domingo, 23 de junho de 2013

A Dor de Amor


A dor de amor   





Esta semana estive em contato com algumas pessoas, mulheres, que sofrem a dor de amor.

Por dor de amor vamos entender um amor não correspondido, ou ao menos não na mesma intensidade, ou um amor que foi interrompido por algum motivo, nestes, por vontade do parceiro. Também tem aquelas situações em que a mulher se vê obrigada a romper por não suportar mais o sofrimento em doses.

Quem nunca sofreu uma dor de amor? È uma dor que parece dilacerar a alma. É como cortar o coração com uma faca sem anestesia. 

Causa um grande sofrimento. Parece que a vida vai acabar e que o ar vai terminar. 



Na maioria das vezes as mulheres são as maiores vitimas, e não quero aqui dizer que são vitimas dos homens, infelizmente, vitimas delas mesmas. Vamos entender porque. 

Como emoção e sensação são predominantes nas mulheres contribuem para que um rompimento seja assim, de uma dor profunda.

Também a mulher é intensa, se entrega na relação de corpo e alma, quanto mais se envolve mais difícil fica na ora do rompimento.

Algumas mulheres passam toda uma vida sofrendo por um rompimento, outras até escolhem ficar só, para nunca passar por esta dor novamente.

Outro fato que ocorre é a perda de confiança, acha que todos os homens são iguais, e nunca se relacionam. Não querem correr o risco de sofrer.

A dor por perder um amor é a dor do luto, o choro é o maior aliado, chocolates e outras guloseimas costumam ajudar nestes momentos. Também contribuem para alivio da dor o colo de uma amiga. Mas faça o que fizer a dor está lá. Para quem nunca viveu é difícil de entender, mas é tão profunda que passa até a ser uma dor física. A pessoa fica acabada, como se um trator tivesse passado por cima, e passou mesmo.

O bom é que passa, pode demorar, mas passa. Trabalhar, passear, rir e ocupar o tempo, são recursos para acalmar e superar.

A dor de amor pode ocorrer em qualquer idade, da mais tenra a mais madura.

Lembro-me da minha primeira dor de amor: 12 anos me apaixonei por um jovem de 18. Amor platônico, porque apesar de ele ser simpático comigo nossas diferenças eram gritantes, eu uma criança que ainda brincava de boneca; ele um homem, com seu carrão, envolvido com política, amor impossível. Mas o dia que eu o via era o dia do céu, quando ele me dava um sorriso então, nossa o paraíso perfeito. Quanta ingenuidade, uma menina que chorava de saudades daquilo que não tinha, que sonhava com o dia que seria possível. Que fazia acrobacias para ver o amado, só ver. Não podia tocar, chegar perto, nada. Mas como doía esta dor de amor.

E muitas outras dores vieram depois, muitos amores, mas passa. Um dia passa.

O importante é não ficar presa à dor,  se nos abrirmos para as possibilidades novos amores virão, alguns passarão e um pode ficar, para sempre.

Mas no auge da dor, não dá pra pensar. Abandono, esta é a maior sensação, por isso dói tanto.
 E para o homem? Como é a dor de amor? 

O homem é racional, mesmo que sua dor seja intensa ao perder um grande amor, logo racionaliza. Tem o poder de reprimir a dor e não entra na emoção ou se entra é por pouco tempo, por muito menos tempo que a mulher. Claro que tem exceções. Mas no geral agem com a razão, e razão combate emoção.

Fica a dica para quem está passando pela dor de amor. Racionalizar, pensar com a razão. Pergunte para si mesma(o), qual é o fato? Porque? Pra que? E estas perguntas podem levar a respostas concretas e contribuem para diminuir a dor.

Mas se permita chorar, sofrer, doer, porém não para sempre, só por algum tempo e depois....


Depois erga a cabeça.... Viva intensamente a vida.... os amigos..... a Profissão..... os Passeios 





e principalmente NOVOS AMORES.


(Teoricamente tem explicações para esta busca no outro, projetamos no(a) amado(a) os pais, mas prefiro não entrar nestes detalhes por ora).




                                                                                                                 Por: Cristina S. Souza

Indicações: 

Proposta Indecente
As Pontes de Madison
Amor Sem fim
Meu primeiro amor
Site: http://www.saudadeeadeus.com.br/filmes.htm

Um comentário:

Anônimo disse...

Dor de amor é bem assim mesmo.... há tempos não sei o que é, pois entrei para o time dos solitários, que também passa por suas dores, mas menos amenas que a dos amantes!