terça-feira, 4 de junho de 2013

Dia dos Namorados - Amor



Dia dos namorados

Amor


A maioria das pessoas sonha em viver um grande amor. Em experimentar os sabores dos sentimentos que envolve o amor, em sentir borboletas baterem asas no estomago. De uma forma ou de outra, espera viver.
Mas... O Amor tem seus percalços e não consigo pensar em amor sem pensar em três sub-divisões deste sentimento que tem o poder de contruir e/ou destruir, são eles:
·        Amor Platônico
·        Paixão
·        Amor verdadeiro

O Amor Platônico   

Popularmente conhecido por aquele que ama sozinho, abro aqui um parêntese para falar que dentro da Filosofia o amor Platônico se refere,  segundo o  site  http://www.psicoloucos.com/Platao/amor-platonico.htm:
O conceito/significado de Amor platônico tem origem na grécia onde o filósofo Platão acreditava na existência de dois mundos: o das idéias, onde tudo seria perfeito e eterno, e o real, que por ser finito e imperfeito não passa de mera cópia mal-acabada do mundo ideal.”

Mas, para nós brasileiros, trata de um amor advindo de uma só via.
É o Amor mais doído, porque um ama e joga toda sua energia no outro, toda sua projeção: sonha, imagina, se vê nos braços, faz planos, sente fortes emoções e o outro, nem mesmo sabe da existência deste ser que o venera.
Um amor solitário, vazio e que leva à dor, mas as fantasias são tão intensas que podem parecer reais, conseguindo preencher o vazio por algum tempo. Depois cai na realidade e vai oscilando entre a dor e a fantasia de ter. São sentimentos baseados na Esperança de ser visto, de ser amado e de ser recompensado.
Permeado por sintomas da bipolaridade, esta relação... Que relação???? Não existe relação aqui, o que ama oscila entre a alegria e felicidade (momentos de esperanças) x profunda tristeza e mágoas (momentos de racionalidade).
Apesar de tudo, pode ser um sentimento bom de se viver.
É comum vive-los na adolescência mas adultos também podem experiementar este amor.



Paixão

Ah!!!! A paixão!!!! Este é o sentimento mais louco. Intensidade é a palavra perfeita para descrever a paixão.
Paixão é popularmente conhecida com palavras como: pele e pegada.
Mas a paixão também é caminho para a dor. Por ser um sentimento muito intenso, é comum que haja uma entrega cega, ciúmes e possessão.
Por entrega cega pode-se entender que nada mais existe na vida, só este amor-paixão. O ciúme, sabe-se que em dose exagerada não é nada saudável, tudo vira motivos para brigas: um batom vermelho, uma saia mais curta, um jogo de futebol ou uma olhadinha para o lado, e se mistura com a possessão, onde um quer mandar no outro, um quer dominar o outro.
Nesta relação o mundo é excluído, os amigos, a família e tudo mais.
Mas nos momentos de amor, também o é muito intenso, algo que pode-se considerar o paraíso ou o céu.

Segundo alguns especialista a paixão dura 2 anos, poucos afirmam que dura até 5 anos, já vi paixões durarem até 5 anos. A compensação é grande e mantém o relacionamento.
Algumas paixões pode se transformar em amor.
A paixão não é para todos, alguns vivem e outros não, até arrisco que pessoas emocionais são mais suscetíveis que os racionais. Mas quando ela toma conta de um coração, “já era”, ninguém escapa.

Amor verdadeiro

Doce!!!! O Amor é suavemente doce. É confortável. Palavras que representam este sentimento: carinho e segurança.
A base do amor é o respeito e  um dos ingredientes é cuidar. O amor verdadeiro é um Porto Seguro.
Viver este amor é como ter a certeza de ser, de pertencer, gostar de estar junto, trocar olhares e se comunicar por meio deles e se banharem de sorrisos um com o outro.
Cumplicidade é uma forte característica neste sentimento, um se torna cúmplice do outro e a sintonia pode ser perfeita. Parece a tal “alma Gêmea”, sentir igual, pensar igual e querer igual. Tudo flui como uma Sinfonia Perfeita.
Dor???? Sim, existe dor, mas neste relacionamento a dor é advinda de problemas e fatores externos e ambos ficam do mesmo lado, sofrem juntos, resolvem juntos e apóiam-se.
É um sentimento muito profundo, difícil de descrever mas excelente de sentir. Olhar nos olhos do amor verdadeiro é como olhar no fundo da própria alma.
Sentimento doce e suave como uma chuva de pétalas de rosas brancas, vermelhas e cor de rosa, misturadas.


O Problema

Não queria falar em problemas depois de tanta inspiração, mas é importante.
O problema é que muitas vezes quem vivi o amor verdadeiro, não dá o devido valor, fica preso em uma paixão passada ou sonhando em viver uma paixão futura. Presa entre a Paixão e o Amor Platônico.
O amor verdadeiro tem uma grande tendência a cair na rotina e na mesmice. O que é um perigo, segurança de mais, falta de ciúme, etc.
O amor verdadeiro precisa ser cuidado, cevado, olhado para que dure para sempre e não abra brechas para a intromissão da paixão ou do amor platônico.

Quem tem o amor verdadeiro, tem muita sorte de te-lo encontrado, porque não é fácil acha-lo.

 

Dia dos namorados, mês dos namorados, mês de frio. Tudo coopera para os relacionamentos, seja qual for o momento que está vivendo: Amor Platônico, Paixão ou Amor Verdadeiro.

Um Feliz Dia dos Namorados!!!!!

São os votos do Espaço Crescer Psicologia e equipe.


                                          

                                                                                               Por: Cristina S. Souza


Nenhum comentário: