quarta-feira, 3 de julho de 2013

Se for para realizar, faz sentido SONHAR!

Sempre fui muito sonhadora. Filha do Herói, pra começar, e este herói realizava todos os meus sonhos e desejos. Então aprendi que sonhar e realizar é possível.


E hoje quero falar de sonhos.

Sonhos, desejos, metas e objetivos podem ser combustível para a vida.

Quando você ver uma pessoa estagnada na vida, sem movimento e desanimada pode verificar que esta pessoa não tem sonhos.

Viver sem sonhos é como viver para morrer. A vida perde o sentido.

Lembro-me de uma vez em que minha mãe adoeceu e no hospital, ela falou:
_ Não posso morrer, preciso ver minha neta crescer, se formar e casar. (minha filha que tinha menos de 1 ano). – Hoje tem 18 anos e a avó muito orgulho dela.

Mas naquele momento em que ela falou que precisava ver a neta crescer, percebi que era aquele sonho que faria com que ela levantasse daquele leito com força pra viver mais anos de sua vida.

Sempre que recebo jovens desanimados com a vida, com a política do país, sem motivação para os estudos, começo a mostrar as possibilidades de uma vida melhor, futuro melhor e de possíveis realizações. Logo estes jovens começam a tomar novos rumos, quem não tinham intenção de estudar vai para faculdade, quem se conformava com um salário mínimo vai a procura de salários e empregos melhores, entre outros sonhos.

Sonhar é tão sério que o mercado investe de forma muito determinada em profissionais formadores e concretizadores de sonhos para os outros. Formulação de Objetivos da Programação Neuro Lingüística, 
Coaching de desenvolvimento, de relacionamentos, profissional, etc. são ferramentas eficientes que contribuem para a realização dos sonhos.

Lembro-me quando adolescente, família de origem simples e humilde e eu falava que seria Psicóloga, teria casa, carro e ia até pra televisão. Minha mãe parecia se divertir com meus sonhos, “Como sonha alto esta menina”. Porém foi ela mesma quem me impulsionava, em seus discursos, falando que é possível, “Querer é poder”, repetia sem sessar nas minhas orelhas.

E não é que é mesmo.
Tem momentos que parece até que a vida é mágica, você pensa e acontece. 

Você não está neste momento? Não acredita? Então vamos fazer alguns exercícios?
1.     Comece a pensar sempre no positivo.
2.     Faça uma lista de seus sonhos, metas e objetivos
3.     Se imagine com estes sonhos já concretizados
4.     Procure caminhos

Ver os sonhos realizados é muito prazeroso, quando você concretiza também concretiza muita alegria, seja que sonho for, pode ser no ser ou no ter, pode ser pequeno ou grande. Realizar traz para a vida um doce sabor de vitória. Uma vitória de auto superação. Traz para a vida um suave perfume, que embriaga. Ou é como uma dose de vinho, que provoca a leveza.

Estas sensações são maravilhosas de sentir e por isso é maravilhoso sonhar. E os sonhos podem ser infinitos, não tem fim, você sempre poderá sonhar, desejar, querer, objetivar e assim sempre, sempre mesmo se manterá com VIDA.


E VIDA é a melhor coisa na vida.




Por: Cristina Souza - Psicóloga

Nenhum comentário: