quarta-feira, 9 de maio de 2012

Medo






Quando alguém fala que está com medo de algo, acho ótimo. Embora medo pareça ser algo ruim, na verdade é nosso aliado. O medo é um recurso interno que nos facilita exercer outros recursos para que o objetivo a que nos propomos de certo.
Se um profissional precisa apresentar um trabalho para um grupo de 100 pessoas e este profissional tem medo, ele se movimentará de forma que irá se preparar para fazer o seu melhor, irá escrever a apresentação, fará uso de audiovisuais para que a apresentação fique mais clara, irá ensaiar, pedirá opinião de outros antes de realizar a apresentação. E possivelmente este trabalho terá grande sucesso.
Se o profissional que tiver de fazer esta apresentação for uma pessoa segura o bastante para achar que sabe e na hora vai fazer sem os preparativos do anterior, provavelmente será uma apresentação que terá pouco sucesso.
Lembro-me que no ultimo ano da faculdade fui convidada por uma professora para apresentar um seminário para um grupo de 200 pessoas, entre elas alunos, professores e diretoria da faculdade.
No primeiro momento senti borboletas no estomago (contrações no estomago), fiquei nervosa e com muito medo; algumas pessoas deram sugestões para eu desistir ou pedir para uma colega do curso apresentar o trabalho que era meu, mas o desafio era meu, embora a cada dia que passava, parecia que as borboletas davam cria dentro de mim.
Preparei o material, texto, tabela, imagens, tudo que usaria para fazer o melhor possível. Após estar preparado o material, comecei a ensaiar, fazer a apresentação para as paredes, para o espelho e depois para um grupo de amigos, recebia sugestões e criticas. Enfim o medo me fez preparar a apresentação buscando o melhor. E foi. Rendeu-me um convite para trabalho.
Esta é a função do medo, se uma pessoa vai procurar emprego e tem medo, ela vai pensar em roupa, como falar, como se comportar, etc.
Se o medo é de pedir aumento para o chefe, este medo leva a pessoa a pensar em como falar com este chefe, que momento deve falar, se ele estará receptivo, etc.
Seja qual for a situação o medo tem a função de levar a nos preparar para o melhor.

Medo patológico
O medo é preocupante quando leva à paralisia. Como o exemplo do seminário que citei, se o medo me impedisse de realizar ai seria para ter atenção, só atenção porque se não tenho coragem suficiente para apresentar um seminário, mas tenho para as demais coisas, então tudo bem, temos limitações. Mas quando estes medos interferem na vida, prejudica a vida pessoal, profissional, relacional, etc. ai deve procurar ajuda.
Medos que paralisam dependendo da intensidade e freqüência pode sim ser muito ruim. Deve ter cuidado.  

Nenhum comentário: