quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Ser Psicóloga

Hoje é um dia especial sim... o dia que comemoramos uma das profissões mais lindas... a profissão que lida com a dor e com a alma.

A Psicologia corre nas minhas veias assim como corre o sangue, se tirar de mim esta profissão também tira a minha vida.

Fazer a diferença na vida das pessoas... esse era meu sonho essa é nossa função. É uma profissão que é gratificada porque recebe uma dor e contribui para transforma-la em algo melhor: alegria, atitude, ação, amor, vida.

Mas não é tão simples alcançar esta meta, a de fazer a diferença, requer uma formação, muita dedicação, muito estudo, leituras sem fim, especializações eternas, responsabilidade e amor.... muito amor... amor que também vem da alma para lidar com outra alma.

Não basta querer precisa ser, porque não é dar palpite, opinião ou respostas, é além disso, muito além.. e só quem tem esta formação pode entender que é muito mais além, além de uma técnica, de uma teoria, de uma escuta, de um olhar, além da alma.

Claro que nossa vida de Psicólogos não são só flores... sim muitos espinhos encontramos no caminho. Decepções, frustrações, dificuldades e muito mais que nos levam às crises existenciais.

O pior do ser Psicólogo? 
É quando precisa guardar a sua dor... seu coração dilacerando.... engolir suas lágrimas e estar lá... ouvindo.... vendo a alma daquele que está ali a confiar.

O melhor do Psicólogo?
A confiança daqueles que colocam suas vidas, a vidas dos seus amados, muitos, dos seus filhos sob nossos cuidados.... cuidar da dor.... da ferida.... das desordens e ver resultados que nos fazem vibrar.


Vibramos pela alegria do outro, pela conquista, pelo crescimento e pelas vitórias... que de alguma forma também são nossas vitórias.

Hoje deixo um PARABÉNS!!!! para mim e todos os colegas Psicólogos, aos mestres que nos ensinaram, aos gênios que deixaram suas heranças para nós, as teorias, as descobertas, os conhecimentos.


Ser PSICÓLOGO é SER com a alma.


Feliz dia do Psicólogo!


Por Cristina S. Souza

Nenhum comentário: