quinta-feira, 11 de julho de 2013

O Passado = Trilha Sonora

O Passado

 
Estou aqui ouvindo algumas músicas, de longos tempos, para não dizer antigas, e pensando no passado.
Para ter idéia: Devaneios – Julio Iglesias; Tudo deu em nada – José Augusto; Garoto Maroto – Alcione; Dio come te amo – Gigliola Cinquete, e assim vai.

Cada música traz uma lembrança. Cada música é como uma retomada de um pedaço da história, e esta retomada vem com uma carga de emoções forte, que parece até que está sendo vivida agora.

Cada música lembra uma pessoa ou um momento e podemos perceber o quanto já vivemos, quantas coisas já se passaram, e quantas desejamos e não aconteceram.

Dizem que não devemos viver de passado, concordo plenamente, mas não dá pra esquece-lo, porque o passado faz parte da nossa história, o passado é a nossa história.

Lembrar desta história e com sentimentos e sensações lá experimentadas, é uma boa opção, fazer isso às vezes, pode sim ser saudável.

Mas pode não ser muito fácil, porque junto com estas lembranças, ancoradas à trilha sonora que fez parte desta vida pode suscitar sentimentos bons e ruins. Uma sessão nostalgia.

               
Lembrar da infância, das pessoas que fizeram parte desta infância, das brincadeiras, as roupas e os presentes. Lembrar das festas: aniversários, natais, viagens, etc. pode causar alegrias e saudades.


Lembrar da adolescência, dos conflitos, dos medos, das raivas, e o que dizer dos amigos? Os amores, Ah! Os amores, estes são os mais lembrados com a trilha sonora. Quantas lágrimas derramadas, quantos sonhos, desejos realizados ou não.

E as saudades, como a música nos faz lembrar de pessoas e momentos que causam muitas saudades, este pode ser o momento mais difícil da sessão nostalgia. As saudades, porque saudade dói, seja saudade de algo que foi bom ou saudade de alguém que se foi, ou de uma época que não volta mais.

Ao olhar o passado, com alegria, com dor ou com saudades, podemos perceber o quanto crescemos, mudamos, evoluímos;  muitas conquistas e  realizações.

Já parou para observar?
Muitas vezes não. Nem percebemos que muito dos nossos sonhos já se realizaram. Olhar para traz e com uma trilha sonora pode ser bom, apesar das dores e angustias que causam, porque também serve para observar nossas evoluções.

Uma boa opção para se conscientizar das vitórias da vida é:  ouvindo a trilha sonora de sua vida, vai fazendo uma lista de tudo que já conquistou, que já realizou e já fez, enfim.
Desde pequenos desejos e sonhos, até as mais grandes conquistas, você vai se surpreender com o que já fez na vida, seja no ser ou no ter.

Aproveita para fazer uma lista de novos objetivos, e que no futuro, tenha uma excelente trilha sonora.


Por: Cristina Souza - Psicóloga

Nenhum comentário: