sábado, 15 de junho de 2013

Melancolia





Melancolia

Difícil de explicar, mas ela está sempre presente, não é necessariamente uma tristeza e muito menos uma depressão, é um sentimento menor que a tristeza, mais leve.
Aquele momento que você tem vontade de chorar mas o choro não vem. É o momento da melancolia, porque nem é tão triste a ponto de chorar mas também não é alegre.
Pode ter motivo ou não. Melhor motivo tem, mas pode ser consciente ou não.
A melancolia pode aparecer nos momentos mais inusitados, mais inesperados e também nos momentos preparados para ela.
Após ver um filme triste ou que traga tristes lembranças, ou que lembre algo ou alguém, pode vir um estado de melancolia.
Outro momento é quando desejamos algo que está longe do nosso alcance, estes momentos ou situações são sombreadas de melancolia.
Quando queremos muito algo, almejamos, buscamos, lutamos e finalmente se concretiza, pode vir após o sabor da, conquista um estado de melancolia.
Parece surgir de um vazio, um vazio que tentamos completar com algo ou alguém, mas não se completa.
E a saudade??? Essa sim provoca a tal melancolia. Lembrar de alguém que já se foi, alguém muito querido, traz com certeza a tal melancolia.
As vezes olhar para traz e ver o que deixou-se de fazer, os sonhos que não se realizaram, os momentos que não viveu, as pessoas que passaram, sim provoca melancolia.
Aos que se sentem sozinhos, sem amigos e sem amores, está lá a melancolia.
 
Ela não é permeada de raiva, nem de mágoa, nem de ressentimentos é só uma tristezinha que é provocada pelo que não tem, pelo que teve e perdeu, pelo que teve e passou, pelo que gostaria de ter tido, enfim. É um buraquinho localizado no coração, ou no peito ou na mente, talvez no estomago, mas um buraquinho cheinho de tristezinha, é assim a melancolia. Nada grave. Acho.


Pra sair dela é só ocupar a mente e a vida, fazer algo, qualquer coisa e ela some, mas curti-la, às vezes se faz necessário. 






                                                                         Por: Cristina S. Souza

Nenhum comentário: