segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Diga um profundo sim para sua história

Família




Muitos conflitos, brigas, mágoas são gerados em família; pais x filhos, irmãos x irmãos, avós x netos, cunhados, primos, tios, agregados, enfim. Muitas idas e vindas, vai e vens...

Mas também muitas alegrias, companheirismos, festas, ajudas, etc. acontecem em uma família.

Porém o importante é o reconhecimento, todos nós temos um lugar na família, reconhecer este lugar é muito importante e nos faz pertencer.

Por exemplo: você é filho(a), qual? O primeiro, segundo? Para saber qual seu lugar na vida é preciso saber qual seu lugar no sistema familiar. Para saber que filho você é, é necessário saber se ouve abortos ou natimortos antes de você, pois segundo a teoria de Bert Helinger, autor da Constelação Familiar, estes devem ser contados como filhos. 

Então se você é o primeiro e antes de você sua mãe teve um aborto, você é na verdade o segundo filho. Se você é o terceiro e antes de você houve um aborto ou natimorto, você é na verdade o quarto filho. Este é seu lugar. Então verifique com sua família e certifique-se que lugar é realmente o seu.

Após você ter reconhecido seu verdadeiro lugar, vem então o reconhecimento de seus ancestrais.

Pai e mãe, independente do que tenha acontecido, de como foi este pai e esta mãe, apesar da dor que você possa ter por causa de mágoas, deve olhar para eles e dizer um profundo sim para a sua história com eles, agradecer por ter recebido deles o seu bem maior, a VIDA. Ser grato(a) a esta vida que recebeu, deles.

Após reconhecer e aceitar os pais você pode perceber que sua mãe tem um pai e uma mãe, seu pai tem um pai e uma mãe, e tem uma história que provavelmente não foi uma história fácil, e estes que são seus avós, tem pais, que também vem de histórias, muitas vezes sofridas.

Somos ser bio-psico-social e espiritual; ao social entende-se ambientes como casa, escola, igreja que contribui para a formação da identidade e personalidade, se a história de vida tem sofrimentos esta identidade e personalidade será marcada por esta história. E muito do que sofremos passamos para nossos descendentes.

Portanto é importante que você saiba um pouco das histórias de seus pais, avós, bisavós e se possível dos tataravós. Muitas respostas virão, muita coisa fará sentido para você, coincidências, repetições de histórias e comportamentos. 

Olhar para trás, para toda a ancestralidade e falar um sim para tudo que já aconteceu em sua família para que você existisse. Sem julgamentos, sem mágoas, simplesmente com aceitação.

Se conseguir fazer tudo isso, a vida ficará muito mais leve e você terá um lugar na vida.

Respeitar este passado, agradecer por todos os que pertencem a ele e reconhecer o seu lugar na família. Esse é um dos princípios da Constelação Familiar e me inspirei em escrever sobre este tema porque a minha avó, de 96 anos está bem fraquinha, e hoje eu fiz isto, disse um profundo sim para tudo o que ela foi e agradeci a vida que recebi por meio dela. 

Se tiver alguma dúvida sobre este tema pode entrar em contato com o Espaço Crescer Psicologia, terei prazer em atende-los.
Se tiver interesse, Constelação Familiar, é uma técnica que tem como objetivo colocar ordem no sistema familiar, para que o constelado fique livre das amarras dos sistemas e siga a vida com maior qualidade. 

Temos atendimento com Constelação Individual no Espaço Crescer Psicologia. Procure-nos.



                                                                                                        Por: Cristina S. Souza - Psicóloga



Claro que Constelação é muito mais: troca de papeis, cobranças resultantes de carências, repetições, desequilibrio entre as leis do amor,  etc. 



Nenhum comentário: