terça-feira, 30 de julho de 2013

Eu escolho sofrer

Eu escolho sofrer


A partir desta  imagem publicada no Facebook, me coloquei a refletir e a pensar em algumas pessoas que escolhem SOFRER.

Quem quer sofrer?
Claro que ninguém em sã consciência vaia responder: Eu quero.

Mas de forma inconsciente muitos escolhem o sofrimento. 

Por um lado temos muitas pessoas que estão sempre negativas, que parece dar tudo errado na vida.
No Profissional nada acontece, no financeiro deve e mal consegue dar conta do básico, no relacionamento... que relacionamento? Nem se sabe o que é isso.

Por outro lado temos uma infinidade de formas de tratamentos. Infinitas formas de terapias e até tratamentos espirituais.
Muitos locais de cunho religioso oferece diversos tipos de ajuda, gratuita.

E quanto às diversas linhas de psicoterapias e terapias:
-         O mais comum é a psicoterapia, tratamento realizado por um psicólogo(a), que em geral é um trabalho prolongado e na maioria das vezes considerado caro. Porém existem atendimentos gratuitos em postos de saúde, faculdades de Psicologia, algumas entidades religiosas. 
Costuma ter resultados significativos a partir do auto conhecimentos, de conhecimentos de conteúdos inconscientes e consequentemente de mudanças de comportamentos, crenças limitantes, etc. 

-         Terapias Breves: se a psicoterapia é um tratamento demorado, temos uma série de terapias focais que podem ajudar na solução dos problemas, como por exemplo Hipnose, Programação Neurolinguistica, Constelação Familiar, Hipnose, Grupos terapêuticos, grupos operativos, entre outras e inúmeras formas terapêuticas. Também estas podem ser encontradas com investimentos e de formas gratuitas, pois sempre têm profissionais da área da saúde fornecendo serviços como doação.
 
Mas a questão é que, o sofrimento pode causar dependência e até prazer. 
O fato de procurar ajuda necessariamente não significa sair da dor, dos problemas e progredir, evoluir, ser feliz.
Algumas pessoas, mesmo com todas as possibilidades de mudanças à sua frente, escolhem se manter na dor.
Muitas vezes um passo diferente que damos na vida é suficiente para mudar todo o resto e sempre visando mudanças para melhor.
Mas quem gosta, de forma consciente ou inconsciente, da dor e do sofrimento, resiste à ajuda, à mudanças, à melhoras....
Mesmo que pessoas e profissionais estendam a mão e mostre os caminhos, ainda assim, estas pessoas se mantêm no sofrimento.

Respeito e aceitação
Mas, o mais importante é aprendermos a respeitar, porque é escolha, e cada um tem o direito de fazer suas próprias escolhas. E também é importante que os mais próximos, sejam filhos, pais, irmãos, etc. ao respeitar a escolha do outro, deixe-o com sua dor, apenas acolha, mas não sofra junto. 
Até porque o sofrer junto ou pela pessoa pode ser alimento para manter sua dependência pelo sofrimento, um ganho que tem por ser sofrida.
 
Respeitar e aceitar a escolha do outro, mesmo que pareça ser a pior escolha, é um ato de misericórdia.
Pena e dó, tira a força da pessoa vitima destes sentimentos, respeito é o melhor que podemos oferecer, afinal ...


                              Cada um tem o direito de fazer suas escolhas.


Por: Cristina Souza

Nenhum comentário: