse engravidado de outro homem, não seria você. É você porque é este pai, com todas as informações genéticas (DNA), características e a hereditariedade.
Reconhecer que a vida veio dele, do pai.

_ Ser grato ao pai pela vida e por todos que vieram antes dele, avós, bisavós....

Claro que nem sempre é fácil mudar sentimentos acumulados por anos, mas acreditem, os sentimentos ruins apenas atraem sentimentos ruins. Um homem ou mulher que alimenta sentimentos em relação ao pai fica preso e não consegue estar inteiro para a vida, para a profissão, família e até para os próprios filhos.

Para estes a solução pode ser com ajuda terapeutica com Psicoterapia ou técnicas como Constelação Familiar, Programação Neurolinguistica, Hipnose, entre outras... É possível reverter o sentimento, os comportamentos.

O Fato é que dizer um sim para o pai, seja ele como for, é dizer SIM para a VIDA.
Que o digam aqueles que vivem em paz com o pai, em amor, e harmonia.


A todos um Feliz dia dos Pais e que todos os dias possam ser felizes nestas relações. Pai x filho(a)

Uma Homenagem do Espaço Crescer Psicologia


Por Cristina S. Souza - Psicóloga

Nenhum comentário: