sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Criticas???? Aos pais???? Pense bem antes...







Pais amam e odeiam, acertam e erram, alegram-se e entristecem-se. Seja o que for que aconteça na relação  de pais e filhos,  esta é muito preciosa. Desde a gestação até sempre.

Tudo que os pais fazem, fazem para acertar. Fazem por amor e para melhor. Sempre tendo como foco o filho, o bem estar, o crescimento, o sucesso, a proteção e a melhor intenção.

Normalmente o foco maior de uma pessoa é seu filho. Seu filho sua vida.

Quando aparece alguém e aponta o dedo, falando que os pais estão errados, ou um dos pais, é como tirar o chão destes.

Porque tão sério assim? Os pais gastam muito de suas vidas para e pelos filhos; se trabalham ou não, é pelos filhos, se  mantém o casamento ou separam, se fazem este ou aquele passeio, tudo na vida dos pais é em função dos filhos e ai vem alguém, de fora deste núcleo e aponta o dedão com criticas e sugestões.

É um dos momentos mais difíceis na vida dos pais, e alguns passam por estas situações mais frequentemente que outros, normalmente filhos criados por avós são mais suscetíveis a estes comentários, casais com vida social intensa, também estão mais suscetível.

Ao ser criticado, estes pais que nunca, nunca mesmo, tem certeza se fez certo ou não, tem sua integridade agredida, sua estima abalada, inseguranças, medos de ter falhado, desejo de voltar e fazer tudo diferente.

Também sentem raiva do criticador, porque este nada fez durante todo o tempo em que este filho foi criado, nada sabe, nada viveu, ali no dia a dia e sente-se no direito de apontar.

Pais fazem o seu melhor. Filhos recebem com seu melhor. Parte dos significados desta relação é dos pais e parte é dos  filhos. Os pais fazem, se doam, escolhem, agem e filhos recebem e interpretam do seu jeito. 

Sendo assim, 50% dos significados da relação é do que os pais fizeram e 50% é do que os filhos fizeram com o que receberam.

“Não importa o que fizeram de você, importa o que você fez com o que fizeram de você.” – Gosto desta frase para aqueles que culpam os pais por tudo.

Quanto aos outros, devem ficar fora disto, a menos que sejam chamados por uma das partes, e ainda assim, se entrar, entrar com todo respeito, pois é uma relação  sagrada, relação de pais e filhos.




                                                                                        Por Cristina S. Souza
                                                                                                  Psicóloga

Nenhum comentário: