segunda-feira, 10 de setembro de 2012

O outro pode ser você

Espelho, sombra, projeção.... são termos comuns, que têm  se tornado popular, mas o que significa?
Sabe aquela pessoa que você olha e já antipatiza?
E aquela que você só vê defeitos?
Algumas até dá aversão. Provoca os mais profundos sentimentos da alma como: raiva, ira, inconformismo, julgamentos etc.
Mas também tem aquela que você olha e admira muito, achando que a qualidade que tem é a melhor e que você nunca chegará a ser como esta pessoa.

Na verdade esta pessoa, que provoca o pior de você, ou o melhor de você, é um reflexo de você mesmo, o famoso espelho.
Ou é uma parte sua, a sombra.
Ou você está jogando para esta pessoa o que é seu, projeção.

Vamos pensar no que a Lina (nome e história fictícia) está passando: tem em seu trabalho uma colega que a incomoda demais, não gosta dela e não vai com  a "cara" dela. Ao ser questionada fala que a colega é metida, convencida, e se sente a melhor pessoa do mundo, narcísica ( que só olha para si mesma).

É muito provável que a colega da Lina seja mesmo tudo isso, mas este não é o problema, pois se ela está feliz e se sente bem com ela mesma, ótimo; o fato é que esta incomodando a Lina. Por incomodar, sabe-se então que há algo na Lina que é igual à colega, possivelmente a Lina também tem características como "metida" e "convencida", se não houvesse na Lina essas características, a colega não a incomodaria. A esse fenômeno damos o nome de sombra, características que não reconhecemos em nós e vemos de forma muito clara no outro, que passa a ser nosso espelho. Reflete aquilo que não vemos.

Se perguntarmos para Lina em que situação ela é metida e em que  é convencida, num primeiro momento falaria que em nenhum, mas logo começa a associar que é metida em alguns momentos ou em algumas situações. Ex: sente-se a melhor dona de  casa  do mundo, acha-se capaz e sabe que realiza suas tarefas domésticas perfeitamente. (situações diferentes, mas o sentimento igual, convencida de ser a melhor dona de casa e metida).

É um exercício fácil de fazer e contribui para melhorar os relacionamentos. A Lina ao reconhecer que tem "defeitos" iguais ao da colega pode passar a se incomodar menos com a mesma.

Segue aqui alguns passos que você pode dar para fazer este exercício:

Quando alguém te incomoda muito ou quando você admira muito alguém, a ponto de se sentir inferior.

1. O que na pessoa te incomoda? (nomeie de forma mais clara possível) EX; Arrogante, burra, agitada, estagnada, agressiva, etc ou  inteligente, meiga, dócil, extrovertida, etc..)
2. Após nomear, pergunte-se em que situações na vida, ou em que momentos na vida você é (as características encontradas) Neste passo você pode pedir ajuda a alguém de sua confiança, pergunte a esta pessoa em que momento você é ________ (cita as características). Uma por vez.
3. Assumir para você mesmo: Eu sou ____________________  em alguns momentos da minha vida. Eu assumo.

Perceberá que após fazer este exercício ficará mais fácil conviver com aquela pessoa que era seu objeto de projeção, seu espelho.

Qualquer dúvida mande-nos uma mensagem, teremos o prazer em responder.

Bom exercício




Por Cristina S. Souza  -  Psicóloga

Um comentário:

marisa maciel disse...

Muito boa essa sua abordagem Cris, já havia lido sobre o assunto no livro "She" conteúdo psicológico, e também me coloquei várias vezes no espelho, para analisar os sentimentos de raiva, decepção, admiração, e porque não inveja. Hoje mais do que nunca a transparência interna, consigo mesmo é fundamental. Mudanças exigem querer, deixar áreas de acomodação emocional, e renovar como conclusão. Acredito que isso é possível. Abraços carinhosos.