quarta-feira, 15 de maio de 2013

Vida Fofa






Ofereço este artigo às minhas filhas que me inspiraram. Em um momento em família uma olha para a outra e afirma:
_ A vida está tão fofa!
E a outra concorda sorrindo.

Quando adolescente li por diversas vezes o livro  Poliana da autora Eleanor H. Porter,  em sua estória Poliana cria o jogo do contente, neste jogo é possível perceber que tudo, tudo mesmo, por pior que pareça a situação tem um lado positivo.
Imaginemos algumas situações:
-         Negativo: uma pessoa é despedida de um emprego que ela gosta muito.
-         Positivo: ela terá a oportunidade de arrumar um emprego melhor que o anterior.
-         Negativo: tirar uma nota ruim na prova.
-    Positivo: estudar e se dedicar mais aos estudos e aumentar também as demais notas.

Como deixar a vida “Fofa”? 
Este pode ser um caminho, ver o lado positivo, conseguir abstrair da vida o melhor que ela pode oferecer, de todas as situações sempre haverá um lado bom, um ganho e sempre haverá uma oportunidade de recomeço.


Capacidade da adaptação
Outra forma de se manter bem na vida  é a capacidade de adaptação, os problemas virão, não há duvida nenhuma, de pequenos a grandes problemas, mas se adaptar aos percalços da vida e utilizar de criatividade para solucionar da melhor forma possível os problemas, pode também ser uma forma de tornar a vida“Fofa”.

Assumir a responsabilidade
Reconhecer sua parte de responsabilidade nos problemas é mais uma forma de olha-lo. Muitas vezes apontamos o dedo para o outro e o culpamos totalmente dos infortúnios pelos quais passamos, gerando sentimentos de raiva e mágoa, contribuindo para um significativo aumento no problema. A partir do momento que olhamos nossa parcela de culpa no problema e a assumimos, seu peso e tamanho, diminuem. Tornando mais fácil olha-lo e ai sim utilizar de recursos para soluciona-los.

Recursos 
Recorrer ao que está bom é mais uma forma de ajuda, quando estamos diante de um problema tendemos a mergulhar nele e vive-lo, ao olharmos e ver que existem coisas boas na vida, buscamos neste lado bom, recursos e forças para lidar com os problemas. 
Temos alguns pilares que nos sustenta: relacionamento, família, filhos, trabalho/profissão. Se um destes pilares está passando por alguma dificuldade e as vezes grande dificuldade, podemos nos sustentar nos demais para fortalecer-nos e trilhar um caminho mais suave para soluções.

Considero um grande problema quando todos os pilares estão adoecidos ou com problemas, nestes casos a ajuda de um profissional se faz necessário.

Seguindo a vida e procurando utilizar seus recursos como ferramentas para solucionar os problemas, podem contribuir para deixar a vida mais “FOFA”!

Recursos internos que podemos utilizar: força, fé, atitude, coragem, segurança, discernimento, empatia, criança interior, etc.
Recursos externos: parceiro(a), filhos, família, amigos, trabalho, psicoterapeuta, etc.

Deixo aqui um convite: VAMOS DEIXAR A VIDA MAIS FOFA?

  

Por: Cristina S. Souza

Indicações:
Livro: Poliana Menina e Poliana Moça - autora Eleanor H. Porter
Filme: Intocáveis
Nosso Blog: A criança interior/ Filhos, nosso bem mais precioso/ Eu posso ser Feliz agora?/ Diga um profundo sim para sua história/ etc....


Nenhum comentário: