quarta-feira, 12 de junho de 2013

Emagrecer x engordar x emagrecer x engordar x emagrecer.....







Emagrecer x engordar x emagrecer x engordar x emagrecer....

Conhece???????????????


Obesidade é um problema sério!!! Sempre que participo de algum grupo terapêutico, alguma palestra, ou qualquer trabalho cujo foco é ajuda, sempre surgem pessoas que estão incomodadas com o peso e que quer emagrecer. Muitas querem muito emagrecer.

O grande problema e dilema é que as pessoas não conseguem. São julgadas e condenadas por não conseguir; é fácil pra quem é magro ou pra quem tem facilidade em superações de limites. Mas a maioria das pessoas não conseguem e muitos podem ser os motivos, conscientes e inconscientes.

Por consciência podemos entender tudo que pensamos, vemos e percebemos, todo o resto é inconsciente. Segundo alguns especialistas nossa consciência é 5% e nosso inconsciente 95%. Alguns conteúdos podem se tornar consciente, mas 95% é de uma força muito grande. Sendo assim se tenho um desejo consciente também tenho um desejo inconsciente, quem vai vencer 5 ou 95?

O desejo consciente pode ser 100% querer emagrecer mas o desejo inconsciente é não emagrecer por uma série de motivos, e é sobre estes motivos que vamos refletir aqui.

A gordura pode ter uma função na vida da pessoa, consciente ou inconsciente, porém para cada pessoa pode ser um ou mais motivos diferentes, não há uma regra, infelizmente, porque se houvesse a solução seria mais fácil.
Esconder-se: é comum que as pessoas se escondam atráz da gordura, cria uma falsa ilusão, inconsciente muitas vezes, que se estiver gorda não será olhada, sediada, paquerada. Este evitamento pode ser por algum trauma vivido, por valores morais rígidos, por medo de trair ou simplesmente porque se construiu assim. Muitas mulheres se sentem terrivelmente incomodada e invadida se for olhada por um homem, desconhecido ou não. Sendo assim cria em torno de si uma grande capa de proteção, a grodura, e fica livre dos olhares e assédios.

Carregar o mundo: pessoas que se responsabilizam por muitos e para muitos, precisa cuidar de muitas pessoas, dos pais, dos irmãos, amigos, filhos, enfim... para carregar o mundo nas costas eu preciso ser grande, então pode também este ser mais um motivo que leva a pessoa a engordar, para ficar forte e poder levar tudo “que precisa”, carregar.

Boa auto-estima: por incrível que parece ter uma boa auto-estima pode ser um grande motivo para manter a obesidade, muitas pessoas que estão acima do seu peso são bonitas e simpáticas, não tem problemas em se relacionar com pessoas e as vezes até chama muita atenção pelo seu charme. Sendo assim, emagrecer pra que? Se sente-se bonita, inteligente e charmosa qual seria o motivo pra emagrecer? Nenhum.

Saúde: obesidade e doença nem sempre estão vinculadas, algumas pessoas estão acima do peso e têm uma saúde impecável. Outro fator que contribui para a manutenção do peso, se não estou doente então não preciso emagrecer.

Outros focos: a vida é tão cheia de coisas a se fazer e pensar, cheias de papéis a se desenvolver como: pai/mãe, cônjuge, profissional, filho, amigo, irmão, colega, .... que fica difícil focar na própria essência, muitos afazeres, correria do dia a dia, preocupações, metas,  horários apertados e olhar para o próprio corpo, nem pensar, não dá tempo. Isso não é importante ou é o menos importante da vida, então deixa-se pra lá.

Atividade física: não tenho tempo, não posso pagar, não gosto. E agora? Se para emagrecer se faz necessário que eu faça uma atividade física então esquece. Este é o caminho de muitas pessoas.

Outros: crenças limitantes, busca por aceitação, envolvimento inconsciente sistemico (fazer pelo outro dentro da ótica da Constelação Familiar, falta de consciência, desanimo, etc. 

Motivações: diversas são as motivações que podem levar uma pessoa a emagrecer: preocupação com a saúde, preocupação com a beleza, melhorar a auto-estima, preocupação com o futuro, por motivos profissionais, por dinheiro, etc.

Seja qual for a sua, existem inúmeros fatores que levam uma pessoa a não emagrecer ou a engordar, porém quando o desejo de emagrecer é muito grande vale fazer um esforço, o primeiro foco é focar muito da atenção para este objetivo. Fazer o que for necessário, buscar caminhos, persistir e acreditar que é possível. Muitos conseguem então todos podem conseguir, se quiser.
Quanto aos motivos inconscientes, uma boa saída é fazer um acompanhamento psicológico, muitos profissionais fazem trabalhos de psicoterapia focal  ou psicoterapia breve, cujo foco é um só, e o processo se torna mais rápido.


Acreditar que é possível, ter como objetivo e focar a atenção para realiza-lo.

Pense magro e seja magro – se isso for importante pra você.

Por: Cristina S. Souza

Nenhum comentário: